Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2009 - 08:49

Abipla compõe rede de apoiadores da coleta seletiva solidária

Ao lado da Defensoria Pública Geral do Estado, Banco do Brasil, Eletrobrás, Petrobras, Sebrae, Abihpec, Associação Polo Novo Rio Antigo, Fórum Estadual Lixo e Cidadania e Movimento Nacional de Catadores, a Abipla faz parte da rede para contribuir na capacitação dos catadores cooperados.

Contribuir para a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do centro da cidade do Rio de Janeiro. Este é o objetivo de uma rede composta por 17 integrantes, entre entidades e empresas, com vistas a estimular o desenvolvimento sustentável da atividade. A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) também compõe a rede junto de outros participantes, que assinam protocolo de intenções na próxima segunda-feira (21/12), a partir das 17h, no Teatro Carlos Gomes.

O protocolo tem por objeto a conjugação de esforços entre os partícipes, que compartilham funções e responsabilidades, desde a organização de ações para a regularização dos documentos pessoais dos catadores, campanhas de educação ambiental destinadas à população, capacitação, até a captação de recursos financeiros para o projeto. A ideia é formular ações de apoio ao fortalecimento institucional das associações e cooperativas.

Além disso, todos os participantes se comprometem a buscar recursos que contribuam para viabilizar instalações adequadas, aquisição de equipamentos, capacitação dos catadores e divulgação do projeto, com o objetivo de sensibilizar a população para a separação do material reciclável para a coleta seletiva.

Engajamento - Para a Abipla, que vem trabalhando no engajamento das indústrias nos rumos da sustentabilidade, a participação nesta Rede significa mais um passo do Projeto Dê a Mão para o Futuro, pela destinação adequada das embalagens no pós-consumo. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o projeto foi implantado nas cidades de Teresópolis, Mesquita, Barra Mansa, e Rio de Janeiro.

Trata-se de uma importante ação do Programa Movimento Limpeza Consciente, desenvolvido pela Abipla para enfrentar o inadiável desafio de viabilizar no futuro um sistema socialmente justo, ambientalmente equilibrado, culturalmente aceito, politicamente consolidado e economicamente próspero. “Desta forma, defendemos a responsabilidade compartilhada entre a sociedade - na correta separação dos resíduos, o poder público - na coleta seletiva e as indústrias – no desenvolvimento de alternativas de reciclagem em seu processo produtivo. Daí a importância de nossa participação nesta Rede de Apoiadores da Coleta Solidária”, esclarece Luiz Carlos Dutra, presidente da Abipla.

Neste sentido, a Abipla integra a rede com a responsabilidade de promover nas cooperativas a capacitação e o acompanhamento técnico dos catadores por meio de cursos, treinamentos e palestras de gerenciamento, que visam a sustentabilidade das atividades. “Para entidades e empresas que mantêm a sustentabilidade entre seus valores, os desafios representam alavancas para a inovação. É com este espírito que temos trabalhado para contribuir com as indústrias que representamos no compromisso de crescer junto com a sociedade”, comenta Maria Eugenia Proença Saldanha, diretora executiva da entidade.

Teresópolis - Além da capacitação, a parceria no Projeto Dê a Mão para o Futuro possibilita a disponibilização de equipamentos, como prensa, balança de precisão e elevados de fardos, para facilitar o trabalho dos catadores. Ainda na próxima segunda-feira (21/12), representantes da Abipla estarão presentes no município de Teresópolis, pioneiro no engajamento ao projeto, para a assinatura do termo de compromisso com a cooperativa de catadores da cidade. A partir desta assinatura, a cooperativa receberá doação de equipamentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho da cooperativa. A ABIPLA e a ABIHPEC já têm atuado em Teresópolis na regularização da cooperativa. Em breve, a prefeitura da cidade deve iniciar a coleta seletiva, além de providenciar o galpão onde os catadores trabalharão e os equipamentos de proteção individual, essenciais para realização do trabalho.

. [ Assinatura do Protocolo.: Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária no Centro do Rio de Janeiro, no dia 21/12 (segunda-feira), às 17h, Teatro Carlos Gomes, Praça Tiradentes, 19 – Centro do Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira