Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 10:50

Cabral e Lula abrem Fórum Urbano Mundial


O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral participaram, no dia 22 de março (segunda-feira), da abertura do Fórum Urbano Mundial, que acontece de 22 a 26 de março no Píer Mauá. Primeiro a falar, o governador do Rio discorreu sobre os investimentos realizados em parceria com o governo federal e convidou os visitantes estrangeiros, incluindo as autoridades de outros países, a visitar as favelas cariocas que já possuem UPPS (Unidades de Polícia Pacificadora), para verificar in loco as mudanças provocadas pela nova política de segurança pública estadual, pautada na ideia de polícia comunitária.

- Este estado é a síntese do Brasil, o Rio é o estado da arte, de um povo trabalhador, criativo. O Rio tem sido um exemplo de mudança de qualidade de vida nos últimos anos. Sugiram que visitem, além das belezas naturais e pontos turísticos, os complexos de favelas que sofreram mudanças radicais no lazer e na cidadania. Pessoas estão saindo de barracos para morar em lugares dignos, estão deixando a lama e andando em ruas asfaltadas. Vale a pena ver esta experiência de pacificação de nossas comunidades que não estão mais sob o jugo do poder paralelo – disse.

O presidente Lula encerrou a primeira parte da abertura do Fórum falando sobre as transformações no Brasil, que incluem uma maior distribuição de renda, o aumento da empregabilidade, saneamento básico, mais moradias, entre outros assuntos. Entretanto foi bastante breve, justificando a opção de não mais usar o discurso preparado devido ao forte calor.

- Nós estamos neste momento da história brasileira provando que é possível construir uma nova política urbana nos países em desenvolvimento. No século 21, nosso governo teve que projetar uma estrutura para dar mais qualidade de vida ao seu povo, e fazer a reparação por conta dos governos passados. Pode olhar, pode escolher, pois temos investimento em muitas cidades. Houve tempo em que não era prudente realizar saneamento básico, por exemplo. As pessoas achavam que o que era importante era fazer viaduto. A pequenez de muita gente que governou foi não perceber a importância de uma criança poder brincar na rua sem estar pisando em esgoto. Estamos passando por um momento em que há uma política de assentamento, levamos luz elétrica a 12 milhões de brasileiros que moram no meio do mato, estamos fazendo muitos investimentos. Vocês podem visitar prefeitos, e até intelectuais que não concordam com o governo, mas os números falam mais que as palavras.

Antes do final da cerimônia, Lula participou de uma audiência com a delegação Bielo-Rússia em uma sala reservada. Cabral e o presidente saíram juntos do evento por volta de 13h40.

Estavam presentes na abertura do 5º Fórum Urbano Mundial autoridades como a diretora do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, Anna Tibaijuka, o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, o vice-presidente das Filipinas, Noli de Castro, além do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do vice-governador e secretário de Obras, Luis Fernando Pezão, do ministro Márcio Fortes e da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, que entregou o prêmio ‘Khalifa Habitat’ a Ricardo Gouveia, diretor-presidente da Fundação Bento Rubião.

A ONU-Habitat e o Governo do Brasil realizam em parceria a quinta sessão do Fórum Urbano Mundial, principal evento de urbanismo do mundo, entre os dias 22 e 26 de março nos armazéns da zona portuária do Rio de Janeiro. O Fórum foi estabelecido pelas Nações Unidas para discutir a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, e políticas. Debates, mesas redondas, assembléias, serão promovidas nos dias de evento. | Julia de Brito/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira