Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2007 - 15:12

Colgate-Palmolive promove educação ambiental no Viva a Mata 2007

Visitantes do evento organizado pela SOS Mata Atlântica participarão de oficinas de origami, aprenderão sobre o consumo consciente e conhecerão em detalhes os dez anos de parceria com a ONG por meio da marca Sorriso Herbal

No ano em que comemora uma década de parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a Colgate-Palmolive marca sua presença mais uma vez no Viva a Mata, mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica que será realizada de 25 a 27 de maio, das 10h às 18h, na Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Depois do sucesso com o “quilling” (artesanato com papel enrolado) no ano passado, a marca Sorriso Herbal agora destaca o origami, arte japonesa de dobradura em papel. A idéia é mostrar ao público visitante que o papel pode ter várias utilidades antes de ser descartado, até virar uma obra de arte.

Quem irá ensinar como fazer origamis de peixe, sapo, tsuru (pássaro tradicional do Japão), porta-retrato e caixinha serão os monitores e integrantes ClubECO, o Clube de Ecologia criado em novembro de 2001 pelos funcionários voluntários da Colgate-Palmolive.

No estande da Colgate-Palmolive, o público conhecerá os projetos desenvolvidos pela marca Sorriso Herbal e a SOS Mata Atlântica, parceiros há dez anos em diversos projetos voltados para a preservação desse ecossistema e a recuperação dos danos ambientais causados à Mata Atlântica, por meio do plantio e do desenvolvimento das comunidades que habitam essas regiões, valorizando suas identidades física e cultural. Para isso, a empresa destina parte das vendas dos produtos da linha Sorriso Herbal para a SOS Mata Atlântica.

O público poderá aprender sobre a importância de preservar os recursos naturais, por meio de materiais explicativos sobre os procedimentos que deve adotar em relação a cada um dos elementos da natureza: terra, água e ar. Além disso, serão promovidos sorteios de camisetas e kits, e distribuídas mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, como o pau-brasil, cultivadas nos viveiros mantidos em três unidades da Colgate-Palmolive.

Para neutralizar o Carbono que foi emitido na realização do estande, os voluntários irão plantar em uma área de reflorestamento 30 mudas nativas. Desta forma, eles pretendem demonstrar aos visitantes que a natureza precisa receber créditos para mantermos um equilíbrio no meio ambiente.

Dez anos de proteção -A Colgate-Palmolive está comprometida com o bem-estar das pessoas e proteção do meio ambiente. Com base nesta filosofia, desde o lançamento do creme dental Sorriso Herbal, em 1997, parte da receita adquirida com as vendas é destinada à fundação SOS Mata Atlântica.

Com isso, o público conhecerá os projetos desenvolvidos por meio desta parceria, que há dez anos torna realidade projetos que primam não somente pela ação imediata de preservação, mas principalmente, promovem a conscientização e educação ambiental junto ao maior número de pessoas, sobretudo àquelas que vivem nas áreas remanescentes da Mata Atlântica.

Linha Sorriso Herbal - A Colgate-Palmolive investiu em diversas ações para a campanha de Sorriso Herbal, entre elas está o novo site da marca (www.sorrisoherbal.com.br) que será apresentado para os visitantes. O estande conta com duas telas de plasma, para que o público tenha ainda mais informações sobre a marca e as iniciativas promovidas em parceria com a ONG, como o Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito, o Atlas dos Municípios da SOS Mata Atlântica, o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e o ClubECO.

Atlas dos Municípios da Mata Atlântica - O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica é uma iniciativa para acompanhamento da situação deste Bioma no País. Desde 1989, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, promovem o mapeamento e a monitoração dos remanescentes florestais e ecossistemas associados da Mata Atlântica.

O levantamento é feito a partir da análise de imagens de satélites e visitas de campo em 2.815 cidades de 10 dos 17 estados que abrangem esta área. Este projeto possui um viés – o Atlas dos Municípios – consolidado a partir do co-patrocínio da linha Sorriso Herbal.

Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito - Na região do Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, os recursos provenientes de parte das vendas dos produtos da linha Herbal resultou na estruturação do Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito.

Por meio de trilhas auto-guiadas, os visitantes conhecem princípios e técnicas para o manejo sustentável do palmito, além de entrarem em contato com a realidade do Vale, onde está a maior parcela contínua de Mata Atlântica do País. O centro recebe cerca de mil visitantes (escolas, produtores e ambientalistas) por ano.

A parceria entre Sorriso Herbal e a SOS Mata Atlântica viabilizou a produção de milhares de mudas do palmito-juçara e fez da história, realidade.

Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica -Por meio da marca Sorriso Herbal, a Colgate-Palmolive é a única patrocinadora do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. O evento é promovido há 5 anos pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio da Fundación Biodiversidad da Espanha.

Os objetivos do prêmio são promover o jornalismo ambiental no Brasil, fomentar a produção de reportagens sobre a biodiversidade e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais para os meios televisivos e impressos anualmente.

Clubeco, uma iniciativa da Colgate-Palmolive - Fortalecer o tema de preservação da natureza por meio de conceitos de cidadania e educação ambiental foi o que levou à idealização de um Clube de Ecologia Sorriso Herbal. Esta ação integra as metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável, tendo por princípio a relevância dos impactos ambientais e sociais.

O ClubECO, criado em novembro de 2001, conta com 140 voluntários, entre funcionários, familiares e amigos. Todos recebem treinamentos sobre educação ambiental para difundir princípios de preservação do meio ambiente a colegas e, principalmente, estudantes. Essas pessoas, comprometidas com a preservação ambiental e com a cidadania, dedicam seu tempo e esforços para promover o bem-estar em nossa sociedade.

Viva a Mata 2007 - Em sua terceira edição, o Viva a Mata faz do Dia da Mata Atlântica (27 de maio) um marco no envolvimento da população em geral e da rede de pessoas e instituições que atuam em favor da proteção de seu patrimônio. Em 2006, cerca de 60 mil pessoas compareceram às atividades de lazer, debates, palestras e mobilizações que ocuparam o Parque Ibirapuera, em São Paulo, num único fim de semana. Com a mesma proposta, o Viva a Mata 2007 inclui uma programação de atividades e surpresas que, dessa vez, fazem parte do momento histórico de atuação pela Mata Atlântica com sua Lei aprovada em dezembro de 2006.

O Viva a Mata 2007, de 25 a 27 de maio (sexta-feira a domingo),das 10h às 18h, Marquise do Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/no - Portão 03.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira