Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/02/2010 - 08:40

Sorocaba Refrescos mostra que é possível separar o lixo em grandes proporções

Em um workshop realizado no dia 27 de janeiro, a Sorocaba Refrescos – empresa que fabrica e distribui produtos Coca-Cola Company – reuniu na sede da empresa membros do Instituto Coca-Cola Brasil, representantes de outras franquias brasileiras, a ONG Doe seu Lixo e integrantes da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei) para mostrar como é o apoio da empresa à cooperativa localizada em Itu.

A Sorocaba Refrescos iniciou a parceria com a Comarei em 2005 e ajuda a cooperativa ser uma referência no que diz respeito à transformação de resíduos em benefício para o meio ambiente. “A gestão e a boa cultura voltada à educação ambiental foram essenciais para a definição da Comarei como cooperativa parceira”, afirma a gerente de RH Luciana Machado.

Essa parceria trouxe bons frutos para ambas as partes. Em Itu, 18 escolas, entre públicas e privadas, participam do programa de desenvolvimento de agentes socioambientais patrocinado pela Sorocaba Refrescos, que já atendeu 12 mil estudantes e formou mais de 5 mil alunos do Ensino Médio e 300 professores multiplicadores que agem a favor do meio ambiente. Além disso, a cooperativa recebeu uma prensa – que agiliza o processo de trabalho –, um caminhão e teve seu centro de triagem ampliado em 600 metros quadrados.

Para a Sorocaba Refrescos veio o reconhecimento de apoiar um projeto leva dignidade aos catadores cooperados que, cada vez mais, são reconhecidos por eles próprios e pela sociedade como importantes agentes ambientais. A empresa recebeu o Troféu Planeta de 2009, um prêmio que representa o reconhecimento da Coca-Cola Brasil à qualidade da gestão em Responsabilidade Social e para a sustentabilidade.

Os números que mais caracterizam o sucesso deste projeto estão na coleta seletiva feita em Itu. A cidade hoje consegue separar 40% de todo o resíduo recolhido, sendo que 14% são provenientes da Comarei, que realiza a coleta em 100% dos bairros urbanos e 30% da zona rural, recolhendo mais de 4,5 milhões de toneladas por ano. O índice de recolhimento de materiais reaproveitáveis da Comarei é equivalente ao de países europeus, como Dinamarca e Holanda. Hoje, são 76 cooperados que vivem da renda do próprio trabalho realizado na Comarei.

“Os dados são surpreendentes, acredito que os jurados fizeram a escolha certa”, afirma o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

Os participantes do workshop puderam conferir de perto a fórmula de sucesso da Comarei. Numa visita à sede da cooperativa, sua fundadora – a ambientalista Valéria Rusticci – mostrou todo o processo de trabalho, desde a chegada dos resíduos até a logística de venda. “O sistema de coleta porta a porta é realizado uma vez por semana e nossos catadores são cadastrados por livre escolha e são chamados mediante o aumento do volume de recicláveis recolhidos. Além disso, todos os cooperados contribuem com o INSS”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira