Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2010 - 09:33

Light comemora Dia Mundial da Água com palestras sobre a importância ambiental do Reservatório de Lajes

Professores e estudantes conhecerão os projetos Bicho Solto e Bioaqua.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março (segunda-feira), a Light programou uma série de atividades para mostrar como a população pode contribuir para o cuidado ambiental do Reservatório de Lajes. Um grupo de estudantes e professores dos municípios de Rio Claro e Piraí vai conhecer os projetos “Bioaqua” e “Bicho Solto” que atuam para a conservação do reservatório e, consequentemente, para o uso adequado da água no que diz respeito ao abastecimento, geração de energia, pesca e lazer, entre outras finalidades.

As palestras aos 250 estudantes, de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, e professores da rede municipal das cidades de Rio Claro e Piraí vão abordar também a importância do Reservatório de Lajes e a sua integração ao Corredor de Biodiversidade Bocaina-Tinguá. O Bocaina-Tinguá é um corredor florestal de matas nativas que ligam florestas existentes no Rio de Janeiro das que foram separadas por desmatamentos, ou seja, faz a ligação de florestas de Angra dos Reis e Paraty ao núcleo central de Mata Atlântica, da Reserva Biológica do Tinguá e do Parque Estadual de Três Picos. O objetivo é a conservação da Mata Atlântica, que além de ter um importante valor histórico, cultural e científico, é a floresta tropical que apresenta uma das maiores riquezas de vida do planeta.

Uma das palestras vai mostrar ao público como a Light cuida do Reservatório de Lajes a partir do “Projeto Bioaqua”. Em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) nos últimos seis anos, a empresa de energia desenvolve o projeto de pesquisa e desenvolvimento que objetiva avaliar a qualidade ambiental dos reservatórios do Complexo Hidrelétrico de Lajes, da Light, partindo do monitoramento da fauna de peixes, répteis e anfíbios e de bioindicadores. Outro importante viés do “Bioaqua” é a interação com as comunidades de alunos, instaladas no entorno dos reservatórios, por meio de um subprojeto de educação ambiental. O projeto privilegia o cuidado que a população deve ter com os recursos hídricos, mostrando a importância da prevenção da poluição e a proibição de práticas nocivas, tais como queimadas, desmatamentos, pesca predatória, caça e aterros, entre outras.

Por meio do “Projeto Bicho Solto”, que também será tema de palestra, o público vai conhecer como é a relação de animais silvestres com a floresta e, também, da mesma com a qualidade e produção de água. Além disso, a palestra vai repassar informações sobre a ilegalidade do tráfico de animais silvestres.

O “Bicho Solto” é um de projeto do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA-RJ, localizado em Seropédica, que conta com a parceria da Light. O Reservatório de Lajes vem sendo avaliado pelo CETAS para certificação como uma das áreas de soltura de animais silvestres, que são apreendidos em operações contra o tráfico pelo IBAMA e Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro. Entre os animais, estão principalmente os pássaros, importantes no processo de dispersão de sementes na floresta do entorno do reservatório, já que o desenvolvimento e a preservação da floresta contribuem para melhorar a produção e a qualidade da água.

Durante as comemorações, os alunos terão oportunidade de visitar o Reservatório de Lajes e o Clube de Pesca de Piraí.

Meio Ambiente - Pelos reservatórios da Light passam 96% da água consumida pelas populações da capital e de municípios da Região Metropolitana. Deste total, 85% são provenientes do rio Paraíba do Sul e 11% do reservatório de Ribeirão das Lajes, localizado nas cidades de Piraí e Rio Claro. As condições especiais de preservação do reservatório de Lajes garantem a excelente qualidade da água que chega às estações de tratamento da companhia de águas e esgotos, no Rio de Janeiro. Todas as usinas, subestações e instalações associadas ao Parque Gerador da Light são certificadas nas normas NBR ISO 9001 (Qualidade), NBR ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional).

.Programação.: Dia 22 e 23 - Palestras Bioaqua e Bicho Solto em Piraí (Clube Agremiação Piraiense) e Rio Claro (Câmara Municipal) – 9h às 11h. | Dia 25: Visita ao Clube de Pesca e ao Reservatório de Lajes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira