Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2009 - 10:19

Rosa Rosarum sedia entrega da Comenda Grã Cruz de Ouro da Saúde

Promovido pelo SINDHOSP, evento homenageia o médico Juljan Czapski e o Hospital de Câncer de Barretos.

O médico Juljan Czapski e o Hospital de Câncer de Barretos serão agraciados nesta sexta-feira, 4, com a Comenda Grã Cruz de Ouro da Saúde, oferecida pelo SINDHOSP – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo. A homenagem acontece no Espaço Rosa Rosarum, na Capital, e inclui coquetel e jantar com menu do renomado chef Christophe Besse.

Criada pelo SINDHOSP em 1995, a Comenda Grã Cruz de Ouro da Saúde é um reconhecimento do trabalho de personalidades e instituições que contribuem com a área da saúde no Estado.

O evento desta sexta-feira marcará também o lançamento da edição 2010 do Anuário SINDHOSP, que traz o tema "Saúde: Um Desafio Mundial - A Assistência Centrada no Paciente" e apresenta experiências bem sucedidas na área da saúde em nível mundial.

Perfil da Juljan Czapski - De origem polonesa, Juljan Czapski se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1954, cursou doutorado, especialização em Administração Hospitalar e pós-graduação em Saúde Pública. Czapski desenvolveu o conceito de planos de saúde e medicina de grupo no Brasil e implantou a ideia na sua própria empresa, a Policlínica Central. Dessa iniciativa surgiu a primeira franquia de planos de saúde no país: a Policlínica Central de Porto Alegre. Foi um dos fundadores da Abramge – Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo e presidiu a entidade por dez anos. Na Conferência de Alma-Ata, em 1978, Juljan Czapski foi o único representante brasileiro e estabeleceu o conceito de saúde válido até hoje. Foi vice-presidente e diretor da Federação Internacional de Hospitais (IHF); secretário geral da FENEASS; é membro do Royal Society of Medicine, em Londres; membro dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde de São Paulo; diretor do SINDHOSP e da FEHOESP; e presidente do Instituto de Planejamento Estratégico em Saúde (IPES).

Além da sua incansável atuação na área da saúde, Juljan Czapski foi fundador e diretor do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, por influência da esposa, que é artista plástica. Também sempre se preocupou com o meio ambiente, tanto que é vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itu, no Interior de São Paulo, e preside a Associação Ituana de Proteção Ambiental desde 1986.

Perfil: O Hospital de Câncer de Barretos tem, como mantenedora, a Fundação Pio XII, que foi instituída em novembro de 1967. Hoje, é o quarto serviço do mundo em excelência técnica oncológica e registra, diariamente, 2,8 mil atendimentos de pacientes vindos de todo o Brasil, 99% pelo SUS. A instituição dispõe de 13 alojamentos com capacidade para 650 pessoas, sendo dois infantis. São 160 médicos, que trabalham em regime integral, 1.600 funcionários e 600 voluntários. Em 2008 foram 456.232 atendimentos para 84.305 pacientes de 1.238 municípios dos 27 estados do país.

O Ministério da Saúde elegeu, em 2000, o Hospital de Câncer de Barretos como o melhor hospital do SUS do país e, em 2007, a instituição foi certificada em proficiência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

. [ Entrega da Comenda Grã Cruz de Ouro da Saúde (pelo SINDHOSP), dia 4 de dezembro, sexta-feira, a partir das 19h, no Espaço Rosa Rosarum – rua Francisco Leitão, 416, Pinheiros – SP].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira