Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 10:32

Brasil lança campanha “MUITO OBRIGADO” da Unitaid e pede que mais países apoiem a iniciativa

Programa inovador fornece tratamentos para Aids, tuberculose e malária a 93 países em desenvolvimento.

Pioneiro no acesso a medicamentos, idealizador e fundador da UNITAID – agência internacional de compra de medicamentos para países em desenvolvimento –, o Brasil lança oficialmente hoje, em Brasília, a campanha global “MUITO OBRIGADO”. O evento terá a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nogueira e do secretário-executivo da UNITAID, o médico sanitarista brasileiro Jorge Bermudez.

A UNITAID foi criada para reforçar os esforços globais de tratamento da Aids, da tuberculose e da malária, com o foco em áreas negligenciadas como medicamentos pediátricos e novas drogas para combate a formas mais resistentes dessas doenças. Em três anos, a UNITAID investiu US$ 1 bilhão no aumento do acesso a tratamentos e afetou de forma significativa o mercado farmacêutico dos países em desenvolvimento, promovendo a competição e a redução dos preços de produtos que salvam vidas. A maior parte destes recursos é arrecadada por meio de contribuições solidárias cobradas na emissão de bilhetes aéreos em doze países ricos e pobres. Este montante tem proporcionado: . Mais de 11 milhões de tratamentos de HIV/Aids | . Fomento à oferta de 11 fórmulas para tratamento pediátrico e uma redução de custo de 66% para US$ 66 por criança por ano | . 20 milhões de mosquiteiros para a prevenção da malária em oito países africanos | . Prequalificação de 10 novos tratamentos contra a tuberculose e batalha pela redução de preços em até 25% | . Financiamento de 25% dos tratamentos de crianças com tuberculose no mundo | . Testes de última geração contra tuberculose resistente em 16 países da Ásia e da África, onde a doença é endêmica.

A UNITAID não se propõe a substituir outras organizações, mas trabalha com elas para reduzir a burocracia e unir forças em alvos específicos de saúde pública. Entre os parceiros da agência estão a OMS, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) e a Fundação William J. Clinton, do ex-presidente americano Bill Clinton.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira