Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 12:43

Difícil escolha

Estamos no meio da maratona das provas de vestibular: Unicamp, Fuvest, ITA e Unesp já realizaram seus exames da 1ª fase. Ainda restam o Enem e os processos das instituições de ensino superior particulares. Entre tudo isso, a ansiosa espera pelo resultado e o início de outra batalha – a decisão do que fazer, como e quando.

O que ocorre com muitos candidatos nesse momento é a dúvida da aprovação. Passei no vestibular na universidade particular, mas ainda tenho esperança na universidade pública.

Para não perder a vaga, é necessário um desembolso financeiro até o resultado final da universidade pública, o que muitas vezes ocorre na primeira semana de aula das faculdades particulares, implicando em pagamento de matrícula e primeira mensalidade.

Há casos também em que o candidato passa em duas particulares e em cursos diferentes. A escolha que deveria ter sido feita antes do vestibular ficou para esse momento. Vale refletir sobre o perfil, habilidades e afinidades com o curso escolhido e profissão relacionada. É preciso ainda considerar os motivos iniciais que levaram a escolha do curso. Nesse caso, inclui-se a avaliação do currículo e das disciplinas a serem estudadas, além das oportunidades que poderão existir na carreira.

É importante não se preocupar em acertar logo de cara. Fazer uma segunda graduação é bem vista no mercado, pois mostra que o aluno está disposto a complementar seus conhecimentos de maneira diversificada. Podemos encontrar bacharéis em Direito que buscam em Ciências Contábeis aprimoramento para seus conhecimentos em Direito Tributário.

Somos seres complexos, e não existe uma possibilidade única de desenvolvimento ou de carreira. Somos múltiplos e por isso podemos escolher cursos diferentes. A decisão de hoje representa o primeiro passo – o início de uma jornada na vida adulta e profissional, cheia de expectativas, vitórias e frustrações.

Após o início das aulas na faculdade, serão nossas emoções que nos dirão se fizemos a escolha certa. O ajuste é natural e o desajuste também. Pode vir a sensação de estar adorando e é isso mesmo que eu queria; ou ainda de descobrir que não tem nada a ver com o você imaginava. E aí vem uma nova mudança de curso, de faculdade, de volta a preparação às provas... outras possibilidades.

Seguimos nossa vida escolhendo e aprendendo. O que não é bom hoje pode ser daqui a algum tempo.

Aproveite cada uma das suas escolhas. Experimente e decida fazer. Não troque tudo na primeira decepção, espere pelo menos um semestre. Conclua uma etapa e então avalie. Os créditos das disciplinas cursadas podem ser aproveitadas em outra graduação – desde que devidamente aprovados. Se precisar, mude, invente e continue tentando.

Isso faz parte da nossa natureza, seguir em frente enfrentado desafios, realizando experiências, para alcançar vitórias. Boas escolhas geram sentimentos de alegria e satisfação.

Vestibulandos já são vencedores e pertencem a uma classe privilegiada que representa menos de 2% da população brasileira que ingressará no ensino superior.

Aproveite seu fim de ano. Afinal, uma etapa já foi vencida – o ensino médio e um passo do seu futuro profissional na faculdade.

. Por: Leticia Bechara, mestre em Educação e coordenadora do Vestibular da Trevisan Escola de Negócios.| Email: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira