Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2010 - 09:54

Cidade do Rio de Janeiro recebe projeto itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica


“A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” chega à Quinta da Boa Vista na próxima quarta-feira (20/01) e fica durante cinco dias para realizar atividades gratuitas com a população; cantor Lenine participa da programação no sábado (23/01) .

O Rio de Janeiro é a segunda cidade a receber o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica em 2010. Esse será o 33º município brasileiro a abrigar o projeto, que estará localizado na Quinta da Boa Vista, de 20 a 24 de janeiro. Trata-se de um caminhão totalmente adaptado pela Fundação que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a luta e importância pela conservação do Bioma Mata Atlântica. Durante os cinco dias, serão realizadas atividades gratuitas e interativas de educação e conscientização ambiental, para crianças e adultos. Dentre as várias atrações, destacam-se jogos educativos, análise de água do lago da Quinta da Boa Vista, debate sobre a situação do Bioma no Rio de Janeiro e sobre voluntariado socioambiental, exibição de vídeos, maquete dinâmica e o bate-papo ambiental com o cantor Lenine. “É muito importante que a população conheça a importância de se preservar a Mata Atlântica, pois como o nome do projeto diz, ela também ocorre no Rio de Janeiro. A cidade já foi praticamente coberta pelo Bioma, mas hoje há apenas 18% da Mata Atlântica original”, explica Lemuel Santos (Rex), educador ambiental do projeto.

No primeiro dia, o horário de funcionamento é das 11h às 16h; nos demais, das 10h às 16h. Escolas e grupos podem agendar visitas monitoradas. A iniciativa conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e tem o apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SESC Rio, Instituto BioAtlântica (Ibio), Projeto Coral Vivo, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Algumas atividades acontecem diariamente, como o CineMata, uma exibição de vídeos sobre a Mata Atlântica e o trabalho da Fundação; a roda das sensações, atividade que os participantes sentam formando uma roda com os olhos vendados e experimentam sons, cheiros e texturas da floresta; o jogo da cidadania, que ensina às crianças como devem descartar o lixo de forma correta em que elas são os pinos do jogo em um tabuleiro gigante; jogo da memória com espécies da Mata Atlântica; e a maquete dinâmica que mostra a diferença, nos dias de chuva, entre uma área com Mata Atlântica preservada e outra desmatada. Essa maquete ilustra a importância de conservar o que ainda resta do Bioma para possivelmente evitar desastres como o que aconteceu recentemente na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Haverá ainda uma oficina de reaproveitamento de materiais e de jardinagem com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros jogos educativos.

Além disso, algumas atividades acontecem com horário marcado, como a solenidade de abertura, às 11h, no primeiro dia (20/01) e a coleta da água para monitoramento da qualidade do lago da Quinta da Boa Vista, às 16h. No segundo dia (21/01) os visitantes poderão acompanhar o debate “A Mata Atlântica é aqui no Rio de Janeiro”, às 14h, mediado por Mario Mantovani, diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica. Na ocasião, Mario Mantovani e representantes do Ibio, Projeto Coral Vivo, INEA e Funbio, falarão sobre o que ainda resta do Bioma no Estado e a luta para conservá-lo. “O Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro com maior área de seu território coberta por Mata Atlântica, com 18,3% e onde está a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, além dos belíssimos remanescentes com muita riqueza em termos de biodiversidade, patrimônio do país, que precisa ser preservado, buscando promover o desenvolvimento regional aliado à conservação ambiental”, explica Mantovani.

A programação do evento ainda conta com um debate na sexta-feira (22/01), às 14h00, sobre Voluntariado Socioambientel. Beloyanes Monteiro, coordenador de voluntariado da SOS Mata Atlântica, e Márcia Cattoni, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conversarão com os visitantes sobre como podem se tornar voluntários e ajudar com a causa ambiental. Durante a estadia na cidade os educadores ambientais da Fundação também estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da mesma causa. “Queremos alertar sobre a importância da Mata Atlântica e a sua influência na vida das pessoas, mostrando que cada pequena atitude pessoal pode interferir na qualidade de vida de muitos. Vamos receber pessoas de todas as idades e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região,” destaca o educador ambiental do projeto, Anderson Palmeira.

No sábado (23/01), o destaque fica por conta do bate-papo ambiental, às 14h, com a participação do cantor Lenine que falará sobre sua relação com a Mata Atlântica e sua paixão por orquídeas.

No último dia, domingo (24/01), entre as atividades para encerrar a passagem do projeto na cidade está o plantio simbólico na Quinta da Boa Vista pelo programa de plantios urbanos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Monitoramento da qualidade da água - A Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago em cada uma das cidades por onde passa o projeto e realiza a coleta de água usando um kit de monitoramento. O kit possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. No Rio de Janeiro a coleta para monitoramento da qualidade da água do lago da Quinta da Boa Vista será divulgado ao final da estadia do projeto na cidade.

A Mata Atlântica é Aqui - O projeto está percorrendo cerca de 40 cidades nas regiões Sul, Sudeste, e do Mato Grosso do Sul, no Centro-oeste. E agora, no Rio de Janeiro, a iniciativa pretende reforçar que a conservação do Bioma contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia local. “A Mata Atlântica está presente no ar que respiramos, na qualidade da água que fazemos uso e no equilíbrio do clima local. Os moradores do Rio de Janeiro precisam ajudar na preservação do restante do Bioma na cidade e, assim, mantê-lo rico em biodiversidade e adequado para a moradia da população”, explica Ana Ligia Scachetti, diretora de Comunicação da SOS Mata Atlântica.

O projeto foi inaugurado em maio do ano passado durante o evento Viva a Mata 2009, que aconteceu no Parque Ibirapuera em São Paulo. Até o Rio de Janeiro, terão sido 33 cidades visitadas e seis estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina Rio de Janeiro, e Rio Grande do Sul. Agora em janeiro de 2010, o projeto voltou à atividade, iniciando pela cidade de Teresópolis e visitando outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Nova Friburgo (27 a 31 de janeiro). E em maio, retorna à cidade de São Paulo, onde terminará a viagem de um ano e revelará, dentro do evento Viva a Mata 2010, os resultados do primeiro ciclo do projeto, preparando-se para o segundo ciclo, na Região Nordeste.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Qualquer dúvida e agendamento de visitas monitoradas entrar em contato pelo email [email protected] ou telefone (11) 3055-7886. | Site www.sosma.org.br

. [ Cronograma de Atividades.: Realização: Fundação SOS Mata Atlântica. | Patrocinadores: Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. | Cidade: Rio de Janeiro (RJ) - Data: de 20 a 24 de janeiro de 2010 | Quinta da Boa Vista. Av. Pedro II, s/n. São Cristóvão | Informações, site: www.sosma.org.br / [email protected] Telefone: (11) 3055-7886 | Apoio local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SESC Rio, Ibio – Instituto BioAtlântica, Projeto Coral Vivo, INEA – Instituto Estadual do Ambiente, Funbio – Fundo Brasileiro para Biodiversidade.

Dias e horários a confirmar: CineMata, roda das sensações, jogo da cidadania, jogo da memória, maquete dinâmica, oficina de reaproveitamento de materiais e de jardinagem com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros jogos educativos].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira