Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2010 - 12:15

Para ABCE, é importante que os investimentos na área produtiva sejam articulados com a área ambiental


São Paulo - De 27 a 29 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, acontece a segunda edição da AMBIENTAL EXPO 2010 (Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente), versão latino-americana da consagrada Pollutec (França), maior evento de meio ambiente do mundo. A Feira apresentará sistemas, soluções, inovações e tendências para empresas e governos no que se refere ao setor de Saneamento e Meio Ambiente.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com a ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), a AMBIENTAL EXPO 2010 abrange seis importantes setores: Ar, Saneamento, Solo, Ruído, Resíduos e Energia.

Um dos grandes desafios na preservação do meio ambiente para a Associação Brasileira de Consultoras de Engenharia (ABCE) é fazer com que o planejamento de investimentos das diversas áreas produtivas da economia seja articulado com a área ambiental para que o desenvolvimento possa ocorrer com as melhores opções para a sociedade brasileira.

A Diretora Executiva da ABCE, Sílvia Calou, ainda destacou a importância da AMBIENTAL EXPO 2010 por trazer questões do meio ambiente para o foco das discussões regulatórias e, principalmente, tecnológicas.

Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida à assessoria de imprensa da AMBIENTAL EXPO 2010.

AMBIENTAL EXPO - O que representam as parcerias público-privadas para o setor? Aqueceu o mercado? . Sílvia Calou - As parcerias público-privadas estão presentes nos novos grandes projetos de expansão da geração do setor elétrico e parecem ser a única forma de viabilizá-los tendo em vista o resultado dos últimos leilões.

AE - Como evitar os impactos ambientais gerados pela construção de barragens? . Sílvia - O setor elétrico tem grande experiência na construção de barragens o que permitiu ao país já dispor de uma das matrizes elétricas mais limpas do planeta. Para manutenção desta condição, prevista no Plano Nacional de Mudanças Climáticas, a priorização deve permanecer na geração hidráulica, grande diferencial do país frente ao resto do mundo. Isto será possível ambientalmente, pois ao longo dos anos foram analisados e desenvolvidos mecanismos eficientes de mitigação e compensação dos impactos socioambientais dos projetos desta fonte.

AE - Quais os principais desafios para preservar o meio ambiente? . Sílvia - Os principais desafios são: 1. Ter um marco regulatório mais claro, principalmente no que se refere a: questões indígenas, competências para licenciar, Código Florestal, desenvolvimento sustentável dos potenciais hídricos e a regulamentação do Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

2. Fazer com que o planejamento de investimento das diversas áreas produtivas da economia seja articulado com a área ambiental para que o desenvolvimento possa, de fato, ocorrer com as melhores opções para a sociedade brasileira e constituam metas para serem perseguidas conjuntamente por todas áreas do governo, tendo como base o tripé do desenvolvimento sustentável – ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

AE - Como a entidade contribui com as questões ambientais? Quais as principais ações? . Sílvia - Temos nosso Comitê de Meio Ambiente e participamos do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico. Principais ações: desenvolvimento de estudos e elaboração de propostas de leis, resoluções para o aprimoramento do marco ambiental e interlocução junto ao IBAMA, MME, MMA e câmaras técnicas. Ação conjunta com CNI e Fiesp para diversos temas.

AE - Qual a importância da AMBIENTAL EXPO? . Sílvia - É um evento muito importante, pois traz a questão do meio ambiente para o foco das discussões regulatórias e, principalmente, tecnológicas.

AE - Quais as expectativas da associação em relação ao evento? . Sílvia - A expectativa é de que o evento ganhe cada vez mais espaço na agenda de negócios do País.

AE - Por que participar de um evento como a AMBIENTAL EXPO? . Sílvia - Atualização quanto às novas tecnologias e práticas ligadas ao meio ambiente e um grande networking de negócios.

AE - A AMBIENTAL EXPO é um Evento Responsável, já que firmou parceria com a consultoria Reclicagem, que promoverá a sustentabilidade do evento. Como a associação se preocupou com essa questão? . Sílvia - Já substituímos nossas reduzidas impressões para papel reciclado e fazemos economia de energia. | Por: Antonio Alves

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira