Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2009 - 10:02

Intel prevê que crescimento do mercado de PCs volta ao patamar de dois dígitos em 2010

Classe C alavancará a venda de desktops no próximo ano, e venda de notebooks e netbooks ultrapassará mais de 50% do volume de vendas de PCs em 2010. Equipamentos com múltiplas funções e tecnologia embarcada estarão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos consumidores e mobilidade continuará a puxar a curva de crescimento no mercado.

São Paulo– O mercado brasileiro de PCs deve registrar forte crescimento no setor de computação pessoal em 2010, de acordo com análise da Intel. A empresa prevê um incremento em vendas na ordem de dois dígitos para o próximo ano, contrariando pesquisas de analistas de TI.

A grande tendência para o próximo ano continua sendo a mobilidade, com os notebooks e netbooks impulsionando as vendas. Enquanto em 2009 os notebooks representaram 41% do total de vendas, segundo a IDC, a Intel acredita que para 2010, as vendas conjuntas de notebooks e netbooks ultrapassarão a metade do total de vendas no ano.

Apesar do grande percentual focado em mobilidade, os desktops também terão grande destaque no varejo, tendo na classe C o seu principal mercado consumidor. Entre os principais fatores apontados para essa demanda estão a baixa penetração de computadores nessa camada da população e a preferência por um equipamento que possa ser utilizado por toda a família.

“Apenas 25% das famílias da classe C possuem computadores. Se levarmos em consideração que essa fatia do mercado concentra 23 milhões de lares, acreditamos que exista um enorme potencial de crescimento. Além disso, esse segmento dá a preferência ao desktop, por já ser mais conhecido pelo consumidor e poder ser compartilhado por todos”, analisou Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel do Brasil.

A Intel confirma também a sua previsão de que o Brasil será o terceiro maior mercado de PCs do mundo em 2010, ultrapassando Japão e Alemanha e ficando atrás de Estados Unidos e China. O país ocupa a 5ª posição no ranking atualmente.

A previsão da Intel para o próximo ano acompanha a curva de crescimento nas vendas registrada em 2009, que não foi prejudicada pela crise financeira mundial, segundo avaliação da companhia. “Observamos que apesar de algumas empresas terem freado seus investimentos no primeiro semestre deste ano, o consumidor final não desistiu dos planos de atualizar seu equipamento ou adquirir o primeiro computador”, afirmou Tietê.

Segundo Cássio Tietê, mesmo o segmento empresarial retomou seus planos de investimento em TI no segundo semestre de 2009. Uma pesquisa desenvolvida pela Intel com 250 grandes corporações em todo o mundo, incluindo Brasil, mostrou que o setor varejista foi o primeiro a se recuperar da crise, seguido das áreas de finanças, telecomunicações e governo.

“As empresas perceberam que precisam continuar a investir para sair mais fortes da crise e que o momento é de fazer escolhas inteligentes, que ofereçam maior performance com menor consumo de energia”, reforçou Tietê.

Para o consumidor final, a queda de preço dos computadores e promoções praticadas por hipermercados foram alguns dos atrativos que impulsionaram as vendas em 2009. De acordo com a Intel, os notebooks e netbooks representarão 34% do mercado e os desktops 66%.

Convergência – Produtos convergentes com múltiplas funções estarão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos consumidores. Dispositivos de consumo baseados na tecnologia Intel oferecerão novos serviços interativos de informação e entretenimento para as TVs. O processador também estará embarcado em carros, oferecendo opções de info-entretenimento, congregando serviços de informações como GPS, dados sobre segurança do carro e entretenimento.

A campanha Apaixonados pelo Futuro - No Brasil, a campanha “Apaixonados pelo Futuro” reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para recebê-la e aproveitá-la. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a companhia tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Perfil: A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas vivem e trabalham.| Twitter: www.twitter.com/intelbrasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira