Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2009 - 10:13

Citi firma parceria com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica para parabenizar clientes

Mais uma vez, como faz todos os anos, o Citi comemora o aniversário de cada cliente de maneira socialmente responsável, agora fazendo uma doação ao Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA), que trabalha pela conservação de um dos mais importantes biomas do planeta, a Mata Atlântica. O IA-RBMA, por meio do Programa Mercado Mata Atlântica – RBMA, apoia o trabalho desenvolvido por mais de três mil famílias nas áreas que compõem a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica de todo o país, inclusive o Vale do Ribeira, onde está localizada a Cooperativa Banarte – Arte em Fibra de Bananeira, de Miracatu, SP. Com a doação, o Citi incentiva formas sustentáveis de utilização de recursos naturais, apoia a conservação do meio ambiente e colabora para a prática de negócios sustentáveis,investindo em comércio justo e solidário.

- O Citi centraliza os investimentos na área ambiental em empreendimentos sustentáveis com foco na Mata Atlântica. O investimento é feito por meio de alianças com organizações não-governamentais ambientalistas – entidades responsáveis por gerir projetos de conservação e recuperação ambiental no bioma, promovendo atividades atreladas ao desenvolvimento socioeconômico de comunidades que vivem em seu meio. Essa diretriz de atuação tem um alicerce sólido.

São Paulo – Com a estratégia de focar o investimento ambiental no apoio a projetos de conservação e recuperação da Mata Atlântica, o Citi anuncia uma parceria com a organização não-governamental Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Dando prosseguimento a uma ação diferenciada, iniciada há dez anos, o Citi comemora o aniversário de cada cliente de maneira socialmente responsável. Para ajudar a conservar um dos mais importantes biomas do planeta, o banco fez uma doação ao Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA). Entre inúmeras atividades, a organização apoia o trabalho desenvolvido por mais de 3 mil famílias residentes por todo o país nas áreas da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que inclui o Vale do Ribeira. Além de apoiar todo este trabalho em escala nacional, de maneira estrutural, a doação do Citi neste ano mantém também o foco local ao auxiliar no fortalecimento do trabalho realizado por 60 artesãs vinculadas à Cooperativa Banarte – Arte em Fibra de Bananeira, de Miracatu (SP). Esta doação reforça o planejamento de negócios sustentáveis para a comercialização das peças produzidas pela Banarte. Com a doação, o Citi incentiva práticas sustentáveis de utilização de recursos naturais, apoia a conservação do meio ambiente e colabora para a prática de negócios sustentáveis por meio do comércio justo e solidário. Em um cartão de aniversário impresso e eletrônico, o Citi fornece mais informações sobre o apoio, destacando que o banco comemora o aniversário desejando muitos anos de vida para o cliente e para a Mata Atlântica.

No caso do projeto em Miracatu (SP), a parceria do Citi com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica colabora visando estabelecer mecanismos de mercado para a conservação de parte fundamental do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, a região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. Uma das vertentes desse trabalho tem sido a valorização da cultura local e a “transformação” de resíduos em produtos sustentáveis – um trabalho que promove a relação sustentável entre o meio ambiente e os seres humanos; uma convivência harmoniosa onde são criadas formas sustentáveis de se trabalhar com a natureza.

Para se ter uma ideia da abrangência deste projeto, cabe citar que a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior de todas Reservas da Biosfera (RBs) da rede mundial, que conta com mais de 540 RBs reconhecidas e promovidas pela UNESCO em 107 países, além de ser a mais antiga do Brasil, que abriga sete RBs.

Segundo Paula Cardoso, superintendente de Marketing e Retail do Citi Brasil, a aproximação do Citi com o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA) ocorreu por meio da Conservação Internacional (CI-Brasil), parceira do banco em uma série de ações de cunho socioambiental. “Ao unir uma ação de relacionamento com o apoio a projetos socioambientais, o Citi estreita a comunicação com os clientes e, ao mesmo tempo, colabora com uma iniciativa importante de comércio justo e solidário, e de empreendedorismo sustentável. Na prática, investimos na valorização de iniciativas que são exemplo do potencial social e econômico de comunidades brasileiras que encontraram alternativas economicamente viáveis capazes de garantir a conservação da biodiversidade”, afirma a executiva.

Produção sustentável- No Vale do Ribeira, a 137 quilômetros de São Paulo, fica Miracatu, local onde mais de 60 artesãs transformam resíduos em artesanato sustentável. Com o suporte técnico e acompanhamento do IA-RBMA – e monitoramento pela Conservação Internacional do Brasil – o trabalho busca mostrar que é possível criar instrumentos para reduzir o avanço da agricultura sobre áreas de floresta nativa, além de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. Um dos mecanismos para apoiar a produção local de artesanato sustentável é o Programa “Mercado Mata Atlântica – RBMA” (www.rbma.org.br/mercadomataatlantica), que tem a missão de identificar, qualificar e promover produtos, serviços e negócios sustentáveis na Mata Atlântica – especialmente os comunitários, associativos, cooperativos, e de micro e pequenas empresas, na área da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, definida em 16 Estados brasileiros.

Entre os pilares do programa, destacam-se:- a produção deve estar em equilíbrio com a capacidade de suporte dos ecossistemas, integrada com a paisagem e com a cultura local | - a responsabilidade socioambiental deve ser um compromisso de todos os empreendimentos | - a geração de emprego e renda deverá ser priorizada por meio do fortalecimento dos empreendimentos locais, da abertura de mercados responsáveis e da promoção da cidadania;

- o uso dos recursos naturais e do patrimônio cultural deve estar em conformidade com normas de certificação e/ou com acordos coletivos de uso e responsabilidade | - a redução, o reuso e a reciclagem de matéria-prima deve ser adotada e incentivada pelos empreendimentos e pelos consumidores | - a constante melhoria da qualidade de bens e serviços deve ser buscada de forma permanente, por meio da capacitação dos produtores, do desenvolvimento tecnológico e do resgate dos conhecimentos tradicionais | - o consumo sustentável e solidário deve ser promovido em todos os setores da sociedade.

Paul Dale, coordenador do Programa Mercado Mata Atlântica – RBMA, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ressalta que o levantamento dos negócios sustentáveis é realizado em caráter permanente. Segundo Michelle Siqueira, da coordenação do programa, “com base nesse mapeamento, a equipe e os parceiros do Mercado Mata Atlântica – RBMA atuam na melhoria, promoção e divulgação dos empreendimentos em feiras, exposições e rodadas de negócios. A meta é colaborar com a comercialização desses produtos e incentivar a melhoria da qualidade de produtos e serviços locais – realizada por meio de seminários, oficinas, processos de certificação e mecanismos de capacitação.” Marcéu Pereira, membro da coordenação, acrescenta que o programa atua para valorizar os produtos ao agregar valores sociais aos serviços ambientais, além de promover a conscientização de consumidores e, em especial, das populações urbanas. De acordo com Clayton Ferreira Lino, presidente do IA-RBMA, essa é uma forma de consolidar o mercado de produtos sustentáveis de maneira ampla. “Na prática, esse modelo inovador de gestão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica auxilia no planejamento de negócios sustentáveis”, afirma Lino.

Parcerias socioambientais do Citi Brasil - Em 2000, o Citi iniciou a parceria com a CI-Brasil, apoiando o projeto “Empreendimentos Sustentáveis do Sul da Bahia”, ação que visava a consolidação do Ecoparque de Una e o apoio técnico para as cooperativas de produtores de cacau. Desde 2003, a Citi Foundation apoio o projeto “Capital Semente para a Mata Atlântica”, ação com foco na concessão de micro crédito para pequenos agricultores e apoio técnico na produção agroflorestal conservacionista, visando também a preservação e recuperação da paisagem. No Rio de Janeiro e em Goiás, respectivamente, o banco apoia o Projeto Conectividade e Viveiros do Cerrado por acreditar que áreas importantes como a Mata Atlântica e o Cerrado são essenciais para a manutenção da biodiversidade – um dos maiores tesouros do País.

No Brasil, além da parceria com a Conservação Internacional, o Citi apoia o trabalho de organizações não-governamentais internacionais que atuam com diversos projetos socioambientais. Entre os destaques:- The Nature Conservancy (TNC): Projeto Produtores de Água. | - IESB e Conservação Internacional: Desenvolvimento dos programas Fundo Capital Semente para Mata Atlântica e Fundo Reserva Legal. | - Associação Mico-Leão-Dourado e Conservação Internacional: Projeto Conectividade. | - Fundação Neotropica e Conservação Internacional: Projeto Turismo Sustentável. | - Oreades e Conservação Internacional: Projeto Viveiros do Cerrado destinado a promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da região do Cerrado. | - Root Capital: promove empréstimos para empresas sustentáveis e educação financeira. | - World Wildlife Fund: Rede florestal e de Comércio Global (GFTN).

Perfil: Citi, a empresa líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas de clientes e atua em mais de 140 países. Por meio de suas duas unidades operacionais, Citicorp e Citi Holdings, o Citi proporciona a clientes, empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários a pessoas físicas, crédito, corporate and investment banking, corretagem de títulos e valores mobiliários, e administração de fortunas. [ www.citigroup.com | ww.citi.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira