Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

CEBDS e Governo Brasileiro apresentam na COP 12 evento sobre mecanismos de desenvolvimento limpo

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS realizou, no último dia 11 de novembro de 2006, o evento do Brasil na Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima COP 12/MOP 2, que acontece até dia 17 na capital do Kênia, Nairobi, na África.

Com o título “CDM in Brazil: win-win solutions for global climate and development”, o evento despertou grande interesse do público e foi assistido por pessoas de diversas partes do mundo, representantes dos países africanos, dos países desenvolvidos e da América Latina. O objetivo do evento foi divulgar as ações do CEBDS e suas empresas em torno do tema da mudança do clima e os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (CDM), para um público de investidores, governos, consultores e tomadores de decisão.

Na abertura do evento a secretária executiva do CEBDS, Marina Grossi, fez uma breve exposição demonstrando o impacto, a percepção do tema, as oportunidades e os riscos para o setor empresarial brasileiro. Em seguida o chefe negociador da Delegação Brasileira, Min. Luis Alberto Figueiredo, fez um relato político da posição brasileira sobre o assunto. Ele afirmou que não há dúvida sobre a manutenção do Tratado de Kyoto para o período pós 2012. Segundo ele, os países em desenvolvimento estão fazendo mais pelo clima do que os países desenvolvidos.

O secretário-executivo da Autoridade Nacional Designada, Domingos Miguez, relatou o arcabouço jurídico do Brasil em relação aos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (CDM), bem como a relevância desses mecanismos para a mitigação dos gases de efeito estufa no mundo. Segundo ele, a pouca ação doméstica dos países desenvolvidos vem fazendo com que boa parte da mitigação seja feita via CDM com os países em desenvolvimento e destacou a importância desse aporte de recursos para na balança comercial brasileira.

Na segunda parte do evento foi feito um relato sobre o funcionamento do CEBDS, as ações de capacitação realizadas na Câmara Técnica de Mudança do Clima e o papel das alternativas já existentes no Brasil para a redução dos gases de efeito estufa, como por exemplo o biodiesel e o H-Bio, desenvolvidos pela Petrobras, e a nova tecnologia do carvão renovável, desenvolvida pela Plantar.

Também foi mencionada a ação de incentivo ao mercado de carbono da BM&F, que permite inclusive o registro dos PINs (Project Ideas Notes). Está previsto para o final desse ano o lançamento da plataforma de mercado de carbono da BM&F. A PricewaterhouseCoopers encerrou o evento relatando sua pesquisa sobre os projetos de CDM no Brazil.

O encerramento do evento avançou 30 minutos na programação devido ao grande interesse da platéia que fez várias perguntas. Todas as palestras estarão disponíveis em breve no site do CEBDS (www.cebds.org) no espaço referente as atividades da Câmara Técnica de Mudança do Clima e Energia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira