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05/06/2007 - 09:38

Ambev comemora Dia Internacional do Meio Ambiente


Para celebrar a data, Companhia apresenta indicadores de ecoeficiência positivos, graças a uma política de gestão ambiental eficaz.

Em todas as suas fábricas, a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas, trabalha com uma política ambiental que estabelece o compromisso de buscar e aplicar tecnologias, processos e insumos que diminuam o impacto ao meio ambiente. Para atingir esse resultado, a companhia desenvolveu, em 1997, um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) padronizado e sistematizado.

O SGA estabelece indicadores de ecoeficiência (água, energia e reciclagem) para os quais busca referências internacionais de melhores práticas em gestão ambiental. Seu objetivo é adotar práticas de ecoeficiência que permitam resultados tais como redução do consumo de água na fabricação de bebida, aumento da reciclagem de resíduos sólidos, utilização de fontes renováveis de energia e diminuição da emissão de poluentes. Para cada um desses indicadores, são estabelecidas metas progressivas para buscar melhoria contínua de nossa performance ambiental. As diretrizes e padrões com os procedimentos adequados de controle ambiental são periodicamente atualizadas para divulgar melhores práticas e garantir a evolução.

Segundo o diretor de Relações Corporativas da Companhia, Milton Seligman, “é fundamental para a AmBev conjugar desenvolvimento com sustentabilidade. Esta é uma postura permanente e que já está incorporada à rotina de trabalho de todos os funcionários”.

Água - Nos últimos três anos, as fábricas da AmBev economizaram 4,83 milhões de m3 de água, volume suficiente para abastecer durante um mês uma cidade de 920 mil habitantes, semelhante à população de Campinas (SP). Algumas unidades alcançaram a referência mundial de 3,75 litros de água para cada litro de cerveja e outras, como a filial Curitiba, conseguiram operar com um índice ainda menor: 3,49 litros.

Além de economizar água no processo de fabricação, as filiais da AmBev também procuram evitar o desperdício. Todas as unidades seguem uma cartilha, conhecida internamente como Mandamentos da Água, onde são destacadas práticas de uso racional da água e eliminação de desperdícios como por exemplo a manutenção de equipamentos para impedir vazamentos.

A Companhia reaproveita ainda toda a água proveniente da produção em atividades como lavagem de tanques, garrafas e limpeza em geral. A água que enxágua as garrafas é aproveitada, por exemplo, para lavar os engradados. No processo de pasteurização, a água é utilizada em circuito fechado, o que reduz o volume consumido.

Ainda sobre a gestão dos recursos hídricos, a AmBev possui 37 estações de tratamento de efluentes. Juntas, elas têm capacidade para tratar 200 mil m3 de efluentes por dia, o equivalente à estação de tratamento de uma cidade com 4,5 milhões de habitantes, semelhante à população do Estado de Goiás. Toda a água usada nas fábricas é devolvida à natureza com excelente qualidade.

Reciclagem de resíduos - A AmBev reaproveitou em 2006 cerca de 98% dos resíduos sólidos gerados no processo de fabricação das bebidas. Para atingir este resultado, as unidades da Companhia tratam os resíduos como subprodutos, manipulando-os com procedimentos padronizados e controle de qualidade.

A receita obtida pela Companhia no ano passado com a venda de subprodutos foi de R$ 59 milhões (destes, R$ 50 milhões no Brasil). O bagaço do malte e o fermento, por exemplo, são empregados como fonte de proteína em ração animal. A polpa dos rótulos tem como destino as fábricas de papelão.

A empresa também está engajada em campanhas de reciclagem de latinhas e garrafas PET por todo o país. A AmBev patrocina há mais de 10 anos a Recicloteca. Criada pela ONG Ecomarapendi, a entidade é um dos maiores centros de informações sobre reciclagem e meio ambiente da América Latina e tornou-se uma referência nacional. A Companhia também atua no projeto Reciclagem Solidária, que envolve a participação de 26 cooperativas de catadores, em seis estados diferentes. Essa ação beneficia diretamente quase 5 mil pessoas que vivem da venda desses materiais.

Energia - Nos últimos anos, a AmBev vem mudando sua matriz energética, substituindo combustíveis fósseis por outros menos poluentes. Hoje, somente 12% da matriz energética da companhia é composta por óleo combustível, enquanto que 88% da energia utilizada vem de biogás, biomassa e gás natural.

Os trabalhos de ecoeficiência energética da Companhia vêm apresentando dados significativos nos resultados de emissão de CO2. Nos últimos 5 anos, foi obtida uma redução de 33% no índice de emissão de CO2 (kg CO2; Hl). Novos projetos para 2007 prevêem a redução de mais 51 mil toneladas de CO2 ao ano.

As unidades localizadas em Lages (SC), Agudos (SP), Teresina (PI) Cuiabá (MT) e Águas Claras do Sul (RS) substituíram mais de 30 mil toneladas de óleo por biomassa, obtida a partir da casca de coco de babaçu, madeira de reflorestamento e casca de arroz. Já as unidades de Jacareí (SP), Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP) Guarulhos (SP) e Juatuba (MG) substituíram parcialmente o gás natural por 2,4 milhões de m3 de biogás gerado nas Estações de Tratamento de Efluentes.

As fábricas também vêm reduzindo o consumo de energia elétrica. No ano passado, as 30 unidades da AmBev no Brasil consumiram 8,64 kwh/hl (kilowatt-hora por hectolitro de bebida produzido). Em 2001, esse número era de 9,51 kwh/hl, uma diferença de 10,19%. O consumo de energia para cada hectolitro de bebida produzido também foi reduzido, passando de 109,1 Megajoules por hectolitro em 2005, para 107,8 (MJ/hl) no ano passado.

Perfil da AmBev - Detentora das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Guaraná Antarctica, a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas é a maior indústria privada de bens de consumo da América Latina, onde emprega 35 mil funcionários. A Companhia está presente em 14 países das Américas e integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo desde a aliança global firmada com a Interbrew, atual InBev, em 2004.

A AmBev trabalha no presente, de olho no futuro. Como uma das dez maiores pagadoras de impostos do Brasil, a Companhia entende que sua atuação deve ir além das obrigações legais e do compromisso com a qualidade. Ainda no campo da Responsabilidade Corporativa, a empresa foi pioneira no lançamento, em 2001, do Programa AmBev de Consumo Responsável, que tem, como principais objetivos, alertar a população para o perigo de beber e dirigir e sobre a importância de se cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.

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