Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2010 - 07:36

Líder de catadores de Foz do Iguaçu participa em Paris de conferência internacional

A catadora de materiais recicláveis Viviane Mertig, de Foz do Iguaçu, embarca hoje para a Europa para participar da conferência Brasil em Movimento, uma série de debates sobre direitos humanos, questões sociais e ambientais, que será realizada até o dia 20 de junho ( domingo), em Paris.

A participação é resultado de um convite de Danielle Mitterrand, ex-primeira dama da França e presidente da Fundação France Libertés, que no mês de maio visitou a região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 para conhecer o Cultivando Água Boa, programa socioambiental da Itaipu Binacional com diversos parceiros.

Durante a visita, a história de vida de Viviane chamou a atenção de Danielle. Catadora há 11 anos, Viviane percorria as ruas de Foz carregando sacolas que usava para recolher latinhas e outros materiais recicláveis. Em 2003, passou a fazer parte do projeto Coleta Solidária e, de lá para cá, não só mudou de vida como vem ajudando outras pessoas a fazerem o mesmo.

Nesse período, a catadora passou a trabalhar com carrinho e uniforme, melhorou a renda, concluiu o ensino médio e cursou o FEA (Formação de Educadores Ambientais). Hoje, ela preside a Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coafi), que reúne 158 cooperados, e é a líder estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

É a primeira vez que Viviane viajará ao exterior (com exceção de idas breves à vizinha Ciudad del’Este). No dia 17, ela participará do debate “Precariedade e movimentos sociais: os catadores”. “Vejo essa oportunidade como um reconhecimento pelo nosso trabalho. Quero mostrar que vale a pena investir nos catadores, não importando as condições de cada um”, afirmou Viviane.

O projeto Coleta Solidária envolve cerca de 500 catadores dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. Além de cursos de capacitação sobre gestão e trabalho associativo, os catadores passam por atividades voltadas à melhoria da auto-estima, que ressaltam a importância de sua atividade para o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades.

Casada e mãe de três filhas, Viviane garante que as principais conquistas pessoais após a sua participação no projeto não estão na melhoria da renda e das condições de trabalho, mas na auto-estima, na organização coletiva e na “valorização das pequenas coisas da vida e no crescimento como ser humano”.

Para o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, a participação de Viviane no evento demonstra os novos tempos que a categoria dos catadores está vivendo no Brasil, com o reconhecimento profissional dessa categoria e sua capacidade de articulação, exemplificada pelo Coleta Solidária, que está presente em 29 municípios. “É extraordinário que uma catadora que há poucos anos recolhia latinhas com uma sacola hoje represente a categoria em um evento internacional”, afirma.| www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira