Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2010 - 08:39

Baixada vai ganhar programa de reciclagem de resíduos da construção

Projeto da Secretaria do Ambiente do Estado foi anunciado durante Workshop de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Firjan.

Seis municípios da Baixada Fluminense irão ganhar, já no segundo semestre deste ano, um Projeto de Estruturação de Resíduos Sólidos, que prevê a instalação de “ecopontos”, onde a população poderá despejar entulho de obras, que serão destinadas à reciclagem. O anúncio foi feitono dia 20 de abril (terça-feira), durante a palestra do Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, Walter Plácido, no Workshop de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos da Construção e Demolição, organizado pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing, na Firjan. O projeto recebeu um aporte de verbas de R$ 28 milhões do Fecam – Fundo Estadual de conservação Ambiental.

O subsecretário estadual do Ambiente, Gelson Baptista Serva, também presente ao evento, detalhou que serão disponibilizados 110 “ecopontos”, ou Estações Transitórias de Entulho, nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis. Nestes espaços, os carroceiros e donos de pequenos carros de despejo de entulho poderão lançar seus resíduos como em um “drive thru”. Serão disponibilizadas caçambas para este fim. Caminhões poliguindastes e basculantes, além de pás carregadeiras também serão utilizadas, inclusive, para a limpeza das ruas, em um processo educativo da população.

“Este trabalho faz parte do Projeto Iguaçu, que cuida dos Rios Iguaçu, Sarapuí e Brotas, que desaguam na Baía de Guanabara. Não adianta trabalhar o complexo hídrico sem atuar diretamente nos resíduos que são lançados ali diariamente. Faremos também uma campanha publicitária de caráter educativo para conscientização da população, aliado a um processo permanente de vigilância, com a limpeza das ruas onde houver entulho de obra”, conta o subsecretário.

Outro ponto importante destacado por ele é a destinação do material recolhido. Serão criadas estações de transbordo e triagem e a inciativa privada será incentivada a criar áreas de beneficiamento de entulho. Paralelamente, acontecerá um programa de incentivo de uso dos resíduos reciclados nas obras públicas, tanto do Estado, como dos municípios envolvidos.

Walter Plácido apresentou um estudo de caso sobre o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos para os municípios da Baixada Fluminense, e o novo projeto foi o ponto alto de sua palestra.

Discutir possíveis soluções, ações preventivas e experiências bem sucedidas em cidades brasileiras para solucionar o problema de resíduos é o foco do Workshop sobre Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos - O Impacto dos Resíduos da Construção e Demolição, que está sendo realizado hoje - 20 de abril -, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Organizado pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing, empresa com mais de 20 anos de experiência na área de Saneamento Ambiental, o evento conta com apoio de empresas (Carioca Engenharia e Caenge Ambiental) e entidades como a ABRELPE, ABETRE, ABCE, ligadas às atividades de gestão de resíduos. O objetivo é pretende reunir técnicos das áreas de limpeza urbana das prefeituras, gestores públicos, engenheiros, arquitetos, empreiteiros, administradores, consultores, executivos dos governos federal, estaduais e municipais, ministérios, associações de classe, empresários, prestadores de serviços e universidades (públicas e privadas), ONGs e Ministério Público.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira