Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2010 - 08:57

Sistema inovador para tratamento de esgoto

TEGEVE Ambiental lança unidades compactas para tratamento de esgoto com baixo custo e fácil operação.

A partir de agora, será possível que indústrias, cidades, condomínios e residências, independente de sua área e realidade econômica, tenham seus próprios sistemas para tratamento do esgoto. Isto porque a TEGEVE Ambiental, de Curitiba, desenvolveu e está lançando um sistema inovador: unidades compactas para tratar o esgoto sanitário voltadas para atender a necessidade das pessoas que desejam tratar seus rejeitos de maneira eficiente e com baixo investimento.

De acordo com a engenheira química, Fabiana Dian Ferreira, coordenadora do projeto, as unidades compactas de tratamento, além de fornecerem eficiência com eficácia, também oferecem flexibilidade para situações de crescimento industrial ou populacional. “Suas unidades podem ser dispostas de acordo com a área disponível, funcionando em apenas uma linha de processo ou modular, o que possibilita instalações futuras de unidades em paralelo, que permitirá o aumento de vazão com aproveitamento total das unidades já instaladas”, afirma. As estações compactas foram desenvolvidas nas seguintes capacidades: 10, 20 ou 50 usuários, podendo ter seu uso combinado para atender a demanda do cliente. Pode-se atender a uma população de 40 pessoas, por exemplo, com a combinação de duas unidades para 20 usuários.

O tratamento propriamente dito será por meio de processo de lodo ativado, com difusores de fundo e soprador de ar, o que atingirá uma eficiência superior a 90%, minimizando consideravelmente os impactos ao corpo receptor, atendendo a legislação vigente para lançamento e possibilitando inclusive o reuso para fins não potáveis do esgoto tratado, como limpeza de pisos, de veículos, irrigação do jardim, gerando consequentemente economia na conta de água potável. Outro ponto forte do sistema é que ele não gera odores desagradáveis.

“A nossa preocupação vai além da instalação do sistema compacto, ela se estende às condições que antecedem a este tratamento, como a orientação e instalação de sistemas para remoção de gorduras, sólidos grosseiros, entre outros, que possam interferir no sistema de tratamento compacto”, ressalta a engenheira química.

Fabricação e controle operacional - O material de fabricação das unidades compactas é a Fibra de Vidro, resistente e duradoura, garantindo total estanqueidade do sistema, evitando a contaminação do solo e lençol freático, além de proporcionar facilidade de instalação, pois o sistema sai pronto da fábrica.

“Nossa equipe de engenharia fornece treinamento adequado incluindo manual para a operação, mesmo que tal processo seja simples e prático, pois é necessário que o cliente conheça todas as instalações e a importância de controle sistêmico e regular”, conta Fabiana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira