Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2010 - 08:28

Criatividade sustentável

Cursos de especialização em Arquitetura e Design da Universidade Positivo exploram a sustentabilidade aplicada à atividade.

Curitiba – Novas possibilidades de criação alinhadas a aspectos da sustentabilidade são o foco de quatro cursos de especialização nas áreas de Arquitetura e Design que a Universidade Positivo oferta para 2010: Design de Interiores, Ecodesign, Lighting Design e Sustentabilidade nas Edificações e Espaços Urbanos. Inovação e aplicação imediata de novidades tecnológicas e de estratégias de projeto caracterizam esses cursos que exploram não só o aspecto ambiental, mas também os aspectos social, cultural e econômico da sustentabilidade. As inscrições para os cursos de especialização podem ser realizadas até o dia 6 de março de 2010 pelo site da Pós-Graduação da Universidade Positivo (www.posup.com.br).

Para a coordenadora das especializações da área de Arquitetura e Design da UP, professora Giselle Dziura, os cursos apresentam uma perspectiva sistêmica da atividade. “Nunca se construiu tanto e isso afeta diretamente a produção do arquiteto, do urbanista e do designer”, diz. Nesse sentido, ocorre a ocupação cada vez maior dos espaços urbanos, tanto horizontal quanto verticalmente. Com isso, ampliam-se ou renovam-se as necessidades individuais e coletivas, bem como os problemas urbanos e ambientais. Diante disso, um projeto de design ou de arquitetura deve considerar a sua relevância social, a cultura local, as necessidades da população e do indivíduo e a viabilidade econômica. “Não sem antes considerar os impactos ambientais decorrentes da execução do projeto. Esse aspecto, alinhado a uma concepção sistêmica, deve nortear toda a atividade. É ele também que direciona o foco das nossas quatro especializações”, afirma.

Segundo a coordenadora da UP, uma das principais preocupações de profissionais empenhados na elaboração de projetos sustentáveis é a redução no consumo de energia. “É em razão disso que novas tecnologias são desenvolvidas, novos materiais são elaborados e novas possibilidades de aplicação apareçam”, diz. A utilização do LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) no design de interiores e nas outras três áreas abordadas pelos cursos da UP é um exemplo. Consumindo menos energia e com iluminação igual ou superior às lâmpadas fluorescentes, ele tem ampla utilização nos ambientes e em diferentes tipos de objetos.

Diferenciais- Com ênfase na aplicação imediata de conceitos e tecnologias, os quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Arquitetura e Design que a Universidade Positivo oferece em 2010 foram desenvolvidos privilegiando o aspecto prático da atividade, embasado pelas mais recentes teorias desenvolvidas sobre cada área de estudo. Confira abaixo os diferenciais de uma das especializações.

Design de Interiores - o curso pretende apresentar diretrizes de projetos para ambientes internos, envolvendo aspectos teóricos e técnicos da Arquitetura como um todo. O curso é voltado para arquitetos, designers de produtos e demais profissionais da área.

Ecodesign - com foco na inovação e na utilização de novas tecnologias, o curso tem como objetivo capacitar o profissional para o desenvolvimento do design sustentável e competitivo, criando produtos e serviços com relevância social, economicamente viável e respeitando os recursos naturais. O curso é voltado para profissionais das áreas de design, marketing, engenharia de produto, gestores, empresários e demais interessados.

Lighting Design - dirigido a arquitetos, urbanistas, designers, engenheiros e profissionais com experiência em luminotécnica, cenografia, vitrine, eventos, moda ou afins, o curso busca aprimorar competências para a criação e desenvolvimento de projetos de iluminação natural e artificial aplicados à Arquitetura, ao Urbanismo e ao Design, considerando os aspectos técnicos, estéticos, funcionais, emocionais e sustentáveis.

Sustentabilidade nas Edificações e Espaços Urbanos - a sustentabilidade aplicada a projetos arquitetônicos e urbanísticos é o foco da especialização, que pretende orientar o profissional para a otimização de recursos naturais e construídos, considerando as dimensões ecológica, econômica, cultural e social. O curso é voltado a arquitetos, urbanistas, engenheiros e profissionais de áreas correlatas à sustentabilidade na construção civil.

Inscrições pelo site www.posup.com.br | Mais informações pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (41) 3317-3111.

Perfil - A Universidade Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com entidades e instituições públicas e privadas. O câmpus Ecoville foi especialmente projetado com o objetivo de integrar as modernas instalações físicas à preservação do meio ambiente. É nesse câmpus modelo, comparável às melhores instituições internacionais, que a Universidade Positivo oferece cursos de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão. O Centro Tecnológico da Universidade Positivo, com sede no câmpus Ângelo Sampaio, tem uma proposta diferenciada e oferece Cursos Superiores de Tecnologia de curta duração, para quem busca formação sintonizada com as necessidades do mercado de trabalho. Na Graduação, a Universidade Positivo ainda conta com a Escola de Negócios, que tem como objetivo ser referência no desenvolvimento do ensino de Negócios. Por meio de clínicas, a instituição presta um importante serviço à comunidade com atendimento gratuito em várias áreas. O mesmo acontece com o Hospital da Cruz Vermelha, que triplicou sua estrutura física e duplicou sua capacidade de atendimento, graças à parceria, firmada em 2004, com o curso de Medicina. O Grupo Positivo, do qual a Universidade Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e mantém negócios em países da América, da Ásia, da África e da Europa. (Na Internet: www.up.edu.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira