Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2010 - 09:13

Mesas redondas divulgarão norma dos "Produtos Químicos, utilizados no tratamento de água para consumo humano"

O ciclo de reuniões será iniciado pela região Norte do Brasil .

O ciclo de mesas redondas que deverão divulgar a NBR 15784/2009 - "Produtos Químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano - Efeitos à Saúde - Requisitos" começa a partir do dia 15 de abril, pela cidade de Belém (PA) [veja no quadro a programação completa] . A divulgação dessa norma é imprescindível ao bom desempenho das companhias de saneamento do País, sendo o público-alvo das reuniões constituído de empregados de concessionárias públicas de água e esgoto, fornecedores de produtos químicos, representantes de laboratórios de análises e órgãos de saúde.

A elaboração da NBR 15784/2009 - "Produtos Químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano - Efeitos à Saúde - Requisitos" contou com a participação de membros da Câmara Técnica de Controle de Qualidade de Água da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) e durou cerca de cinco anos.

A norma foi publicada no dia 9 de dezembro e é pioneira no Brasil por definir os limites das impurezas nas dosagens máximas de uso indicadas pelo fornecedor do produto, de forma a não causar prejuízo à saúde humana.

O controle dos produtos químicos utilizados no tratamento da água é uma exigência estabelecida pela Portaria nº 518/04, do Ministério da Saúde. Essa portaria define os procedimentos adequados ao controle de qualidade da água. A norma ABNT NBR 15784/2009 surgiu a partir dessa necessidade. A normatização pretende fornecer diretrizes para fabricantes e fornecedores de produtos químicos, consumidores e organismos de certificação, objetivando o controle da qualidade dos produtos utilizados no tratamento de água para consumo humano, com o enfoque na proteção da saúde da população consumidora.

A norma técnica é o resultado do trabalho realizado no âmbito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por representantes de Companhias de Saneamento, de fornecedores de produtos químicos, de laboratórios e instituições de pesquisa, tendo contado ainda com representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), durante a sua elaboração.

Programação: Região Norte Belém-PA -15/04 | Região Nordeste Salvador-BA -10/06 | Região Centro-Oeste Cuiabá-MT -26/08 Região Sul Florianópolis-SC -21/10 | Região Sudeste Não foi agendada mesa redonda para essa região, pois a maioria das reuniões de elaboração foi realizada nos estados que a compõe.

AESBE - A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais – Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos que há 24 anos representa as empresas estaduais de água e esgoto do País. Juntas, essas companhias atendem a 3943 municípios, ou seja, 76% da população urbana brasileira. Tem sede no Distrito Federal e dentre seus objetivos está o de zelar pelo interesse de suas associadas, promovendo o contínuo aperfeiçoamento técnico, por meio do intercâmbio de experiências, além de elaborar e divulgar estudos e trabalhos diversos. Para saber mais, acesse: www.aesbe.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira