Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2010 - 08:51

BG Brasil e Projeto Grael se unem para monitorar Baía de Guanabara


Projeto será lançado em 25 de maio e terá duração de dois anos e meio.

A BG Brasil, companhia que atua no segmento de exploração e produção de petróleo e distribuição de gás natural no país, se uniu ao Projeto Grael para monitorar a Baía de Guanabara, segunda maior baía do litoral brasileiro. A cada semana, os chamados derivadores oceânicos – espécie de bóias monitoradas por GPS – serão lançados na água para estudar as correntes e seus parâmetros físico-químicos. Além do GPS, as bóias também são equipadas com transmissor receptor via satélite, sensor de temperatura da água e bateria. Com investimento de R$ 800 mil, o Projeto Baía de Guanabara terá a duração de dois anos e meio.

“A BG Brasil considera fundamental apoiar projetos que favoreçam o meio ambiente e gerem benefícios para a sociedade. O Projeto Baía de Guanabara atua justamente nesse sentido. A união de parceiros capacitados certamente renderá bons frutos: um banco de dados oceanográficos atualizado e a formação de jovens para o mercado de trabalho. Estamos felizes em dar a largada nesta iniciativa, que une dois princípios de negócio da BG Brasil: meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, explica a gerente de HSSE da BG Brasil, Sônia Lima.

Durante o período de 12 horas, o que corresponde a um ciclo de maré, três alunos habilitados do Projeto Grael ficarão a bordo de uma lancha, batizada de Coral, que será operada por eles. Orientados por um supervisor, eles também serão responsáveis pelo manuseio dos derivadores – lançamento e recolhimento. Os dados oceanográficos gerados poderão ser acompanhados em tempo real pela internet e serem utilizados para os mais diversos fins científicos.

“A atuação em meio ambiente é uma vocação do Projeto Grael. Nossa participação no Projeto Baía de Guanabara tem como objetivo aprofundar ainda mais a integração e o compromisso dos nossos alunos com a Baía de Guanabara e com os esforços de melhor conhecê-la para, assim, contribuir para a sua recuperação. Certamente, será uma oportunidade única para os alunos aprenderem e interagirem com profissionais e pesquisadores dedicados à Baía de Guanabara. Quem sabe, não terão no Projeto a motivação e a inspiração para que se dediquem futuramente a carreiras ambientais?”, destaca Axel Grael, presidente do Projeto Grael.

O Projeto Baía de Guanabara terá um desdobramento social, já que o Projeto Grael foca suas atividades na preparação de jovens de comunidades de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo para o trabalho na área náutica, carente de profissionais especializados. Neste momento, novas parcerias com foco em sustentabilidade estão sendo estudadas para que sejam incorporadas ao projeto.

Além da BG Brasil e o Projeto Grael, o Projeto Baía de Guanabara conta ainda com mais dois parceiros: a empresa Prooceano, especializada em oceanografia e consultoria ambiental, e os laboratórios LAMMA/LAMCE-UFRJ. A Prooceano é a responsável pelo processamento e tratamento das informações enviadas via satélite, assim como a atualização do banco de dados on-line. Já a UFRJ foi contemplada com três bolsas de estudo – duas para iniciação científica e uma para mestrado. Assim, os alunos bolsistas construirão um modelo numérico de previsão de correntes que irá, com o auxílio dos dados coletados pelos derivadores, como ocorre com as previsões meteorológicas, antecipar as condições da circulação das correntes da Baía de Guanabara.

As informações sobre as correntes auxiliarão ainda os trabalhos de coleta de lixo flutuante na baía, já que os resíduos tendem a seguir as suas trajetórias, além do combate às emergências, como um possível vazamento de óleo, e à poluição.

.[ Inauguração Projeto Baía de Guanabara, dia 25 de maio (terça-feira), às 9h, Projeto Grael, Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba / Niterói (RJ)].

Perfil do BG Group e a BG Brasil - A BG Brasil é parte do BG Group plc, um dos líderes globais no segmento de gás natural, cuja estratégia é focada em aliar recursos a preços competitivos com mercados específicos de alto valor. Com atividades em mais de 25 países nos cinco continentes, o BG Group tem um amplo portfolio de negócios nas áreas de exploração e produção, Gás Natural Liquefeito (GNL), transmissão e distribuição, assim como na geração de energia elétrica. O BG Group está comprometido em contribuir de forma positiva ao desenvolvimento econômico, social e ambiental dos países e comunidades onde estão localizadas suas operações por meio de suas atividades de negócios e seus programas de investimento social.

A BG Brasil é parte fundamental da estratégia do BG Group na América do Sul. O Grupo é detentor de licenças para exploração em águas profundas na Bacia de Santos – BM-S-9, 10, 11 e 50, que são operados pela Petrobras, e entre outros, da licença do BM-S-52, operado pelo BG Group.

O BG Group é acionista majoritário da Comgás, em São Paulo, a maior companhia de distribuição de gás do Brasil, além de ter uma participação acionária no Gasoduto Bolívia-Brasil. [www.bg-group.com].

Perfil- O Projeto Grael foi criado há doze anos por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael. Em março deste ano, o Projeto abriu sua primeira unidade descentralizada no município de Três Marias (MG).

A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de oito mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira