Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 10:58

No Dia Mundial da Água, Liquigás Distribuidora destaca a importância do "Projeto Efluente Zero"


A Liquigás Distribuidora (distribuidora de GLP da Petrobras Distribuidora) implantou em todas as suas unidades de engarrafamento o “Projeto Efluente Zero”, que se alinha às discussões sobre a preservação dos recursos hídricos, evidenciadas no dia 22 de março (segunda-feira), Dia Mundial da Água. A companhia se tornou a primeira do Sistema Petrobras a fazer o reuso dos efluentes industriais em 100% das plantas operativas. A Liquigás já havia sido pioneira desta ação entre todas as distribuidoras de GLP do Brasil.

O crescimento das empresas do Sistema Petrobras sempre esteve diretamente relacionado ao respeito socioambiental e é seguindo este preceito que a Liquigás vem investindo fortemente na implantação de sistemas que permitam a companhia operar de forma sustentável. Este projeto consolida a posição da Liquigás como uma empresa social e ambientalmente responsável, agregando a preservação ambiental à melhoria de sua eficiência operacional.

Através do Projeto Efluente Zero, as unidades operacionais da Liquigás não realiza o descarte no meio ambiente dos efluentes de origem industrial gerados nas atividades das unidades de engarrafamento e distribuição de GLP. Ele tem como princípio a implantação de sistemas de tratamento capazes de gerar água com a qualidade requerida para reuso no próprio processo produtivo.

Sob o aspecto ambiental o reaproveitamento da água tratada nos processos internos e a ausência de descarte trazem grandes benefícios, como a não poluição de rios, lagos e da água subterrânea, contribuindo assim para a preservação dos recursos hídricos.

O projeto proporciona uma redução de até 43% do consumo de água no processo de engarrafamento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o que resultará em ações efetivas de proteção ambiental com expressivos benefícios econômicos.

Nesse sentido, o projeto alcançou uma redução de cerca de 90% nos investimentos em sistemas de tratamento de efluentes necessários para atender a legislação ambiental e de aproximadamente 1,6% do total dos custos operacionais da empresa.

Essas reduções de gastos se traduzem na não utilização de produtos químicos necessários ao tratamento dos efluentes que são descartados no meio ambiente, bem como no menor consumo de água captada dos sistemas públicos ou de poços artesianos.

A gestão dos recursos hídricos se tornou uma das prioridades dentro da empresa. A Liquigás também incentiva projetos para a redução do consumo de água, realizando debates diários e campanhas sobre o uso racional entre os colaboradores. Nessas prioridades está incluído ainda o aproveitamento das águas pluviais por meio de captação e armazenamento, uma nova ação responsável em fase de experimentação nos Centros Operativos de Passo Fundo (RS) e de Duque de Caxias (RJ) - esse último a mais nova Unidade da Liquigás, inaugurada em janeiro de 2010.

Por conta de suas ações de responsabilidade socioambientais, a Liquigás recebeu em dezembro último, em Porto Alegre, o V Prêmio Responsabilidade Ambiental, organizado pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e conferido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul às entidades e personalidades com reconhecido destaque por ações e projetos em favor do desenvolvimento sustentável.

Perfil- A Liquigás é líder no mercado de botijões de gás de 13 kg e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo do Brasil. Além de gás para uso doméstico, em embalagens de 2, 5, 8 e 13 kg, fornece produtos e serviços na modalidade a granel para indústria, comércio, agricultura, pecuária, condomínios, hotéis, entre outros. Possui uma rede com cerca de 4.000 revendedores e atende aproximadamente 35 milhões de consumidores residenciais, além de 25.000 clientes abastecidos com GLP a granel. A empresa conta atualmente com 3.250 funcionários. Em 2009, registrou um faturamento bruto de R$ 3,34 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira