Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2009 - 09:06

Design é fundamental para consumidor brasileiro, diz pesquisa Intel

Estudo da Intel mostra que, para classe C, adoção de tecnologia garante status.Tecnologia evoca sentimentos de felicidade no consumidor e a internet é fundamental para a convergência de equipamentos, na opinião dos consumidores, enfim, oonsumidor quer produtos que sejam fáceis de usar.

São Paulo – Computadores cinza, sem personalidade ou individualidade e a necessidade de diferentes equipamentos para realizar uma única tarefa parecem ter ficado para trás no imaginário do consumidor brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Intel demonstra que design e multifuncionalidade serão itens cada vez mais importantes para as empresas fabricantes de equipamentos tecnológicos, como computadores.

Para as pessoas ouvidas pela Intel no Brasil, a tecnologia está freqüentemente associada a equipamentos coloridos, compactos, fáceis de carregar e fáceis de usar. Para os entrevistados, a tecnologia também evoca modernidade, inovação e propicia benefícios como praticidade, agilidade na comunicação, economia de tempo, conforto, conhecimento e até mesmo felicidade.

“A pesquisa confirma que consumidores de todos os perfis sócio-econômicos percebem o valor que a tecnologia agrega ao seu dia-a-dia, seja no trabalho, lazer ou estudo. Por isso, desejam o melhor equipamento disponível. Como os lançamentos sempre estão relacionados ao estado-da-arte em tecnologia, as novidades são sempre o sonho de consumo. Isso não signifca que eles possam ser complicados. Cada vez mais os aparelhos terão que ser ‘plug and play’, descomplicados”, afirmou Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel Brasil.

Em relação ao uso dos equipamentos, multifuncionalidade é a palavra-chave da tecnologia. Segundo a pesquisa, o que o consumidor mais deseja é que os equipamentos sejam portáteis, práticos e rápidos. Para o consumidor, essas características possibilitam acessar diversas funções em um único aparelho como ouvir música, acessar jogos, comunicação com outras pessoas e acesso a internet em equipamentos cada vez menores e mais finos.

Ao dividir os consumidores por classe social, a Intel identificou que diferentemente dos demais segmentos, para a classe C, novidades em tecnologia possibilitam a inclusão digital, inserção no contexto social, além de prover status aos seus usuários. Mas na hora da decisão de compra, as crianças possuem um papel importante por serem nativos digitais e terem maior conexão com o universo tecnológico, especialmente nesse segmento social.

Todos os públicos, no entanto, concordam em um ponto, a necessidade da convergência dos aparelhos tecnológicos com a internet, que é considerada indispensável para que todos os benefícios da tecnologia sejam aproveitados ao máximo.

“O Brasil é um dos países com menores taxas de penetração de banda larga no mundo. O índice não chega a 6%, sendo que em alguns Estados, não ultrapassa 1%. A sociedade já compreendeu todos os benefícios que ela pode obter da tecnologia, basta apenas que as políticas para a adoção de uma banda larga eficiente e barata sejam adotadas o mais rápido possível”, afirmou Tietê.

Campanha Apaixonados pelo Futuro - No Brasil, a campanha “Apaixonados pelo Futuro” reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para recebê-la e aproveitá-la. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a companhia tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Perfil: A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas vivem e trabalham. | Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira