Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2010 - 10:42

Para Cogen, ambiental expo 2010 será um marco na indústria da mitigação dos impactos ambientais


Segundo a entidade, a Feira é bastante oportuna já que, no contexto atual, todas as Nações estão empenhadas no estabelecimento de políticas públicas de mudanças do clima.

São Paulo, abril de 2010 - Marcada para os dias 27, 28 e 29 de abril, acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a segunda edição da AMBIENTAL EXPO 2010 (Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente), versão latino-americana da consagrada Pollutec (França) - maior evento de meio ambiente do mundo. A Feira apresentará sistemas, soluções, inovações e tendências para empresas e governos no que se refere ao setor de Saneamento e Meio Ambiente.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com a ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), a AMBIENTAL EXPO abrange seis importantes setores: Ar, Saneamento, Solo, Ruído, Resíduos e Energia.

Em entrevista concedida à assessoria de imprensa da AMBIENTAL EXPO, Carlos Roberto Silvestrin, Vice-Presidente Executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), fala sobre as parcerias público-privadas, o que tem sido feito para evitar os impactos ambientais gerados pela construção de barragens, os desafios para preservar o meio ambiente, a importância da Feira e as expectativas do evento. Confira:

.AMBIENTAL EXPO - O que representam as parcerias público-privadas para o setor? Aqueceu o mercado? . Carlos Roberto Silvestrin - As parcerias público-privadas na indústria de cogeração de energia têm sido motivadas principalmente nos aspectos regulatórios visando criar condições indutoras para a cadeia produtiva da cogeração de energia, com destaque para a biomassa da cana, na produção e comercialização de bioeletricidade.

Desde o início das atividades de comercialização dos excedentes de bioeletricidade da indústria da cana de açúcar já foram comercializados 5.400 MW. Para o período 2011-2020 estamos desenvolvendo um programa que deverá elevar a oferta em mais 10.000 MW, que utilizará a biomassa disponível, em decorrência da expansão da produção de etanol e de açúcar.

Na cogeração e climatização a gás natural o mercado está se desenvolvendo na medida em que avançam os projetos de produção de gás natural, principalmente, na Bacia de Santos. Já temos comercializado 500 MW em projetos de pequena e média escala e um potencial identificado no Estado de São Paulo de mais de 3.400 MW, que demandam um consumo de aproximadamente 20 milhões de m³/dia.

. AE - Como evitar os impactos ambientais gerados pela construção de barragens? . Carlos – Os impactos ambientais existem em todos os projetos de infraestrutura. Os investidores têm atribuído prioridade na mitigação desses impactos, com a adoção de tecnologias mais indicadas em termos de eficiência energética e ambiental, além de investimentos em ações de conservação ambiental.

Merecem destaques os projetos de geração distribuída, que por suas próprias características e pela localização próxima das cargas reduzem os impactos ambientais ao mínimo, e até proporcionam balanços ambientais positivos, como é o caso da bioeletricidade sucroenergética.

.AE - Quais os principais desafios para preservar o meio ambiente? . Carlos - Os desafios incluem as tecnologias empregadas nos projetos de geração de energia e os processos utilizados na conversão das fontes primárias em energia útil para as atividades econômicas. Como exemplo podemos citar projetos de cogeração de produzem simultaneamente energia elétrica e utilidades industriais (vapor, água quente e fria), que possibilitam converter até 95% da energia primária em energia útil.

.AE - Como a entidade contribui com as questões ambientais? Quais as principais ações? . Carlos - A COGEN atua diretamente na cadeia produtiva da indústria de cogeração de energia, seja a partir do gás natural ou da biomassa da cana. Como são projetos de geração distribuída, por suas próprias características são mitigadores de impactos ambientais, e até proporcionam ganhos expressivos na liberação de CO2 para oferta ao mercado.

.AE - Qual a importância da AMBIENTAL EXPO? . Carlos - Todas as ações que promovem a disseminação de conhecimento sobre as questões ambientais são bem-vindas. A AMBIENTAL EXPO 2010 é um bom projeto, apoiado institucionalmente pela COGEN, que certamente será um marco na indústria da mitigação dos impactos ambientais decorrentes dos projetos energéticos, e de infraestrutura, em geral, com destaque para as questões relacionadas com emissões e resíduos em geral.

.AE - Quais as perspectivas da associação em relação ao evento? . Carlos - Pelas razões já expostas, a COGEN considera oportuna a realização da AMBIENTAL EXPO 2010, principalmente, no atual contexto em que todas as Nações estão empenhadas no estabelecimento de políticas públicas de mudanças do clima, que certamente proporcionarão no médio e longo prazo melhores condições de qualidade de vida. | Antonio Júnior/CommunicaBrasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira