Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2007 - 15:12

Tubarões-lixa são apreendidos em Shopping de Itaipava


Na semana passada recebemos denúncia de uma entidade local (AnimaVida) sobre a exposição de três tubarões-lixa no Shopping Arcadia Mall, de Itaipava (RJ). Em contato com o IBAMA (CGFIS - Divisão de Fiscalização de Fauna) constatou-se que a empresa responsável pela exposição, chamada Mar Brasil, já havia sido autuada por expor os animais sem a autorização do Ibama e que dos oito animais sob sua responsabilidade cinco já tinham morrido.

O Projeto Tubarões no Brasil (Protuba) organizou então uma ação conjunta com o IBAMA-RJ e a Fundação RioZoo (Prefeitura do Rio) para apreender os tubarões ,dia 25 de maio (sexta-feira). O Ibama realizou a apreensão dos animais e a autuação dos responsáveis e a Fundação RioZoo atuou no transporte para o Rio de Janeiro e na guarda dos animais. A ação contou também com o apoio da Polícia Militar (26ª Batalhão-Petrópolis-RJ). A equipe do Projeto Tubarões no Brasil acompanhou a ação e deu o apoio logístico e técnico.

O tubarão-lixa ou Lambaru (Gimglymostoma cirratum) é uma espécie com alto risco de desaparecimento na natureza e está listada no Anexo I da Instrução Normativa nº 5 do IBAMA (Ministério do Meio Ambiente) como espécie ameaçada de extinção. Como tal, é considerada Fauna Silvestre, sendo protegida por lei (art. 29 da Lei 9.605). Para manter, expor, utilizar, capturar ou transportar um animal da fauna silvestre somente com a autorização do IBAMA.

É preciso que a sociedade saiba que essas exposições intineirantes de tubarões-lixa nos shoppings, por todo o Brasil, são proibidas por lei e que seus responsáveis estão cometendo crime ambiental. Com o claro objetivo de aumentar o fluxo de clientes, os shoppings contratam essas empresas responsáveis pelas exposições e ambas se utilizam dos animais em exclusivo benefício próprio, ainda que aleguem uma pretensa educação ambiental. Como são exposições intinerantes, além das instalações e manuseios inadeqüados, há o agravante do contínuo estresse provocado pelos incessantes deslocamentos dos animais em caixas de transporte. Não é por outra razão que metade do plantel da empresa Mar Brasil já morreu.

Os três tubarões-lixa apreendidos (um macho de 12 anos e 1,8m, uma fêmea de 10 anos e 1,6m e uma macho de 5 anos e 1m) foram colocados em um recinto apropriado da Fundação RioZoo (Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro) e lá permanecerão até que se resolva qual o melhor destino para os animais. O ideal seria a soltura em seu ambiente natural, mas para isso será necessário saber de onde vieram (a qual população pertencem), se nasceram em cativeiro, se estão sadios e se têm condições de readaptação à natureza. Caso a soltura não seja possível por questões logísticas ou científicas os tubarãos poderão ficar definitivamente na Fundação RioZoo, que está absolutamente apta a dar-lhes um tratamento adeqüado. Esse assunto será analisado em conjunto pelo Ibama, Fundação RioZoo e Projeto Tubarões no Brasil.

- Esse é mais um bom exemplo da importância das denúncias, somente com a ajuda e a participação de todos poderemos fazer a diferença em favor da preservação da Natureza – lembra Szpilman.

O Projeto Tubarões no Brasil, criado e gerenciado pelo Instituto Ecológico Aqualung, é um Projeto de Preservação das Espécies de Tubarões no Litoral Brasileiro que visa a proteger e preservar as populações de tubarões em nossas águas. O Instituto Ecológico Aqualung, fica na Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010, telefones (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030 | Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021 | E-mail: [email protected] | Site: http://www.institutoaqualung.com.br e o Protuba - http://www.institutoaqualung.com.br/protuba.html

Marcelo Szpilman, Biólogo Marinho formado pela UFRJ, com Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes, Aqualung Guide to Fishes, Seres Marinhos Perigosos, Peixes Marinhos do Brasil, e Tubarões no Brasil, e de várias matérias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no informativo do instituto. atualmente, marcelo szpilman é diretor do instituto ecológico aqualung, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (Protuba) e membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira