Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 12:14

Projeto “Acervo, Memória e Arte” da UFMG inaugura exposições no campus Pampulha


O Projeto “Acervo, Memória e Arte” da UFMG, foi inaugurado no dia 3 de dezembro (quinta-feira),que pretende fazer o levantamento das obras de arte do Acervo da UFMG e divulgar esse importante patrimônio cultural por meio de exposições, livros e seminários. Ele possibilitará ressignificar e tornar visíveis as obras de arte e os artistas que fazem parte desse Acervo.

O Projeto é uma realização da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi criada, em 1970, pelo Governo de Minas Gerais para mobilizar esforços no sentido de preservação e valorização do patrimônio artístico-cultural mineiro representado pelos imóveis da Fundação em Tiradentes. Em 1997, a UFMG foi chamada a compartilhar a gestão da Fundação e, em 2008, uma nova reforma estatutária transferiu para a UFMG o seu controle exclusivo. As exposições, que ocorrerão no Campus da Pampulha, no final de 2009 e início de 2010, são as primeiras manifestações de uma atuação da Fundação no âmbito dos campi da UFMG no sentido de enriquecimento da vida cultural como dimensão essencial do pleno desenvolvimento de nossa Universidade.

A Inauguração do Projeto e a Abertura da Exposição “Brasiliana”, no Espaço Expositivo da Reitoria da UFMG tem na exposição desse acervo, doação do jornalista, embaixador e presidente dos Diários e Emissoras Associados, Dr. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, é composto por diversos objetos de arte, livros e documentos raros, e preserva obras de grande importância para a história da arte colonial e oitocentista brasileira. Assim, constitui-se um importante e valioso acervo de obras de arte e documentos luso-brasileiros da Universidade. Essa exposição permanecerá no Saguão da Reitoria até o dia 08 de janeiro de 2010, podendo ser visitada de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

No mesmo dia, foi aberta ao público a Exposição da “Coleção Amigas da Cultura”, que foi doada, em 1970, pela Sociedade Amigas da Cultura à Instituição, e conta com obras de arte da segunda metade do século XX, entre elas, pinturas, objetos, desenhos, gravuras, esculturas e tapeçarias. Essa exposição acontecerá nos prédios da Biblioteca Central da UFMG e da Faculdade de Odontologia da UFMG e permanecerá aberta à visitação, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, até o dia 28 de fevereiro de 2010.

Está programada, ainda, para março de 2010, dentro do Projeto, a realização da “Bienal de Arte Universitária”, aberta à participação dos alunos da UFMG, a “Exposição Pequenos Formatos”, aberta aos professores artistas da UFMG, o lançamento do livro “As Coleções de Arte da UFMG” e a realização de uma mesa-redonda para discussão das questões relacionadas à preservação da memória e do acervo artístico nas universidades.

. [ Exposições.: Coleção “Brasiliana”, de 03 de dezembro de 2009 a 08 de Janeiro de 2010, visitação – de 8h às 17h, de segunda a sexta, no Espaço Expositivo da Reitoria da UFMG. || Coleção “Amigas da Cultura” , de 03 de dezembro de 2009 a 08 de fevereiro de 2010, visitação – de 8h às 17h, de segunda à sexta Pintura e Objetos – 3º andar da Biblioteca Central da UFMG| Desenhos e Gravuras – 4º andar da Biblioteca Central da UFMG |Esculturas e Tapeçarias – Saguão do 1º piso da Faculdade de Odontologia da UFMG].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira