Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2009 - 10:56

Jogos Sul-americanos de Praia


Brasil apresenta novos talentos da “Fábrica Brasileira de Vôlei de Praia, e duplas brasileiras são capitaneadas por dois craques fora das quadras, Letícia Pessoa e Marcelo Gonçalves, o Alemão.

O Brasil inicia, no dia 3 de dezembro (quinta-feira), a participação no torneio de vôlei de praia dos I Jogos Sul-americanos de Praia, em Montevidéu, no Uruguai. Dispostos a conquistar seu espaço dentro de uma modalidade que não para de revelar talentos para o esporte nacional, as quatro jovens duplas que representam o Brasil na competição, duas no masculino e duas no feminino, entram na Arena da Praia de Pocitos a partir das 10h15. O Congresso Técnico da modalidade, realizado na noite desta quarta-feira, definirá a ordem dos confrontos. Os Jogos Sul-Americanos de Praia acontecem de 3 a 13 de dezembro, em Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai. O Brasil será representado por 91 atletas em nove modalidades.

Uma das responsáveis pela excelência do vôlei de praia no Brasil, Letícia Pessoa, por muitos anos esteve no comando técnico da dupla formada por Adriana Behar e Shelda, uma das mais vitoriosas da história deste esporte. Seu último trabalho foi com Alison e Harley. Agora, Letícia empresta sua experiência às jovens duplas que fazem parte da delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos de Praia. A competição no Uruguai é enxergada por ela como um estágio para os mais novos se ambientarem ao profissionalismo e organização que cercam este tipo de evento. “Além do aspecto esportivo, vejo com bons olhos a integração destes atletas a uma delegação formada por outras modalidades, com regras de horário, uso de uniforme, credencial, disciplina, enfim, tudo que envolve a organização de uma competição internacional de grande porte. Esta é uma oportunidade importante para terem contato com a rotina e a filosofia do Comitê Olímpico Brasileiro, para que adquiram experiência e possam estar preparados para futuros eventos como Jogos Pan-americanos e Olímpicos”, explicou Letícia.

O Brasil será representado por Álvaro Filho e Victor Felipe e Jô e Magalhães no masculino, além de Lili e Elize e Bárbara e Fabi no feminino. A média de idade dos oito atletas é de 20 anos. A chefe de equipe Letícia aponta estes atletas como representantes de uma bem sucedida renovação da modalidade. “Estou trabalhando intensamente e com muito interesse nas gerações novas. O Brasil é um celeiro de craques e queremos entrar para ganhar aqui no Uruguai. Será um evento que trará uma boa bagagem para os atletas e será uma boa oportunidade de avaliarmos quais tem condições de representar a tradição brasileira em futuros eventos. Estes atletas têm carreiras curtas, mas de muito destaque nas categorias de base e eventos internacionais. Todos que estão aqui merecem e tem potencial para brilhar”, observa Letícia.

Os Jogos Sul-americanos de Praia - Com competições em Montevidéu e Punta del Este, os Jogos Sul-americanos de Praia terão a disputa de nove modalidades: Handebol de praia, futebol de praia, rúgbi e vôlei de praia serão disputados em Montevidéu, enquanto esqui aquático, maratona aquática, surfe, triatlo e vela serão em Punta del Este. O fitness será disputado como modalidade-exibição nas duas sedes. O Comitê Olímpico Brasileiro enviará 91 atletas para representar o Brasil em todas as modalidades do evento, promovido pela Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR). A delegação brasileira será composta por 132 pessoas. Em Montevidéu, todas as competições serão disputadas em uma arena especialmente construída para o evento, com capacidade para 2.700 pessoas, na praia de Pocitos. As provas de Punta del Este serão realizadas nas praias de Montoya, Maldonado e Mansa.

A primeira edição dos Jogos Sul-americanos de Praia exigiu um planejamento especial por parte do COB, já que algumas modalidades são adaptadas para a praia e outras, como o surfe, não fazem parte do trabalho diário da entidade. Já para outras modalidades como o triatlo, o vôlei de praia e a maratona aquática, a competição faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em março de 2010, o Brasil participará dos Jogos Sul-americanos, em Medelín, e em 2011 dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira