Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2007 - 09:38

Aquecimento Global é tema da Rhodia

Empresa realiza série de atividades voltadas para ampliar conhecimento sobre o assunto.

São Paulo - O aquecimento global, o assunto mais comentado do planeta neste ano (o site de buscas Google registra, em português, 1,17 milhão de links relacionados à questão), será o tema central das ações da Rhodia, no Brasil, para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente.

No País, onde está instalada há 87 anos, a empresa tem sede na capital paulista e unidades industriais instaladas nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Jacareí e Paulínia, todas no Estado de São Paulo.

Sob o slogan Aquecimento Global: qual o seu papel local?, as atividades incluem palestras de profissionais da empresa da área de Meio Ambiente para as comunidades do entorno de suas instalações, por meio dos estudantes de escolas públicas que participam do projeto Museu de Arte Jovem, iniciativa de inclusão social através da arte e da educação. Os estudantes participarão também de oficinas de arte, desenvolvendo trabalhos sobre o tema central da campanha.

Ao longo dos próximos meses, será apresentado em todas as unidades da empresa o documentário vencedor do Oscar "Uma Verdade Inconveniente". Outro destaque das atividades é um concurso de arte, para estimular os empregados a confeccionar objetos com material reciclável. Os autores das melhores obras de cada unidade, escolhidos pelos próprios colegas, recebem como prêmio bicicletas e equipamentos de segurança para prática de ciclismo.

Os empregados e colaboradores da empresa receberam também em suas residências uma correspondência da empresa com um folheto que relaciona uma série de pequenas ações cotidianas que cada indivíduo pode adotar e contribuir para melhorar as condições do meio ambiente. A idéia central dessas ações é reduzir e consumir os recursos naturais de forma consciente e responsável.

"Nosso objetivo é ampliar a sensibilização geral sobre um tema muito relevante para todo o planeta e qual o papel de cada um de nós, como cidadãos, nesse contexto", explica Odete Duarte, diretora de comunicação da Rhodia América Latina.

Segundo ela, a iniciativa reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e com as comunidades, promovendo e estimulando o debate e realizando ações concretas. "A cultura de Desenvolvimento Sustentável é parte do DNA da Rhodia. Há décadas, a empresa investe em projetos ligados à melhoria da segurança industrial, meio ambiente e uso responsável dos recursos naturais", disse.

Projetos inovadores - Uma das ações pioneiras da empresa, acrescentou, foi a instalação, antes da existência do Protocolo de Kyoto, de unidade de abatimento de gás de efeito estufa, em seu conjunto industrial de Chalampé, na França. O conhecimento adquirido com essa instalação serviu de base para o desenvolvimento de novas unidades industriais de abatimento de gás de efeito estufa, como as que recentemente foram instaladas no Brasil, no conjunto industrial de Paulínia, e na Coréia do Sul, dentro do escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, do Protocolo de Kyoto.

A empresa tem realizado diversas ações relacionadas a meio ambiente no Brasil. Por exemplo, no conjunto industrial da empresa em Paulínia, foi implantada uma série de projetos prevendo a redução da emissão de gases e de efluentes, conversão de matriz energética e ações de prevenção industrial. Em Santo André, um grande projeto de reuso e racionalização, iniciado há 10 anos, reduziu drasticamente o consumo de água e eliminou o lançamento de efluentes no rio Tamanduateí (SP).

Outro destaque destas iniciativas foi a implantação do projeto Gutenberg, para reduzir a impressão e cópia de documentos. Uma forte campanha de comunicação interna mostrou os benefícios para o meio ambiente com a economia de papel e redução de desperdícios e a responsabilidade de cada indivíduo na preservação dos recursos naturais.

O sucesso dessa ação está estimulando a implantação de um projeto nos mesmos moldes nos escritórios da sede mundial da Rhodia, em Paris, na França, o que deverá ocorrer no início de 2008. "Esse tipo de campanha tem como principal objetivo criar uma cultura de consumo consciente. Os empregados conhecem o impacto do consumo excessivo de impressão e cópia de documentos, e são estimulados a mudar seu comportamento no uso de recursos naturais”, complementa a diretora de Comunicação da Rhodia.

A Rhodia, empresa química líder em seus negócios, é um grupo industrial internacional fortemente engajado em Desenvolvimento Sustentável. O grupo coloca sua excelência operacional e sua capacidade de inovação a serviço do desempenho dos seus clientes. Reunido em sete empresas mundiais, o grupo Rhodia é parceiro-chave dos grandes players dos mercados automotivo, de pneus, da eletrônica, da perfumaria, da higiene e beleza e produtos de consumo. A Rhodia obteve um faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006 e emprega atualmente 16 mil pessoas no mundo. Suas ações são cotadas nas bolsas de valores de Paris (Euronext) e Nova Iorque (NYSE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira