Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 10:50

Rio das Ostras no combate ao aquecimento global


Cartão-postal da cidade às escuras e concerto à luz de velas.

Rio das Ostras, cidade visitada e conhecida por suas belas praias e paisagens naturais, está engajada na preservação do meio ambiente e preocupada com as mudanças climáticas que acontecem ao redor do mundo. O município é o primeiro do interior fluminense a aderir este ano ao movimento Hora do Planeta, promovido no país pela WWF Brasil, no próximo dia 27 de março.

Durante o ato simbólico, o principal cartão-postal da cidade, a ponte sobre o rio das Ostras vai ficar às escuras por uma hora, das 20h30 às 21h30. No mesmo horário, a principal praça do centro da cidade, a Praça José Pereira Câmara, vai ficar mais charmosa. É que a Banda da Guarda Municipal faz um concerto à luz de velas para a população. Além disso, luzes de prédios públicos, incluindo a sede da Prefeitura, também serão apagadas em adesão à Hora do Planeta.

Na cidade, o movimento está sendo coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação. Os moradores também podem aderir ao movimento acessando o site [ www.horadoplaneta.org.br]. É importante se cadastrar para a cidade efetivamente marcar presença na ação contra o aquecimento global.

"No ano passado, fomos um dos pioneiros na adesão à primeira edição brasileira da Hora do Planeta. A repercussão foi tão grande que, logo que soubemos do movimento, decidimos participar ativamente. Estamos atentos aos impactos das mudanças climáticas no mundo e vamos mostrar isso apagando nosso maior monumento. O nosso núcleo de educação ambiental também está visitando as escolas, divulgando o projeto e pedindo adesão de todos", explicou Max José de Almeida, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Ao redor do mundo - A Hora do Planeta começou em 2007, envolvendo apenas moradores de Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades aderiram ao movimento. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, a ação superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos do mundo, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor e do Congresso Nacional no Brasil, ficaram uma hora no escuro.

A ação simbólica é uma forma de mostrar a preocupação da população de todo o globo terrestre com o aumento nos níveis médios de temperatura. No último século, os termômetros registraram um acréscimo de 0,8ºC. Caso a Terra seja comparada com o corpo humano - ambos são organismos vivos-, pode-se dizer que ela está com febre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira