Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 10:16

Costa da Mata Atlântica se prepara para o pré-sal

Investimentos prometem alavancar a região como destino turístico e de negócios.

Nos últimos meses muito tem se falado sobre o impacto sócio-econômico gerados pela exploração de petróleo na camada pré-sal na bacia de Santos. Principal foco desse desenvolvimento, a região da Costa da Mata Atlântica - que abrange as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente -, já está preparando o terreno para a expansão de projetos que atendam às necessidades da atividade, como aeroportos, estaleiros e áreas de apoio ao porto.

A maioria das nove cidades que compõem a região tem o turismo como sua principal atividade, mas devem ter o perfil da sua economia radicalmente alterado em poucos anos com o setor de petróleo e gás assumindo o primeiro lugar como fonte de receitas. As prefeituras ainda não arriscam projeções sobre o crescimento na arrecadação, mas o projeto de investimento da Petrobras na Bacia de Santos prevê a aplicação de US$ 18,6 bilhões nos campos do pré-sal até 2013.

Nesse projeto, Santos receberá a sede da unidade de negócio da Petrobras; Guarujá já investe em um aeroporto e quer instalar uma base de suprimento a plataformas. Cubatão pretende receber um estaleiro, assim como Bertioga e Peruíbe. Praia Grande está empenhada em viabilizar a construção de um aeroporto e de um condomínio industrial. São Vicente e Mongaguá também se organizam para destinar áreas a indústrias. Itanhaém quer investir em melhorias em seu aeroporto e abrigar um retroporto, área de atividades de apoio ao porto. Além disso, várias instituições de ensino locais têm inserido cursos na área de petróleo e gás, buscando atender uma demanda de qualificação profissional gerada pela expectativa de oportunidade de emprego futuro. Conforme levantamento feito pela Petrobrás, o número de empregos diretos pode chegar a 15 mil com os indiretos até 25 mil.

Essa demanda fez com que a Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, tivesse um crescimento demográfico vertiginoso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região ganhou 64.655 novos moradores em apenas dois anos. O índice anual médio de crescimento das nove cidades entre 2007 e 2009 foi de 1,6%, mais que o triplo do registrado, por exemplo, na capital paulista (0,43%). No acumulado do 1º semestre deste ano, o crescimento do Indicador de Movimentação Econômica Regional (IME-R), indicador que estima a variação do Produto Interno Bruto (PIB), para região foi de 1,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O mercado turístico - Com o “boom” de investimentos da iniciativa privada, setores como o da hotelaria e de eventos de negócios também têm sentido grande impacto. Segundo a presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB), Lúcia Maria Teixeira Furlani, a região da Costa da mata Atlântica deve receber mais 1,3 mil leitos nos próximos dois anos. “O interesse dos empresários em construir novos empreendimentos na região é resultado do desenvolvimento do turismo de negócios”. Em 2008, as nove cidades que compõem a Costa receberam, pelo menos, 71 eventos que movimentaram quase 100 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é ampliar esse volume em 10%. "Já temos sentido uma movimentação significativa na realização de eventos ligados ao setor de petróleo e gás. Desde 2007 recebemos o Santos Offshore, e, só neste ano, mais de 15 mil pessoas passaram pela região”.

De olho nessa expansão, o Bureau vem a cada dia capacitando os profissionais do turismo – a partir de pesquisas - para bem receber viajantes e investindo fortemente na divulgação e promoção do destino no Brasil e Exterior. Para o gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi, os novos investidores para o setor hoteleiro que chegam à região se atêm a esse novo ambiente de negócios que se forma na região, envolvendo o mercado de exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos. “Com isso, conseguimos mostrar o potencial existente para o turismo de negócios e também o de lazer, movimentando ainda mais a região na baixa temporada”, finaliza.

A Costa da Mata Atlântico - Resultado de uma parceria do Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Sebrae-SP / Escritório Regional Baixada Santista, o Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica foi criado com o propósito de divulgar ao mundo as belezas e qualidades das nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) e fomentar o turismo na região. O Circuito oferece atrativos turísticos que fazem parte do destino integrando os roteiros que têm foco nos segmentos histórico e cultural, ecológico e rural, científico e ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira