Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2009 - 10:43

A magia da Pixar


Como Steve Jobs e John Lassater fundaram a maior fábrica de sonhos de todos os tempos.

Lançado no Brasil pela Campus-Elsevier, A magia da Pixar analisa em detalhes a empresa responsável pela revolução nos filmes de animação em todo o mundo. O livro conta a história fascinante da imensa riqueza criativa, tecnológica e empresarial por trás do sucesso da Pixar - estúdio cinematográfico mais inovador de todos os tempos, que mexeu com a estrutura do cinema definitivamente -, colocando na perspectiva dos negócios (e também da importância do processo criativo) o que foi necessário para alcançar o sucesso.

O autor David A. Price vai aos bastidores dos primeiros anos sem lucros, mergulha nos feudos corporativos da empresa e explora o relacionamento inconstante entre a Walt Disney Company e a Pixar, quando esta deixou de ser uma simples empresa satélite da Disney e passou a representar um organismo bilionário, com vida própria!

O estúdio iniciou sua trajetória não como Pixar Animation Studios, mas como Pixar, Inc., empresa de hardware - umas das centenas espalhadas pela paisagem da Baía de São Francisco. Um minúsculo grupo de animação, formado por Lasseter e alguns rapazes da área técnica, criava curtas promocionais que não geravam qualquer receita. Mais de uma vez, o grupo beirou à falência. Contudo, não demorou muito tempo para abandonar definitivamente o papel de pedinte. Uma sequência de decisões acertadas, aliadas à criatividade e ao talento para transformar sonhos em realidade, trouxeram ao mercado lançamentos destinados ao sucesso como “Toy Story” (1995), seguido por “Vida de Inseto”, “Toy Story 2”, “Monstros S.A”, “Procurando Nemo” e “Os incríveis”, que transformaram o “patinho feio” no maior estúdio de animação do mundo.

Com base em entrevistas realizadas com dezenas de especialistas, David examina os anos pioneiros, quando a animação feita em computadores era considerada a “alternativa lunática” do meio, e a Pixar enfrentou diversas decepções e perdas financeiras até chegar ao estrondoso sucesso de Toy Story. E, depois da virada, o “toque de ‘Midas” da dupla Steve Jobs e John Lassater , responsáveis pelo que a empresa é hoje: um gigante da indústria do entretenimento, com estúdio próprio, escritores, diretores e animadores realizando filmes incrivelmente populares e considerados referências do mais alto nível.

O autor mostra como e porque a história da Pixar prova que pequeninas coisas, quando bem-feitas, podem gerar grandes resultados com lucros acima do imaginado “Foi uma tríplice espiral de esforços artísticos, tecnológicos e empresariais, e um estudo na natureza tremendamente incerta e contingente do sucesso artístico, tecnológico e empresarial. Essa história ilustra como o prestígio profissional e o status social se entrelaçam e como uma pequena empresa pode agigantar seu poder ao se fixar como força econômica”, afirma.

David Price é o autor de Love and hate in Jamestown, indicado como o “livro notável do ano” na seção Book Review do New York Times, e escreve para o Wall Street Journal, The Washington Post, USA Today, Investor's Business Daily e Forbes. Ele cresceu em Richmond, Virginia, e estudou na Cambridge University, na College of William and Mary, e na Harvard Law School.

. [Editora Campus- Elsevier | Categoria: Profissional Negócios-Estratégia | Formato: 16x23 cm | 304 Páginas | Preço: R$ 69,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira