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12/03/2010 - 09:41

Jovens de Rio das Ostras discutem educação ambiental e boa aplicação dos royalties do petróleo


O Polo de Educação Ambiental de Rio das Ostras do Projeto Pólen dá início no dia 13 de março (sábado), às atividades do projeto "Gestão Participativa do Petróleo - Cuidando do que é nosso!". São 50 jovens que durante um ano e meio vão receber educação ambiental, identificar os impactos da produção e exploração do petróleo nos municípios da Bacia de Campos, em especial Rio das Ostras, e discutir a aplicabilidade dos royalties do petróleo. Em encontros semanais, eles participam de oficinas, fóruns de discussão e expedições ambientais. Depois desse período, eles passam a ser polinizadores, ou seja, multiplicadores de informações nas comunidades onde vivem.

Rio das Ostras escolheu abordar esse tema no projeto depois que um levantamento constatou a falta de conhecimento da população em relação aos impactos ambientais e sociais que a indústria do petróleo traz para as cidades produtoras. A pesquisa também apontou que a maioria das pessoas desconhece o que são, a aplicabilidade e por que as cidades recebem os royalties. Para a educadora Claudia Corrêa, gestora do pólo de educação ambiental na cidade, o objetivo do projeto riostrense é criar, fortalecer e consolidar mecanismos municipais de cooperação para garantir a correta aplicação dos royalties. O projeto "Gestão Participativa do Petróleo" vai culminar com a realização da 1ª Conferencia Municipal do Petróleo, aberta a toda comunidade.

Projeto Pólen - O Projeto é condicionante do Licenciamento Ambiental da Petrobras concedido pelo Ibama para as atividades da companhia de Ampliação do Sistema de Tratamento e Escoamento da Fase 2 do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, através do FPSO Espadarte, ambos na Bacia de Campos.

Implantado em 2004, o projeto é elaborado pelo Núcleo de Pesquisa Ecológica Macaé - UFRJ em parceria com as prefeituras e secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios da área de abrangência daqueles empreendimentos, isto é, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Saquarema, e supervisionado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis-IBAMA.

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