Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2010 - 08:41

Empresas de comunicações líderes na Europa e organizações de pesquisa trabalham juntas para conseguir um consumo sustentável de energia de redes wirel

Stuttgart, Alemanha - Um grupo de 15 provedores de serviços de telecomunicações líderes, fornecedores de componentes e de infraestrutura e instituições acadêmicas, anunciaram o lançamento de “EARTH” (Tecnologias de Rede e Rádio com Consciência sobre a Terra), um consórcio que visa reduzir em 50% o consumo de energia de redes de comunicação wireless móveis de 4ª geração (4G) nos próximos dois anos e meio.

O consórcio EARTH, conduzido pela indústria, é focado na experiência diversa e complementar de seus membros, que pertencem às seguintes corporações e instituições: Alcatel-Lucent (Coordenadora do Projeto), Ericsson (Gerente Técnico), NXP Semiconductors France, DOCOMO Communications Laboratories Europe GmbH, Telecom Italia S.p.A., CEA, University of Surrey, Technische Universität Dresden, imec, IST- Technical University of Lisbon, University of Oulu, Budapest University of Technology and Economics, TTI, ETSI.

O EARTH adotará uma abordagem que considera a eficiência energética de redes móveis em um nível de sistema abrangente, em vez de focar em elementos discretos de rede. Os membros do consórcio pesquisarão maneiras para permitir economias de energia sem precedentes na área de redes sem fio, incluindo seus componentes e suas interfaces de rádio.

Com base nisso, o EARTH irá desenvolver uma nova geração de equipamentos e componentes de rede eficientes em energia, com estratégias de implantação orientadas pela habilidade de energia, além de conceber soluções de gerenciamento.

A iniciativa EARTH apóia o Programa de Trabalho da União Européia para Tecnologias de Informação e Comunicação sob o conceito “Rede do Futuro”, que tem o objetivo de idealizar a nova geração de infraestrutura de telecomunicações, tecnologias de rede e Internet. O Projeto é baseado no Programa de Estrutura da União Européia (FP7) que procura desempenhar um importante papel para atingir objetivos de crescimento, competitividade e implementação, reunindo – sob um mesmo teto - todas as iniciativas da Europa relacionadas à pesquisa.

O Dr. Rainer Fechner, Chefe do Bell Labs na Alemanha e membro do quadro diretivo da Alcatel-Lucent na Alemanha, diz: “O que torna o EARTH tão desafiador é que o consórcio tem o potencial de oferecer benefícios tangíveis para a sociedade em uma série de aspectos: reduzindo o consumo de energia de redes e seu impacto no ambiente enquanto disponibiliza serviço wireless de banda larga para um maior número de pessoas na Europa. O valor de nossa contribuição advém da profunda experiência e inovações, tanto em tecnologia verde quanto em sistemas wireless avançados.”

Jan Färjh, chefe de Pesquisa da Ericsson, diz: “a Ericsson está feliz em fazer parte desse programa de pesquisa na indústria com o objetivo de aumentar substancialmente a eficiência de energia de rede para uma nova geração de banda larga móvel, atingindo o mercado global nos próximos dois anos. Quando leva-se em conta o rápido aumento em comunicação de dados, é de vital importância que a indústria continue a focar em soluções que sejam tecnicamente viáveis em um curto prazo de tempo para abordar este crescimento e manter o consumo de energia mínimo.”

A melhora de eficiência energética que o consórcio espera atingir contribuirá para uma redução nas emissões de CO2 do setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) e suportará a implementação de serviços wireless de banda larga de forma ambientalmente sustentável.

Além disso, as iniciativas do consórcio têm o potencial de incentivar a disponibilidade universal de infraestrutura de banda larga na Europa e globalmente, através de um rendimento de economia de custo significativo para operadoras móveis, reduzindo as barreiras econômicas que impedem implantação de maior escala de serviços de banda larga em áreas rurais de mercados existentes, bem como em mercados emergentes.

O projeto de pesquisa EARTH foi lançado em janeiro de 2010 e irá até junho de 2012. A inauguração aconteceu em janeiro, em Stuttgart (Alemanha) nas instalações da Alcatel-Lucent Bell Labs. [www.ict-earth.eu]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira