Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 08:36

Vale realiza Workshop Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável

O evento inicia-se com a palestra do cingalês Mohan Munasinghe, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, junto com Al Gore e demais membros do IPCC .

A Vale realiza até o dia 15 de maio, em Belém e no Rio de Janeiro o Workshop Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV). Pesquisadores nacionais e internacionais convidados pela empresa irão discutir temas relacionados a meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Esta consulta à comunidade científica mundial resultará na definição das linhas de pesquisas a serem desenvolvidas pelo instituto que a Vale está construindo no Pará, o ITV Belém, que tem como foco central a realização de pesquisas científicas em Desenvolvimento Sustentável.

Serão 40 pesquisadores ao todo, entre eles o economista e físico do Sri Lanka, Mohan Munasinghe, um dos mais conceituados intelectuais na área ambiental e diretor do Instituto de Consumo Sustentável na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Por seu trabalho, como vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o cientista foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, premiação dividida com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e demais membros do IPCC. Munasinghe realiza hoje uma palestra em Belém aberta a pesquisadores, membros da comunidade acadêmica e estudiosos da área.

No Rio de Janeiro serão três dias de debates, de 13 a 15 de maio, nos quais os pesquisadores discustirão questões de desenvolvimento sustentável e de que forma atividades de mineração podem contribuir para o bem estar das comunidades onde ela está presente, reduzindo ao máximo os impactos causados por estas operações. Os pesquisadores farão ainda uma visita técnica na Vale, nas minas de Itabira e Brucutu, em Minas Gerais. O ITV é o departamento da mineradora idealizado para coordenar as ações de ciência e tecnologia da empresa e oferecer incentivos à produção de pesquisas científicas no país.

O diretor do Instituto Tecnológico, Luiz Mello, destaca que o Workshop marca o primeiro compromisso formal para a construção do conteúdo de ciência do ITV, assim como para a colaboração com a comunidade acadêmica e científica de Belém. Mello destaca a importância da palestra do cientista cingalês. "Mohan é um pesquisador renomado e pode dar sua contribuição para o ITV no Pará, pois traz consigo o conhecimento e a experiência de muitas décadas de estudo e de contribuições para pesquisas sobre mudanças climáticas, assunto muito importante para a região, já que a Amazônia é determinante para o clima do planeta", diz.

Mello enfatiza também que, com a criação do ITV, o Estado dará um grande salto em ciências e pesquisas "Teremos no Pará um instituto de classe mundial, um pólo de pesquisa em desenvolvimento sustentável que contará com o trabalho de 50 cientistas e pesquisadores, contratados no Brasil e no exterior para desenvolverem estudos na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável".

Instituto Tecnológico Vale - O Pará será o primeiro estado onde será construído, este ano, um dos três centros de pesquisa do Instituto Tecnológico Vale (ITV) no País. Outras duas unidades serão construídas em Ouro Preto (MG), especializada no tema Mineração, e outra em São Paulo, voltada para as inovações em Energia. A unidade de Belém terá como prioridade pesquisas em Desenvolvimento Sustentável.

O local onde será construída a unidade do ITV no Pará está em definição. O campus contará com infraestrutura e laboratórios para abrigar um grupo inicial de cerca de 50 pesquisadores e mais equipe administrativa e estudantes, num total de aproximadamente 400 profissionais. O projeto arquitetônico do Instituto foi concebido considerando os aspectos da sustentabilidade, desde a ocupação do solo, ao aproveitamento de água da chuva e da luz solar para geração de energia.

As iniciativas de incentivo à pesquisa no estado do Pará começaram antes mesmo da construção da unidade em Belém. Em 2008, ITV, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia (Sedect) ofertaram 84 bolsas de pós-graduação no Pará.

No ano seguinte, a empresa e as duas instituições lançaram novo edital de apoio financeiro aos pesquisadores que desenvolvessem projetos de pesquisa em temas ligados à cadeia da mineração no Pará. Agora em 2010, o ITV fechou novo convênio com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos três Estados: Pará (Fapespa), Minas Gerais (Fapemig) e São Paulo (FAPESP), que prevê a destinação de R$ 120 milhões para financiamento de trabalhos científicos nas áreas de Mineração, Energia, Ecoeficiência e Biodiversidade, e Produtos Ferrosos para Siderurgia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira