Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2010 - 09:41

Litografia Valença entra na luta pela preservação ambiental


Empresa implanta programa de gerenciamento de resíduos na sede e na unidade de Barra Mansa.

A Litografia Valença, uma das líderes nacionais na produção de embalagens em aço, entrou no grupo das empresas ambientalmente responsáveis. Desde o início do ano funciona na sede fluminense, no bairro de Inhaúma, o programa “Gerenciamento de Resíduos” com coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel e metal, entre outros.

Um dos responsáveis pela implantação do projeto, o coordenador de saúde e segurança do trabalho, Walter Senna, conta que a iniciativa foi muito bem aceita pelos 357 funcionários que trabalham na sede: “Gradativamente tem aumentado a quantidade de materiais armazenados para reciclagem em nossos galpões. Isso mostra que o nível de comprometimento vem crescendo”.

Entre as ações do programa, destacam-se: Confecção de banners explicativos por toda a sede | Instalação das lixeiras coloridas para a coleta seletiva em vários pontos da fábrica. | Reaproveitamento de tambores de 200 litros (usados para transportar matéria prima) como lixeiras para coleta seletiva | Instalação de dispensores para reciclagem de copinhos plásticos | Reforma de dois galpões para o armazenamento de papéis, plásticos, tambores e outros materiais enviados para reciclagem.  

Os materiais já reciclados são.: . Plástico: a empresa envia mensalmente para reciclagem 150 kg de plástico | Papel: cerca de 1.500 kg de papel são coletados e enviados para reciclagem mensalmente | Solvente sujo: uma empresa especializada transforma o produto em solvente limpo novamente. São coletados 3 mil litros de solvente sujo para reaproveitamento por mês | Metal: a parte conhecida como “rebarba” da Folha de Flandres é reenviada ao fornecedor para reaproveitamento | Tambores de 200l com resíduos químicos: são vendidos para uma empresa credenciada a reaproveitá-los sem danos ao meio ambiente | Uniformes: os uniformes descartados dos funcionários são encaminhados para uma empresa devidamente certificada que promove a incineração dos mesmos | Pilhas e baterias: através de lixeiras especiais, são armazenadas e entregues à Comlurb.| Resíduo hospitalar: é separado e coletado. Dentro de 30 dias, a unidade de Barra Mansa também estará inserida no programa. Para o presidente da LV, Maurício Brasil, “O programa vem ao encontro dos nossos objetivos de inserir a Litografia Valença no segmento das empresas ambientalmente responsáveis, que é hoje um grande diferencial de mercado. A iniciativa privada está fazendo a sua parte e ficamos felizes em colaborar com nosso bem maior, que é o meio ambiente”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira