Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2007 - 09:39

Instituto Coca-Cola Brasil lança programa para recuperação de bacias hidrográficas


Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras reflorestará margens de rios para melhorar a qualidade e a quantidade da água, com o replantio de 3,3 milhões de árvores, a fase inicial conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, os recursos vêm da Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA e parceiros, além da venda futura de créditos de carbono.

O Instituto Coca-Cola Brasil lançou, dia 31 de maio, uma importante iniciativa de preservação ambiental: o programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras. Ele promoverá a recuperação de bacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares. O programa prevê o reflorestamento de 3 mil ha, com investimento R$ 27 milhões até 2011. A fase inicial será realizada na Serra do Japi, Alto Tietê, estado de São Paulo.

"É fácil defender o meio ambiente no ambiente dos outros. Difícil é defender o meio ambiente no nosso ambiente. Fico feliz de estarmos aqui com o propósito de fazermos o bem para o meio ambiente. Parabenizo o Instituto Coca-Cola Brasil por esta iniciativa", declarou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante evento de lançamento do programa, em São Paulo.

De acordo com o presidente da Coca-Cola Brasil, Brian Smith, o programa tangibiliza a visão da empresa, que tem a preservação do meio ambiente entre seus principais pilares de crescimento sustentável. "Água das Florestas demonstra o comprometimento do Sistema Coca-Cola Brasil com o meio ambiente. Com ele queremos fazer a diferença na recuperação de bacias hidrográficas, beneficiando as comunidades em seu entorno", explica.

O programa foi desenhado seguindo as regras do Protocolo de Kyoto para ser elegível ao mercado de carbono, que contempla a recuperação de áreas de florestas devastadas. Com isto, o Água das Florestas já nasce com uma possibilidade adicional de recursos para a sua sustentabilidade. Para tanto, a implantação do programa foi precedida por fases de estudo, pesquisa e planejamento, incluindo análises físico-químicas da água dos rios, realizadas pela consultoria Plant Inteligência Ambiental. Para desenhar e planejar o programa, a empresa identificou as necessidades da região e a disponibilidade de recursos materiais e técnicos para a sua realização. A Plant também foi contratada pelo Instituto Coca-Cola Brasil para efetuar os plantios e fazer seu acompanhamento, com apoio conjunto de instituições de pesquisa e universidades.

"Através do reflorestamento, o programa busca reverter o impacto negativo do desmatamento das matas ciliares tropicais brasileiras. Além da recuperação das florestas e dos rios, o replantio também terá impactos positivos na biodiversidade da fauna e da flora e nas comunidades da região, através da melhoria da qualidade do clima e da água; e da geração de empregos", diz o diretor-superintendente do Instituto, Marco Simões.

O programa conta com o patrocínio também da Coca-Cola FEMSA, fabricante autorizado na região de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A maior fábrica de Coca-Cola em capacidade de produção no mundo está sediada no município de Jundiaí, em região próxima à Serra do Japi, e pertence à FEMSA.

O presidente da FEMSA Divisão Mercosul, Ernesto Silva, diz que "é com grande entusiasmo que abraçamos mais esta iniciativa que beneficia a comunidade que servimos. Poder participar deste programa nos orgulha e complementa o trabalho de eficiência no uso da água que já realizamos em nossa fábrica." A fábrica de Jundiaí é um ícone de excelência para o sistema global da Coca-Cola pela sua preocupação ambiental e baixa utilização de água e energia elétrica, tendo sido a primeira fábrica de bebidas não-alcoólicas em todo o mundo a obter a certificação 14.001 no ano de 1997.

Na fase inicial do Programa, a Fundação SOS Mata Atlântica será a responsável pela mobilização dos proprietários de terra, engajamento social e monitoramento da qualidade da água, que será realizada com a participação de escolas e a conscientização da população local sobre a necessidade da conservação dos rios e das matas. Para tanto, promoverá atividades educativas e convidará estudantes e organizações da sociedade civil das cidades vizinhas a participarem da medição da qualidade da água dos rios no longo prazo, utilizando kits com reagentes químicos e físicos e monitorando os resultados. Esta ação envolverá diretamente pelo menos 800 habitantes da região. Na Coca-Cola Brasil, funcionários darão sua contribuição voluntária plantando no Rio de Janeiro, onde fica a sede do Sistema, mudas nativas da região do programa, que depois serão transportadas para a floresta.

"A sociedade em geral e a população local em particular têm que participar ativamente de um programa de gestão ambiental a fim de garantir o seu desenvolvimento. Essa participação é importante, não só para o sucesso do programa, como também para que os cidadãos percebam os benefícios da floresta no dia-a-dia das pessoas e na qualidade de vida de cada um. As pessoas têm que perceber que a quantidade e a qualidade da água que elas bebem, o ar que respiram e muitas outras questões são, de certa forma, decididas dentro da floresta", explicou o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.

Uso da água no Sistema Coca-Cola Brasil - O programa Água Limpa existe em todas as unidades fabris do Sistema Coca-Cola Brasil para reduzir aos menores índices possíveis a água necessária à produção de cada litro de bebida, e para proteger o meio ambiente, com o tratamento de efluentes. Com ações como o reaproveitamento da água, o monitoramento da sua qualidade e a utilização de estações de tratamento de água e de efluentes, o nível médio de consumo de água pelo Sistema Coca-Cola Brasil está hoje em 2,21 litros por cada litro de bebida, bem abaixo da média das indústrias de bebidas mundial e nacional. Em 10 anos, o Sistema Coca-Cola Brasil reduziu o consumo de água por litro produzido a menos da metade. A Coca-Cola FEMSA apresenta uma média de consumo de 1,51 litro de água por litro de bebida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira