Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 10:34

ONG Brasil reúne 500 expositores entre ONGs, institutos e fundações ligadas ao governo e à iniciativa privada

Inédito o encontro acontece em São paulo.

A ONG Brasil é um evento inédito no País que reunirá no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de dezembro, mais de 500 expositores entre ONGs, institutos e fundações ligadas ao governo e à iniciativa privada. A ONG Brasil é uma realização da UBM Brasil, subsidiária brasileira da United Business Media, empresa líder global em mídias de negócios, e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Participação e Parceria. Além dos expositores, oferecerá mi-cursos e mesas-redondas com especialistas e com profissionais que vivem o cotidiano de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Sou da Paz, Instituto Dorina Nowil, Fundação Gol de Letra, Fundação Aprendiz, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Nossa São Paulo, Fundação Itaú Social, Universidade da Água, Faculdade de Ciências Médica da Santa Casa de São Paulo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Escola de Enfermagem da USP, Revista Raça Brasil e Hospital Pérola Biyngton.

A importância das ONGs - As ONGs têm papel relevante no desenvolvimento da sociedade. Em 2000, movimentavam perto de 2 trilhões de dólares, valor que é somente superado pelo PIB dos EUA, Japão e Alemanha. Essa atividade já ocupa 4,9 % dos postos de trabalhadores. Em números absolutos, o setor envolve quase 20 milhões de funcionários remunerados e cerca de 15 milhões de voluntários espalhados pelo mundo. Estas organizações agem como transformadores sociais, lutando para melhores condições e defesas do direito da sociedade buscando soluções sustentáveis para os problemas como serviços em saúde , educação e ambiente.

Dia Internacional do Voluntário

No sábado, dia 5 (Dia Internacional do Voluntário), a partir das 9 horas, no auditório principal, acontecerá a apresentação de banco de voluntariado das ONGs participantes e depoimentos de voluntários, com participação de Silvia Maria Louzâ Naccachi, do Centro de Voluntariado de São Paulo.

A ONG Brasil é uma oportunidade para se expandir o conceito de trabalho voluntário no País. A falta de informações sobre entidades que abrem as portas para esse tipo de atividade, no entanto, evita que muitos, principalmente os mais jovens, tenham acesso a oportunidades no chamado terceiro setor. Isso reflete nos números. Uma pesquisa feita pela CPM Market Research em 2006 já mostrava que 54% dos jovens brasileiros queriam ser voluntários, mas não sabia por onde começar. Enquanto nos EUA, 62% da população faziam trabalho voluntário, no Brasil representavam apenas 7%, segundo os dados desse estudo.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o Brasil contava em 2005 com mais de 19.7 milhões de voluntários, sendo 53% homens e 47%, mulheres. Dados da pesquisa Ipsos Marplan, feita em nove centros urbanos com 50.520 pessoas durante 2004, apontaram que os voluntários brasileiros apresentavam alto índice de escolaridade: 23% eram pós-graduados e 20% já tinham completado o ensino superior. Esta proporção é bastante superior aos demais níveis de escolaridade: 3% dos voluntários são analfabetos e 9% têm ensino fundamental completo. Ainda de acordo com a pesquisa, dos voluntários brasileiros, 47% são homens e 53% são mulheres.

Evento tem moeda especial em circulação - Um dos destaques do evento é a Feira de Valores e Saberes Social, que acontece no sábado, dia 5, das 13h às 16 horas. A iniciativa contará com o BVSS - Banco de Valores e Saberes Sociais, onde os participantes poderão comprar, com uma moeda fictícia, cursos, oficinas, projetos ou produtos como vagas, atendimento especializado ou artesanato produzido pelas instituições. A moeda oficial será o Motirõ, palavra do Tupi Guarani que significa ideia construída em conjunto, que deu origem à palavra mutirão. As entidades participantes receberão um talão de cheques com dez folhas de 10 motirõs cada uma, totalizando 100 motirõs.

ISO 26000 - A ONG Brasil é uma ótima oportunidade para se discutir as novas diretrizes de responsabilidade social para as empresas. Prevista para o segundo semestre de 2010, a publicação da ISO 26000 (norma que orientará empresas de todo o mundo por meio de diretrizes sobre Responsabilidade Social) já está na pauta do planejamento estratégico de corporações nacionais e internacionais. Alguns aspectos tais como o reconhecimento por parte da comunidade em que está inserida, o envolvimento e comprometimento dos colaboradores e a vinculação da imagem a um evento ou produto socialmente responsável passam a ser de suma importância para que as empresas se mantenham competitivas no mercado.

Presença do ex-jogador Raí, presidente da Fundação Gol de Letra - A programação oficial começa quinta-feira, dia 3, no auditório principal, às 9 horas, com o intercâmbio de ONGs nacionais, internacionais e empresas. Paralelamente, na sala Responsabilidade Social, haverá o evento “Roda-Vida: formas práticas de ser sustentável”. Com moderação do secretário de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Montoro, será proferida às 10 horas, no auditório principal, a palestra “O Terceiro Setor e os mecanismos de financiamento das políticas públicas”, que contará com a participação do ex-jogador Raí de Oliveira, presidente da Fundação Gol de Letra e Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. A abertura oficial do evento acontecerá às 12 horas, com a presença de autoridades e empresas participantes.

Fórum vai reunir empresários e ONGs I - A ONG Brasil reserva uma programação especial de palestras e debates para reunir empresários interessados em investir no terceiro setor e em aperfeiçoar conceitos de responsabilidade social em suas corporações. Na quinta e sexta, sempre às 9 horas, haverá no auditório principal um intercâmbio com ONGs internacionais, precedida depois de fóruns e seminários: o Fórum de Parcerias Intersetoriais e o Seminário de Gestão Socialmente Responsável. No dia 5, a partir das 9 horas, no mesmo local, acontecerá a apresentação de banco de voluntariado das ONGs participantes e depoimentos de voluntários, com participação de Silvia Maria Louzâ Naccachi, do Centro de Voluntariado de São Paulo.

Fórum vai reunir empresários e ONGs II (Parcerias Intersetoriais) - O Fórum de Parcerias Intersetoriais terá a seguinte programação sempre no auditório principal: com moderação do secretário de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Montoro, será proferida quinta, dia 3, às 10 horas, no auditório principal, a palestra “O Terceiro Setor e os mecanismos de financiamento das políticas públicas”, que contará com a participação do ex-jogador Raí de Oliveira, presidente da Fundação Gol de Letra e Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon; na sexta, dia 4, às 10 horas, Ricardo Montoro faz a mediação do debate “Construção de Parcerias Intersetoriais”, com presença do professor Luiz Antonio Merege, criador do Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas, Gilberto Dimenstein, jornalista e presidente da Fundação Aprendiz, Glorinha Baumgart, presidente do Instituto Center Norte, e Reinaldo Pamponet, da Eletrocoopere; No sábado, dia 5, às 11 horas, haverá o debate “A inclusão do jovem e da família nos serviços sociais”, com presença de José Paulo de Freitas, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional da Net, e Dóris Souza, do Projeto Arrastão. A mediação também será de Ricardo Montoro.

Fórum vai reunir empresários e ONGs II (Gestão social) - Na Sala Responsabilidade Social, com coordenação da Revista Filantropia, acontecerá o Seminário de Gestão Socialmente Responsável. No dia 3, às 13h30, haverá a palestra “Implementação de um Projeto de Responsabilidade Social”, com Lívio Giosa, vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), diretor do Instituto ADVB de Responsabilidade Social e coordenador geral do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); às 14h30, Márcia Woods, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), fará sobre “Marketing relacionado a causas”; às 16h30, o diretor-fundador da ONG Canto Cidadão e sócio-diretor da Comunidea abordará o tema “Como implantar um programa de voluntariado empresarial”; e às 17h30, o professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB e do Senac e diretor da consultoria Criando Atividades Alternativas, Danilo Tiisel, falará sobre “Incentivos fiscais – como doar”. No dia 4, às 13h30, o tema da palestra será “Patrocínio, doações e o papel das empresas”, com Marcelo Estraviz, presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); às 14h30, Marcelo Linguitte, engenheiro civil pós-graduado em Ética e Responsabilidade Social que atuou no Instituto Ethos, abordará “Sustentantabilidade Empresarial – lideranças integrais”; às 16h30, o fundador e dirigente da Ecopress, a primeira agência brasileira de notícias ambientais, Aron Belinky, falará sobre “ISSO e normatizações”; às 17h30, o tema “Monitoramento de Indicadores e Avaliação de Impacto de Projetos Sociais” será abordado por Ana Carolina Zanoti, que atua há 23 anos na área social, com especialidade em desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos, capacitação socioeducacional, arquitetura institucional e planejamento estratégico.

ONG Brasil – Feira e Congresso Internacional para ONGs Brasileiras, até 05 de Dezembro de 2009, até sexta-feira, das 9h às 20h e sábado, das 10h às 20h, na Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme/SP. Informações: [email protected] ou (11) 4689-1935. | Site: www.ongbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira