Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2010 - 09:12

Projeto Grael recolhe quase 400kg de lixo da Baía de Guanabara em apenas uma hora


Alunos participaram da I Gincana Ecológica realizada pelo instituto em homenagem à Semana do Meio Ambiente .

Cerca de cem alunos do Projeto Grael (www.projetograel.org.br), em Niterói (RJ), recolheram um total de 393kg de lixo da Baía de Guanabara no dia 9 de junho (quarta-feira), durante a I Gincana Ecológica, em homenagem à Semana do Meio Ambiente. A atividade, que contou com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), teve a duração de uma hora. Os alunos se dividiram em dois turnos (manhã e tarde), cada um com 30 minutos para a prova.

Munidos de luvas, crianças e jovens utilizaram os barcos em que aprendem a velejar como transporte e seguiram direto para a Praia do Morcego, a poucos metros do Projeto Grael. Sacolas plásticas e garrafas pet, entre potes de margarina, foram os materiais mais encontrados no percurso. Também foram recolhidos pneus, calota, caixa de descarga, mochila, sapato, tamanco, lanterna, bonecas e até um pote de óleo lubrificante aberto e ainda com produto.

A premiação será realizada na próxima quarta-feira, no Projeto Grael (Rua Carlos Ermelindo Marins 494, Jurububa – Niterói/RJ). Vence a equipe que recolher o maior volume e peso de lixo. O objetivo da atividade é sensibilizar os alunos do Projeto Grael e público em geral sobre a questão dos resíduos sólidos, além de estimular o trabalho em grupo e de cooperação dentro da instituição.

Perfil- O Projeto Grael (www.projetograel.org.br) foi criado há doze anos por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e também de Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael. Em março deste ano, o Projeto abriu sua primeira unidade descentralizada no município de Três Marias (MG).

A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 8 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira