Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 10:29

Existe uma receita para a felicidade?

Muitos cientistas pelo mundo se dedicam aos estudos em busca de uma explicação final para a felicidade, mas ainda não existe um conceito neurológico que a defina. “Mesmo a ciência continua falando, atualmente, sobre felicidade em termos subjetivos como a maneira que o indivíduo organiza suas relações sociais, familiares, o sentido que encontra na própria vida, como é seu apego ao passado ou futuro, e como cultiva emoções positivas como gratidão, bondade, criatividade”, destaca a terapeuta floral e escritora Luciane Gerodetti, formada em Psicologia e especialista em tratamento de traumas e em “Soul Coaching”, responsável pelas Essências Florais Brasil - Chapada Diamantina e fundadora do Instituto Florais Brasil.

Acostumada a lidar com diferentes perfis de pessoas e problemas psicológicos, Luciane observa que as pessoas não são educadas para serem felizes e isso tem se perpetuado de geração para geração. “Desde a infância, as mensagens que são passadas contam estórias de medo, de falta, de escassez, de dura realidade, e isso se transforma em codificações neurais pessimistas e depressivas”, completa.

Uma pessoa que pratica estar feliz não é alguém que só se preocupa com a vida daqui a 10 anos, mas vive o aqui e o agora. “Receita ou fórmula mágica de felicidade não existem. A felicidade é resultado de uma escolha pessoal em lidar com a vida, optando por fazê-lo de maneira positiva, nutritiva, grata e amorosa. Isso não quer dizer negar ou reprimir emoções negativas como raiva, medo e culpa. Devemos permitir que os sentimentos negativos venham e, depois, liberá-los, utilizando-os como emoções catalisadoras para mudanças positivas”.

Uma dica que Luciane dá para quem deseja a felicidade é: “Seja grato”. As pessoas devem olhar ao redor e agradecer o que tem, ainda que, no momento, seja muito distante do que gostaria. “Treinar o olhar para reconhecer as bênçãos que se tem na vida é um grande exercício. A casa, o corpo, as funções vitais, o telefonema de um amigo, um sorriso. Praticar gratidão é capaz de gerar milagres”, destaca Luciane.

“Quando alguém diz que não sabe para que lado seguir em busca da felicidade, geralmente a resposta que dou é ´para dentro´, é importante investir em autoconhecimento”, completa a terapeuta. A felicidade é um bem interior ao ser humano e buscá-la fora é sempre uma perda de tempo. “Quem encontra esse ponto dentro de si acaba por gerar espontaneamente na vida experiências e relacionamentos felizes”, finaliza. [ www.essenciasfloraisbrasil.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira