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27/05/2010 - 07:56

Rhodia inova e lança soluções sustentáveis para produtos de Personal Care

Rhodapex® ESB-70 NAT é o primeiro LESS (Lauril Éter Sulfato de Sódio) de origem vegetal, livre de petroquímicos e 100% carbono renovável, para utilização em xampus e sabonetes líquidos sustentáveis. Ampla gama de produtos da Rhodia Novecare oferece variadas opções aos formuladores para atender às necessidades dos consumidores e do mercado. A empresa investe em novos equipamentos na sua unidade industrial de surfactantes, em Santo André (SP).Toda a linha de produtos da Rhodia Novecare para Cuidados Pessoais estará no estande da empresa, rua A 407, na FCE Cosmetique, de 25 a 27 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

São Paulo- A Rhodia, disposta a reforçar sua participação no mercado de produtos para Cuidados Pessoais, está fazendo o lançamento do Rhodapex® ESB-70 NAT, o primeiro LESS (Lauril Éter Sulfato de Sódio) de origem vegetal, livre de petroquímicos e 100% carbono renovável, destinado à produção de xampus e sabonetes líquidos da linha sustentável, uma tendência em forte crescimento em todo o mundo.

Rhodapex® ESB-70 NAT, desenvolvido a partir de álcool láurico de óleo de palma e óxido de etileno derivado da cana-de-açúcar, é 100% carbono renovável e contribui para a redução de 30% das emissões totais de gases de efeito estufa em comparação com um LESS de base petroquímica, segundo análise de ciclo de vida do produto feita pela Rhodia. Outra característica desta inovação é sua alta concentração de ativos, 70%, o que permite a redução do volume total enviado e armazenado, resultando em ganhos de sustentabilidade para toda a cadeia produtiva do setor.

Com um desempenho excelente, o Rhodapex® ESB-70 NAT é aprovado pela Ecocert, organismo internacional de controle e certificação de produtos com base ecológica, e reforça a gama de produtos da empresa voltados para formulações sustentáveis para os mercados de cuidados com o cabelo e a pele.

Na análise do perfil de sustentabilidade de seus produtos para Personal Care, a empresa seguiu vários critérios, entre os quais a análise do teor de carbono vegetal e renovável; a biodegradabilidade e o impacto ambiental; a exclusão de ingredientes danosos ao meio ambiente e às pessoas, e a conformidade com as regulamentações das entidades que atestam a sustentabilidade dos produtos, entre as quais destacam-se a Ecocert, a Natural Product Association e Whole Foods.

“Nosso compromisso é o de oferecer soluções que ajudem no desempenho das formulações, garantam os benefícios sensoriais valorizados pelos consumidores e ao mesmo tempo sejam sustentáveis”, afirma Paulo De Biagi, diretor da Rhodia Novecare América Latina. “A oferta da Rhodia para esse segmento, que inclui produtos à base de surfactantes aniônicos, anfotéricos e concentrados de desempenho e polímeros naturais, possibilitam aos formuladores aproveitar todas essas vantagens”, acrescenta De Biagi.

Portfólio completo para Cuidados Pessoais - A Rhodia Novecare detém uma ampla gama de produtos para cuidados pessoais, oferecendo diferentes opções aos formuladores desse segmento, para atender às necessidades dos consumidores finais. Um dos destaques é a linha de produtos naturais à base de goma guar vegetal, que oferecem uma gama sustentável de modificadores de reologia e condicionamento.

A Rhodia é a líder em química com goma guar com sua linha Jaguar®. Tanto o Jaguar® S, um polímero espessante 100% natural, quanto o Jaguar® HP, um polímero espessante à base de goma guar com um toque diferenciado e um fluxo suave, são aplicados em formulações certificadas pela Ecocert e a Whole Foods. O Jaguar® C, uma gama de polímeros vegetais, oferece condicionamento de primeira para o cabelo e a pele.

No segmento de produtos para cuidados com o cabelo, a oferta da Rhodia Novecare para a América Latina inclui uma gama de soluções inovadoras, com destaque para aplicações em:

Xampús perolizantes: Mirasheen® Star K - Efeito perolizante em formulações de xampú rinse-off (sem enxágüe). Jaguar® C13S - componente 100% natural que agrega ao produto final (xampú/condicionador) um excelente sensorial e brilho.

Máscara Capilar:- Além do Jaguar® C13S, a empresa criou o Mackine® 301 - uma blenda eficaz no tratamento dos cabelos, oferecendo notável condicionamento, e o Mackpro® Plus Rice C, uma proteína derivada do arroz que auxilia no condicionamento dos cabelos danificados .

Xampús restauradores - Miracare® SLB 365G: A partir de uma nova tecnologia baseada em surfactantes líquidos estruturados "cristais", a Rhodia desenvolveu este produto (Miracare® SLB 365G) que permite obter um xampu ou condicionador com textura diferenciada e um excelente efeito reparador no cabelo, além de proteger a sua cor.

No segmento de produtos para cuidados com a pele, a a Rhodia oferece - .Mackam® BAB, derivado do óleo de babaçu orgânico, ideal para uso em formulações que exigem surfactantes derivados de matérias-primas naturais.

. Mackanate® ultra SI, a base de silicone, com estabilidade excelente de espuma, indicado para aplicações especiais e para aquelas em que é preciso facilitar o enxágue.

. Mirasheen® Star, um excelente agente perolizante para uso em formulações de enxágüe.

. Mackaderm™ GCP, é uma combinação otimizada de emolientes e emulsificantes com um forte perfil antimicrobial para atender ao desenvolvimento de formulações livres de preservantes.

Investimentos - A empresa tem feito investimentos para aumentar sua presença nesse segmento. O mais recente, concluído há um ano, foi a aquisição da McIntyre, empresa norte-americana com um amplo portfólfio de tecnologias e produtos para Home & Personal Care.

No Brasil, a empresa mantém uma unidade industrial de surfactantes e laboratório de desenvolvimento de aplicações em Santo André (SP). Essa unidade está recebendo investimentos, da ordem de R$ 2,5 milhões, para a instalação de novos equipamentos para produção de surfactantes destinados a diferentes mercados atendidos pela empresa, com destaque para a área de H&PC.

“Faz parte de nossa estratégia ampliar participação no mercado latino-americano, com a fabricação no Brasil de novos produtos”, informa Paulo de Biagi, diretor da Rhodia Novecare América Latina. Entre os novos produtos que começarão a ser produzidos no Brasil estão surfactantes sólidos de alta concentração, que oferecem como benefícios limpeza e condicionamento capilar, acrescenta. A empresa também reestruturou seu laboratório de desenvolvimento de aplicações, de modo a facilitar o atendimento às necessidades dos clientes.

Mercado - O segmento de Cuidados Pessoais vem evoluindo significativamente nos últimos anos e a tendência é que se mantenha bem posicionado a médio prazo. “As pessoas continuam consumindo produtos nos quais nossas linhas de soluções têm participação”, acrescenta o diretor da Rhodia, informando que o segmento é um dos core business da empresa no mundo. A empresa detém posições de liderança em matéria de surfactantes, derivados do fósforo, polímeros naturais, tecnologias de polímeros e monômeros sintéticos e solventes oxigenados eco-friendly.

Dados recentes fornecidos pelo Euromonitor, de 2008, mostram que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial do segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. O mercado nacional cresceu 10,4% em 2008, alcançando uma receita de R$ 24,54 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec). Nos últimos cinco anos, a média de crescimento do setor foi de 13,5% ao ano.

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no desenvolvimento sustentável. Líder em seus negócios, o grupo contribui para o crescimento dos seus clientes com sua performance operacional e capacidade de inovação. Estruturado em seis empresas, o Grupo Rhodia é parceiro dos maiores players mundiais em diferentes mercados: agroquímicos e nutrição, automotivo, aromas e fragrâncias, bens de consumo e têxtil, eletro-eletrônicos, energia e abatimento de gases de efeito estufa, indústria e processos, saúde, cuidados pessoais e domiciliares. O Grupo emprega 13.600 pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,03 bilhões de euros em 2009. As ações da Rhodia são cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext).

.[ A Rhodia marcará presença na FCE Cosmetique, de 25 a 27 de maio de 2010, em São Paulo, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), com estande localizado na rua A. www.rhodia.com].

No dia 27d e maio (quinta-feira) 16h20 às 16h50, no 24º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, palestra: Os surfactantes da Rhodia ficam “verdes”: Soluções sustentáveis para produtos mais amigáveis ao Meio Ambiente no mercado de Cuidados Pessoais. Apresentação de Neide Jiuliani, gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Cuidados Pessoais e Domiciliares da Rhodia.

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