Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2010 - 09:15

Concórdia, Joinville e Luzerna apresentam projetos na mostra nacional Inova SENAI

Evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento reúne produtos e processos que beneficiam a indústria e sociedade.

Florianópolis - Os projetos de Tratamento de Lodo galvânico, do SENAI de Joinville, do Compactador de Alumínio, de Luzerna, e do Separador Inteligente de Lixo, de Concórdia, foram selecionados pela organização do Inova SENAI para participarem da mostra nacional. A exposição será realizada junto com a Olimpíada do Conhecimento 2010, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 13 de março.

O evento tem como objetivo proporcionar a docentes e alunos o desenvolvimento do espírito científico e a integração com a indústria. Ao todo, 40 projetos de todo o Brasil participam da mostra. Na última edição do Inova SENAI, Santa Catarina foi premiado com três medalhas de bronze nas categorias processo inovador - docente, produto inovador - docente e produto inovador - aluno.

Produzido por uma equipe de alunos e orientador da unidade do SENAI em Concórdia, o protótipo do Separador de Lixo Inteligente utiliza recursos simples, como ventilação e barreiras mecânicas para agilizar o processo separação do lixo, o que facilita a reciclagem. O equipamento, produzido em apenas três meses, é capaz de dar destinos diferentes a papéis, plásticos, metais, vidro e madeira. O projeto irá participar da categoria aluno - processo inovador.

O Sistema de Tratamento de Efluentes Galvânicos e Reciclagem de Lodo Galvânico, que concorre na categoria docente - processo inovador, foi desenvolvido por uma equipe de Joinville em parceria com empresas catarinenses. O tratamento e reciclagem permitem reduzir o consumo de água nas indústrias galvânicas (que produzem peças cromadas, por exemplo). O processo também permite reutilizar a água, reduzindo em 98% o consumo, e também diminuindo gastos com tratamento de efluentes.

O protótipo de Compactador de Cavaco de Alumínio para Reciclagem prensa e aquece as sobras, o que reduz seu volume em 25%. Com isso, as empresas podem diminuir o espaço para estocagem dos resíduos e os custos para o transporte, além de receber um valor maior pelas sobras que vão para reciclagem. Outro benefício é o incentivo à reciclagem do alumínio, que proporciona uma economia de 95% de energia, em comparação à produção do alumínio primário. A equipe de Luzerna mostrará seu trabalho na categoria docente - produto inovador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira