Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2009 - 11:21

Jardim para o verão, de Benedito Abbud


O arquiteto paisagista Benedito Abbud ensina como criar ambientes agradáveis para curtir o calor em meio à natureza.

A aproximação do verão e as altas temperaturas atraem as pessoas para os ambientes ao ar livre, principalmente se for no litoral e perto da natureza - o que ajuda a amenizar o calor intenso. É chegada a hora de preparar o jardim para a temporada quente que vem por aí.

Quem dá as dicas é o arquiteto paisagista Benedito Abbud.

“Nessa época do ano, os jardins ganham mais usos e maior importância. No verão, as pessoas mudam suas rotinas por conta das férias, mas quem não pode abandonar de vez o escritório tem a opção de mudar de ambiente e trabalhar no jardim, utilizando o celular e a tecnologia Wi-Fi. É ali que se pode praticar o ócio criativo, por ser um ambiente muito mais calmo e agradável”, explica.

Lounges externos sob pergolados, bangalôs com cortinas, gazebos, futons à sombra de palmeiras. Segundo Abbud, os mais diversos ambientes podem ser criados para curtir o verão junto à natureza, ouvindo o canto dos pássaros, o farfalhar das folhas com o vento e o barulhinho gostoso da água do mar, da fonte ou da cascata.

Cuide bem do seu jardim - Para não errar na escolha da vegetação, as palmeiras são sempre interessantes para casas de praia: dão verticalidade no ambiente, não desprendem folhas com freqüência e as folhas secas, que ainda estão na copa, são facilmente visíveis e removíveis.

Entre as palmeiras estão aquelas de tronco único (jerivás, cariota urens e coqueiros), que permitem sombra e transparência sob a copa, quando plantadas em grupo. Existem também as multicaules (arecas e cariota mittis), indicadas para formar barreiras e tapar aquela paisagem feia, como de muros. Há ainda as palmeiras arbustivas (raphis e chamaedoreas), que se adaptam bem às sombras e são ótimas para criação de “biombos”, cobrir muros baixos e até para formação de maciços pouco elevados, que liberam a visual superior da paisagem.

Arbustos de folhas grandes também são indicados e mesmo os floríferos, dando cor e vida ao ambiente. Recomendam-se, acima de tudo, plantas tropicais, como helicônia, alpínia e ixoras.

Do ponto de vista paisagístico, mais do que os tipos de plantas utilizadas, o grande destaque de um jardim são os artifícios utilizados para provocar a sensação de beleza do local. “Deve-se ter em mente que a surpresa é um dos elementos mais importantes para transmitir a sensação de beleza, durante as caminhadas pelo jardim. A dica é mesclar espaços estreitos, sombreados e menos iluminados com ambientes amplos e claros, causando diferentes tipos de sensações”, ressalta Abbud.

Na hora da manutenção, é preciso se atentar às regas do jardim. O ideal é que haja, pelo menos, um acompanhamento mensal e irrigação automática, que já apresenta tecnologia e custos acessíveis.

Perfil de Benedito Abbud- Com 39 anos de profissão, Benedito Abbud é formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na qual foi professor na disciplina de paisagismo de 1980 a 1985. Ministrou aulas, também, na Faculdade de Arquitetura da PUC – Campinas de 1977 a 1981. É pós-graduado e mestre pela FAU-USP. Em 1981 fundou sua própria empresa, que hoje conta com aproximadamente 5200 projetos paisagísticos desenvolvidos em todo Brasil e em outros países como Argentina, Uruguai e Angola. Abbud foi presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) durante os biênios de 1987-1988 e 1999-2000. Benedito Abbud assina projetos paisagísticos de condomínios verticais e horizontais, residências unifamiliares, empreendimentos corporativos e comerciais, hotéis e flats (urbanos e resorts), loteamentos (residenciais e industriais), habitações compactas, shoppings centers, parques e áreas especiais. [ Benedito Abbud Arquitetura Paisagística, fica na Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 106 – SP | Telefone/fax: (11) 3845-6977 | Site: www.beneditoabbud.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira