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26/03/2010 - 09:23

Travelport planta 184 árvores para compensar as emissões de gases de efeito estufa do 33º Encontro Braztoa

Empresa promove ação ambiental com o objetivo de estimular a compensação voluntária entre os profissionais da área de turismo.

São Paulo- A Travelport, empresa líder em soluções para o processamento de transações de operadoras de viagens, investiu no plantio de 184 mudas para compensar o gás carbônico (CO2) emitido pelas atividades do 33º Encontro Braztoa (ECB), que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. As árvores foram plantadas com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica.

Idealizada pela companhia norte-americana, a iniciativa faz parte da campanha “Por um trade mais verde”, cujos objetivos são investir em projetos ambientais para compensar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e estimular a compensação voluntária dessas emissões.

Trata-se da segunda vez que a companhia promove a ação. “A Travelport já teve esta iniciativa em outros eventos no Brasil. Aqui no 33º ECB 2010, ela foi ainda mais abrangente, pois calculamos as emissões não só das caravanas terrestres, como das aéreas também”, declarou António Loureiro, diretor geral para a Travelport Portugal e Brasil.

Para chegar ao número de árvores necessárias a fim de compensar as emissões de CO2 emitidas direta e indiretamente pelo evento, a consultoria Keyassociados levantou as fontes de emissão de gases de efeito estufa do evento e quantificou-as com base em informações fornecidas pela Travelport e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Nesse levantamento, ficou constatado que, ao final do encontro, serão emitidos 25,73 tCO2e (gás carbônico equivalente), número que também inclui o deslocamento dos envolvidos na organização do evento.

O programa de compensação de emissões conta com o Selo Plantamos Árvores, concedido pelo Instituto Totum em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que autentica o desenvolvimento de todo o projeto. “Esse tipo de ação é muito importante porque dá grande visibilidade aos projetos de compensação de emissões, contribuindo não só para a compensação em si como para a divulgação dessa prática para um grande público, estimulando que outras empresas adotem estratégias semelhantes”, elogia a consultora do Instituto Totum Cláudia Veiga Jardim.

Além de subsidiar o plantio de mudas para a compensação das emissões relativas ao evento, a Travelport deixou à disposição de visitantes e expositores uma calculadora ambiental no site [http://www.travelportbrasil.com.br/porumtrademaisverde]. Desenvolvida pela Keyassociados, a ferramenta mede as emissões de CO2 geradas pelo transporte de cada um ao evento e informa quantas árvores nativas da Mata Atlântica devem ser plantadas para que tais emissões sejam compensadas. Essa indicação leva em conta pesquisa da própria consultoria e da SOS Mata Atlântica segundo a qual, em média, uma árvore nativa da Mata Atlântica seqüestra 140 Kg de CO2 equivalentes em 20 anos.

“É uma honra muito grande participar, em parceria com a Travelport, de um programa de conscientização ambiental tão forte. O turismo sobrevive do meio ambiente. Compensando as emissões de gás carbônico, estamos investindo em nosso próprio negócio”, disse Eduardo Barbosa, presidente da Braztoa.

Travelport - A Travelport é provedora de serviços e líder em soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens. A Travelport é formada pela divisão do sistema de distribuição global (GDS), que inclui as marcas Worldspan e Galileo; pela GTA, provedora multicanal líder em serviços de hotelaria e terrestres; E a Airline IT Solutions, que hospeda aplicativos cruciais para desempenho e oferece soluções corporativas e de análise de dados para grandes companhias aéreas. Com receita de 2,2 bilhões de dólares em 2009, a Travelport opera em 160 países e tem cerca de 5.400 funcionários. A empresa trabalha com cerca de 87 mil redes hoteleiras e 430 companhias áreas.

A Travelport também possui cerca de 48% da Orbitz Worldwide (NYSE: OWW), líder mundial entre as agências online de viagens. A Travelport é uma companhia privada, propriedade do The Blackstone Group, da One Equity Partners, da Technology Crossover Ventures e da administração da Travelport.

Braztoa - Criada em 1986, a COBRAT – Câmara dos Operadores Brasileiros de Turismo, foi a primeira iniciativa associativa de sucesso entre operadores brasileiros, que tinham foco na operação turística doméstica. Em 1989, surgia outra iniciativa, desta vez entre os operadores com foco no turismo emissivo internacional, denominada BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadores de Turismo (sigla justificada pela tradução em inglês Brazilian Tour Operators Association).

Entendendo a existência de uma série de agendas comuns, em 1994 as entidades COBRAT e BRAZTOA se uniram, buscando o fortalecimento das operações turísticas brasileiras e maior representatividade. Assim, a entidade passa a se chamar Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – BRAZTOA, associação civil sem fins lucrativos, congrega operadoras turísticas brasileiras especializadas na organização, promoção e execução de programas turísticos, bem como representantes de empresas transportadoras e hoteleiras.

Hoje, a Braztoa é a mais importante e representativa entidade do turismo no Brasil, com abrangência nacional, com mais de 70 associados entre empresas de representação de produtos internacionais e operadoras turísticas, legalmente constituídas e especializadas na organização, promoção e execução de programas turísticos, individuais ou coletivos, vendidos ao consumidor, preponderantemente, por meio das agências de viagens. Seus associados são responsáveis por mais de 4 mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 15% dos bilhetes aéreos emitidos no país.

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