Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 09:55

Brasil recebe 1º etapa do Fórum Mundial de Liderança Climática

Dando sequência aos pilares estratégicos da Campanha Global de Liderança Climática 2020, o State of The World Fórum* realiza a primeira etapa do Fórum Mundial de Liderança Climática 2020. O evento – que conta com a participação de renomados líderes, especialistas e executivos nacionais e internacionais, além da presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner, na cerimônia oficial de abertura – acontece em Mata de São João, na Bahia, entre os dias 26 e 28 de maio.

Este encontro inicia a agenda de 10 anos da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 - que tem sua sede e coordenação no Brasil - sob a direção da educadora Emília Queiroga Barros, presidente do SWF no Brasil e vice-presidente do State of The World Forum. Reconhecida internacionalmente por atuar diretamente nas causas de integração do conhecimento e no estudo da conexão ciência-consciência, Emília trabalha desde 2002 como adviser, mentora, conferencista e conselheira organizacional, além de estar envolvida em importantes projetos relacionados à mudança de cultura e evolução do comportamento humano. Recebeu em 1992, o título de "notória especialidade", concedido pela UNESCO por atividades realizadas como presidente do Núcleo de Integração das Ciências.

O objetivo da Campanha de 10 anos é trazer o mundo para o Brasil e levar o Brasil ao mundo de modo que as ideias e a engenhosidade brasileira possam ser compartilhadas. Segundo Jim Garrison, presidente do State of The World Forum, "o Brasil pode servir de exemplo, no mais alto padrão, que chamamos de “gold standard”, para questões de consciência ecológica, biodiversidade e liderança climática. Nós acreditamos que o país possa ser o modelo de como alinhar propósitos pessoais com propósitos de comunidades e de governos e proporcionar liderança mundial ao lembrar da nossa interconectividade e ao agir em harmonia com os sistemas naturais da terra".

A Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 também tem foco na educação das crianças, jovens, adultos, executivos e lideranças para que aprendam a adaptar seu estilo de vida aos princípios da sustentabilidade com o espírito de beneficiar a todos, tanto no Brasil como internacionalmente. Com isso, pretende-se promover e perfilar o nosso país como um líder climático global através da criação de uma rede de relacionamento entre líderes brasileiros e contrapartes de todo o mundo.

Os fóruns mundiais trabalham em áreas específicas de ação que permitem agir com sucesso na emergente economia climática. A cada ano será convocada uma grande reunião internacional no Brasil desenvolvendo simultaneamente conferências e iniciativas de colaboração em outros países. A Campanha 2020 também promoverá anualmente conferências internacionais em diversos países, para ajudar a humanidade a lidar com os desafios das mudanças climáticas e na transição para um novo modelo de convivência. Conferências internacionais já estão sendo organizadas na Austrália, China, México, Holanda, África do Sul e Kuwait.

Os desafios das mudanças climáticas estão aumentando cada dia que passa. Como exemplo temos os temporais que afetaram drasticamente o Rio de Janeiro em meados do mês de abril e os 20 terremotos significantes que aconteceram nos últimos quatro meses no planeta. Para Emilia Queiroga Barros "é hora de corrigir o rumo". Garrisson completa que "o tempo para retórica passou. O que é necessário agora é a liderança, o que é imperativo é agir de forma colaborativa para a construção do futuro, adotando as ideias e inovações que estão modelando o nosso futuro".

A partir dos resultados do trabalho de 240 especialistas realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante o lançamento da Campanha, em agosto de 2009, líderes, executivos e especialistas nacionais e internacionais se reúnem para três dias de deliberações.

No primeiro dia (26/05) acontecem workshop com representantes das universidades de Vitória da Conquista, Bahia, para definição da agenda de continuidade dos resultados apresentados no encontro regional, realizado no mês passado, e reunião com o core-group da campanha.

Já no dia 27 de maio, às 14h, dá-se início às discussões preliminares sobre os temas: Geração de Riqueza Climática, Inovação e Tecnologia, Trade Credit Offset, Financiamento de Transição para a Economia de Gás Carbônico, Criação de Novas Oportunidades, Educação Pública para Prosperidade Climática, Formação de Novos Talentos e Engajamento; e Mobilização da Juventude. Às 18h acontece a cerimônia oficial de abertura do fórum com a presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner, além de lideranças, autoridades e público convidado.

No último dia, (28/05), as discussões estratégicas têm início às 8h30 com definição da nova data para realização da etapa conclusiva do 1o Fórum Mundial de Liderança Climática 2020, que acontece na Bahia no segundo semestre deste ano, e desenvolvimento dos planos de ação para a continuidade da Campanha Brasil 2020. Já às 14h serão realizados trabalhos em grupos e estudo das perspectivas referentes a Bahia, Brasil e globais. Às 15h está agendado a assinatura da Carta de Compromisso do fórum. O encerramento, às 17h, conta com apresentação cultural de artistas de Mata de São João.

A Campanha Brasil 2020 é uma iniciativa do State of the World Forum - Brasil, que representa o State of the World Forum/Internacional. O evento tem parceria com a Braskem, Governo da Bahia, Prefeitura Mata de São João, Fundação Roberto Marinho e apoio do Iberostar hotéis e resorts.

* State of the World Fórum foi fundado em 1995 por Jim Garrison junto a Mikhail Gorbatchev, que atuou como presidente da convocação. O Fórum foi concebido para criar uma rede de liderança mundial de personalidades eminentes - de Chefes de Estado a pessoas simples, de ganhadores de prêmios Nobel a líderes empresariais, de políticos a ativistas sociais, de empresas e de setores da sociedade civil - comprometidos em discernir e aplicar esses princípios, valores e ações necessárias para orientar a humanidade, uma vez que se torne cada vez mais globalizada e interdependente.

.[ 1º etapa do Fórum Mundial de Liderança Climática 2020, de 26 a 28 de maio, no Hotel Iberostar, Rodovia BA 99 - Km. 59 - Praia do Forte - Mata de São João, Bahia. | www.brasil2020.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira