Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2007 - 09:41

IEF e Instituto Ambiental Vale do Rio Doce faz parceria para restaurar ecossistemas na Ilha Grande

A restauração de áreas degradadas nos principais ecossistemas da Ilha Grande, objetivo de um termo de cooperação técnica entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Ambiental Vale do Rio Doce firma dia 1º de junho, é mais um passo do Plano de Implantação e Operação do Parque Estadual da Ilha Grande. De acordo com o vice-presidente do IEF, o biólogo Paulo Bidegain, coordenador do plano, o objetivo geral é dar sustentabilidade e melhores condições de visitação ao parque, transformando-o num modelo.

- Além da restauração de ecossistemas, o plano geral também prevê construção de nova infra-estrutura de apoio administrativo e para a visitação, além da elaboração do Plano de Manejo, instrumento indispensável para a gestão ambiental – informou Bidegain.

Conforme o termo de cooperação técnica e operacional assinado entre o IEF e o Instituto Ambiental Vale do Rio Doce, com a anuência da Prefeitura de Angra dos Reis, serão restauradas áreas de floresta, restinga e manguezal que totalizam 15 hectares, com mudas de espécies nativas da ilha. A produção das mudas vai acontecer num viveiro construído especial para o projeto, que tem duração prevista de um ano.

- A restauração não é simplesmente um reflorestamento. A atividade a ser executada depende do local. Em certos casos, por exemplo, basta remover a espécie exótica, como o capim, para que a floresta volte a crescer – explicou o biólogo.

A Ilha Grande também será beneficiada com a construção de uma nova infra-estrutura para visitantes, incluindo novos prédios administrativos e sinalização indicativa. Como tem quase a sua totalidade composta por áreas protegidas, a ilha não suporta uma visitação sem limite. Por isso, a Secretaria de Ambiente do Estado instituiu em fevereiro, ao promover a ampliação do parque para 12 mil hectares, um grupo de trabalho para analisar a sua sustentabilidade.

De acordo com o vice-presidente, o IEF também participa da elaboração do Plano Diretor da Ilha Grande, feito pela Prefeitura de Angra dos Reis. O objetivo é tornar a implantação e operação do parque um processo transparente e participativo, preservando, ao mesmo tempo, seus ecossistemas, o patrimônio histórico e as características de suas comunidades tradicionais. Para isso, outras parcerias estão sendo articuladas, através de convênios e recursos de compensação ambiental.

O plano está entre as ações previstas deste ano do Programa de Proteção à Mata Atlântica (PPMA), financiado pelo governo alemão. Trata-se de uma medida importante, já que no país a implantação adequada dos parques costuma ser prejudicada pela ausência de recursos financeiros – concluiu Paulo Bidegain.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira