Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 10:51

Setor de nãotecidos e tecidos técnicos fechará 2009 com crescimento entre 6% e 8%

O setor de nãotecidos e tecidos técnicos deverá fechar 2009 com crescimento entre 6% e 8% em vendas, segundo avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (Abint). Para a entidade, a combinação do aumento da massa salarial, a recuperação dos empregos e os sinais de retomada de determinados mercados, como o de descartáveis e higiênicos, construção civil, saneamento e geotecnia, automotivo e big bags, justificam o crescimento. O setor, que investiu cerca de R$ 30 milhões este ano para aquisições de máquinas conta com mais de 200 empresas, responde por cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos e tem faturamento anual da ordem de US$ 1 bilhão.

Em 2009, empresas do setor marcaram presença no mercado externo, como foi o caso da Companhia Providência e da Fitesa. Segundo Jorge Saito, secretário executivo da Abint, os investimentos realizados no exterior visam proporcionar maior facilidade de penetração dos produtos brasileiros em mercados maduros e competitivos.

Saito afirma que, para 2010, a indústria estará atenta às movimentações da petroquímica brasileira, principalmente com a possibilidade de aquisição da Quattor pela Braskem, ambas fornecedoras de matéria-prima, polipropileno, para o setor de nãotecidos e tecidos técnicos. “Importações serão necessárias sempre que o preço da matéria-prima nacional superar o internacional, para que o produto final brasileiro se mantenha mundialmente competitivo”, diz o executivo.

Ainda quando se fala em competitividade, a importação predatória é uma das preocupações da Abint, que acompanha a entrada de produtos no Brasil e atua junto aos órgãos competentes do governo para coibir esse tipo de prática. As importações do setor devem fechar 2009 com queda de 26% com relação ao ano anterior, assim como as vendas externas - queda de 10%.

Sustentabilidade – O setor de nãotecidos e tecidos técnicos é hoje, por exemplo, um dos que mais reciclam o PET para aplicações, principalmente no setor automotivo, que absorve cerca de 5% de todo o PET reciclado no Brasil (tapetes, carpetes, forrações) e da construção civil (mantas de revestimento). “Há, inclusive uma demanda maior de garrafas do que a oferta”, lembra Jorge Saito. A Abint acredita que a reciclagem energética – sistema adotado em mais de 30 países – é a solução mais adequada para a destinação do lixo urbano não reciclável.

Ações da Abint – A Abint teve atuação marcante em 2009. A entidade realizou, em março, a terceira edição da NT&TT Show, maior feira do seu setor na América do Sul, que recebeu mais de 7 mil visitantes, nacionais e internacionais em São Paulo.

Também lançou a normatização (ABNT) sobre nãotecidos e tecidos técnicos, para a obtenção de um produto com padrões de qualidade comparados aos melhores do exterior. De acordo com Jorge Saito, “as normas NBRs proporcionam à cadeia produtiva desenvolvimento de novos produtos com parâmetros e performances exigidas pelos mercados.” E completa: “tais normas podem bloquear também o uso de produtos estrangeiros de baixa qualidade, ou não conformes com as normas brasileiras.”

Para 2010, o setor de nãotecidos e tecidos técnicos estará atento às movimentações da construção civil, em função das obras de infra-estrutura do PAC e aquelas voltadas aos eventos esportivos que acontecerão no País nos próximos anos. Assim, a Abint anuncia a realização, pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, da Conferência Internacional de Geossintéticos.

Perfil da Abint - A Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (Abint) é uma entidade que representa os interesses de seus associados em todas as esferas de relacionamento, trabalhando para defender os interesses gerais do setor, buscando via competitividade, tecnologia e recursos humanos, promover o desenvolvimento e o crescimento do mercado de nãotecidos e tecidos técnicos no Brasil.

A Associação também atua em conjunto com seus associados na divulgação dos nãotecidos e tecidos técnicos, e de suas inúmeras atuais e potenciais aplicações. Participa de forma efetiva na coordenação e elaboração de normas técnicas, buscando a qualidade e incentivando o ensino e a formação de profissionais para o setor. | Site: www.abint.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira