Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2010 - 09:31

Fundação SOS Mata Atlântica realiza a sexta edição do Viva a Mata, maior evento ambiental em prol da Mata Atlântica

Evento reúne iniciativas ambientais de todo Brasil e promove diversas atrações e atividades gratuitas entre os dias 21 e 23 de maio no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza, entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18h, a sexta edição do Viva a Mata - Mostra de Iniciativas e Projetos em prol da Mata Atlântica, na Marquise e numa grande tenda na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Aberto ao público em geral, o evento conta com uma ampla programação para marcar o Ano Internacional da Biodiversidade e para comemorar o Dia da Mata Atlântica, além de outras questões vitais ao Bioma, como a importância da sua preservação para a sociedade urbana. A programação conta com palestras, debates, exposições de projetos, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, mobilizações para ampliar a campanha “Exterminadores do Futuro”, entre outras manifestações, que farão parte das atividades que o Viva a Mata oferecerá gratuitamente aos seus visitantes. A iniciativa conta com o patrocínio do Banco Bradesco e apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Tam Linhas Aéreas e da Rádio Eldorado.

Entre os principais objetivos do evento estão a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), a promoção da troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação do Bioma e o fortalecimento do movimento ambientalista. “Mais de 80 mil pessoas participaram do evento em 2009. Isso mostra a força que tem o Viva a Mata, um dos mais importantes eventos ambientalistas do Brasil, e como seu papel mobilizador é fundamental para chamar a atenção da sociedade quanto à importância do Bioma Mata Atlântica em nossas vidas”, explica Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica.

O evento conta com cenografia criada pelo designer Nido Campolongo, desenvolvida a partir de materiais como garrafas PET e madeiras reaproveitadas de caixas de feira para seu uso sustentável e redução do impacto ambiental. Para isso, a SOS Mata Atlântica fará uma coleta de garrafas PET que ajudará a compor a decoração do Viva a Mata.

Palco do Caminhão - Durante os três dias de evento, o palco do caminhão itinerante da SOS Mata Atlântica se transformará em uma arena. Os destaques ficam por conta das atividades físicas realizadas pela Academia Ecofit; observação de Aves pelo parque com o Avistar; apresentação do grupo de teatro de bonecos Bichos da Mata; rodas de conversa e Bate-Papo com a rádio Eldorado e celebridades convidadas. Além dos debates sobre o Código Florestal e campanha “Exterminadores do Futuro” e a mobilização ‘O Futuro é Nosso e o Voto Também’.

Cerca de 100 projetos de conservação da Mata Atlântica realizados pela própria Fundação e por ONGs que atuam em todo o Brasil apresentarão seus trabalhos, divididos em estandes temáticos como Água, Amigos da Mata, Centro de Experimentos Florestais, Conservação Regional, Costa Atlântica, Educação Ambiental, Empresas & Mata Atlântica, Fauna e Flora da Mata Atlântica, Lagamar, Produtos sustentáveis, Reciclagem, Reservas Particulares e Restauração Florestal. Entre as atividades programadas nos estandes estão a apresentação de projetos, oficinas de reciclagem e jogos interativos, além de cartazes, painéis ilustrativos, maquetes e demonstração de produtos para explicar os vários projetos desenvolvidos pelas instituições no esforço de proteger a Mata Atlântica.

Auditório Oca de Papelão - No Auditório Oca de Papelão acontecerão, todos os dias, palestras e debates sobre temas como “Desastres ambientais na Mata Atlântica”, “A Mata Atlântica e as mudanças do clima no Nordeste”, “Pagamento por Serviços Ambientais e Conservação de Bacias”, ”Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil”, “Biodiversidade marinha a serviço do turismo sustentável” e ”Primatas da Mata Atlântica”, entre outros.

O evento contará com um encontro da Rede Nacional da Mata Atlântica e também a apresentação dos resultados do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, lançado em 2009, com o objetivo de restaurar 50 milhões de hectares do Bioma até 2050. “Vamos debater temas polêmicos; falar de legislação ambiental e da atividade do poder público em época de eleição é extremamente delicado, é por isso que queremos provocar na sociedade o pensamento da responsabilidade pelas suas atividades e o reflexo que isso pode causar no meio ambiente. Quem vota consciente, quem sabe de seus direitos, reconhece o quão importante eles são”, afirma o diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.

Novidades - Para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade, o evento terá no sábado (22/05) o Dia da Biodiversidade. No Auditório Oca de Papelão acontecerão palestras sobre diversidade e conservação de peixes marinhos na costa brasileira, o impacto do lixo na biodiversidade marinha do Brasil, o lançamento do livro “Biodiversidade nas Reservas Particulares” e outras atividades.

Este ano o projeto Clickarvore, que consiste no clique gratuito de internautas para doar uma árvore por dia, passará por mudanças. Após o site ter ficado 10 anos no ar e ter completado seu primeiro ciclo como um projeto sólido, será relançado com um novo conceito e nova metodologia para o reflorestamento de áreas degradadas da Mata Atlântica. O lançamento acontecerá no domingo (23/05), também no Auditório Oca. No mesmo dia, a SOS Mata Atlântica fará o lançamento do Guia do Plantando Cidadania, programa de educação ambiental e cidadania com voluntários que já atendeu mais de 10 mil alunos da rede municipal de São Paulo e comunidades com o objetivo de sensibilizá-los sobre as questões ambientais.

Projeto A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante - Lançado em maio do ano passado, durante o Viva a Mata 2009, o projeto visitou, até agora, 45 cidades situadas em oito estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para diversos lugares onde ocorre Mata Atlântica, o projeto conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apresentará, no evento, o fechamento deste primeiro ciclo anual. “Vamos mostrar ao público o que aprendemos durante esses 12 meses de viagem em que monitoramos rios, realizamos palestras e oficinas com temas voltados para a realidade local, jogos educativos, exibições de vídeos, entre diversas outras atividades. Para o desenvolvimento dessas ações, contamos com o envolvimento dos patrocinadores e o apoio do poder público e de organizações da sociedade civil de todas as regiões por onde passamos”, explica Camila Plaça, coordenadora do projeto. As conversas com a equipe do projeto acontecerão no próprio caminhão, que ficará exposto no evento. Após o término do Viva a Mata, o projeto dará início ao seu segundo ciclo anual, que acontecerá na região nordeste do País.

Campanha Os Exterminadores do Futuro - Lançada no último dia 10 de março, a campanha Os Exterminadores do Futuro tem o objetivo de mostrar para toda a sociedade o perigo que o Código Florestal e toda a legislação ambiental brasileira correm. No Viva a Mata, a Campanha terá um destaque especial, e entre as atividades do evento, destacam-se as atividades de mobilização com voluntários, que buscam ampliar a campanha. “O Viva a Mata será um momento em que a sociedade poderá participar ainda mais da campanha, podendo contribuir e tirar dúvidas para na eleição não eleger um dos Exterminadores do Futuro”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

Visitas monitoradas - Os professores de escolas públicas e privadas interessados em agendar visitas monitoradas e participar de atividades práticas podem se inscrever previamente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11)3055-7888 no ramal 7875. As visitas acontecem nos três dias de evento, das 9 às 17h. Com duração de uma hora, são abertas para estudantes acima de seis anos de idade reunidos em grupos de no máximo 42 alunos, com dois acompanhantes responsáveis. As vagas são limitadas e também podem se inscrever outros grupos não escolares. [ Site www.sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7888].

. Os expositores já confirmados para o evento - Projeto Tamar, PANGEA, AQUASIS, Projeto Coral Vivo, Instituto Marés, Instituro Vidamar, Instituto Baleia Jubarte, Instituto Sea Shepherd Brasil, Instituto Maracajá, Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte, Associação Mata Ciliar, Co d'art arte com pneus, Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, Instituto Amuirandê, Arte em Pneus, Associação Artesanal, Associação Pró-Muriqui, Associação Mico-Leão-Dourado, Associação Mucky de Proteção aos Primatas, CECO - Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental, RPPN Alto da Boa Vista, Associação de Proprietários de RPPN do Ceará, RPPN Alto Gamarra, RPPN Lemke, RPPN Mitra do Bispo, RPPN Reserva Maragato, RPPN El Nagual, RPPN Dona Benta e Seu Caboclo, Pólo Ecoturistico do Lagamar, Tereviva – Associação de Fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável, Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste, Valor Natural, Fundação Educacional e Cultural do Meio Ambiente Elvira G. Mascarin, Jaguatibaia Associação de Proteção, Signus Vitae Comercio e Elaboração de Estudos e Projetos Ambientais, Bioflora Restauração Florestal, Flora Londrina Viveiro Florestal Ltda, Eco Respect, Grupo Ambientalista da Bahia, Floresta Urbana, Associação de Mulheres Artesãs de Ponto Central e Hotel Fazenda Capoava.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira