Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2010 - 10:05

“Toyota Trilhas da Natureza”

No dia 26 de junho (sábado) em Indaiatuba (SP), com programação especial para toda a família, incluindo atividades culturais e socioambientais.

Entre as atrações estão os shows da banda ‘Os Paralamas do Sucesso’, ‘Banda PB’, grupo ‘República du Som’, ‘Banda Clã’ e a ‘Orquestra Jovem, sob a regência de Roberto Sion’, além de peças de teatro infantil, oficinas socioambientais e diversas atividades que alertam para a preservação do meio ambiente

A Toyota do Brasil apresenta no dia 26 de junho (sábado), no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP), o projeto “Toyota Trilhas da Natureza” das 9h às 22h30, evento apoiado pela Fundação Toyota do Brasil. A proposta é oferecer cultura e lazer à população e também estimular o interesse ao aprendizado de questões relacionadas ao meio ambiente. O “Toyota Trilhas da Natureza” contará com neutralização de emissão de CO² realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Essa será a quinta edição do projeto e a segunda vez que acontece em Indaiatuba. Cidades como Guaíba (RS) (duas vezes) e São Bernardo do Campo (uma vez) também já receberam o “Toyota Trilhas da Natureza”. Nas outras quatro edições mais de 94 mil pessoas participaram das diversas atividades do evento, sendo 40 mil crianças.

O “Toyota Trilhas da Natureza” contempla e valoriza os talentos locais. Para essa edição foram contratados 80 monitores, sendo 40 deles estudantes ou formados em diversos cursos como biologia e meio ambiente em universidades da região. Essa equipe irá coordenar as atividades socioambientais por meio de oficinas durante todo o evento. Com essas oficinas pretende-se transmitir e disseminar o conhecimento das questões socioambientais, além de gerar renda local com a contratação desses monitores.

Na programação do “Toyota Trilhas da Natureza”, que tem apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Fundação SOS Mata Atlântica e da Fundação Toyota do Brasil, os visitantes participarão de Oficinas de Plantio, que ensinam como utilizar produtos do cotidiano para transformar em terra orgânica; A Mata Atlântica é Aqui que mostra o equilíbrio existente entre as espécies e a importância do uso racional da água. O Túnel dos sentidos, em que os participantes presenciam uma simulação da Mata Atlântica através dos relevos, texturas, odores e sons reproduzidos no túnel, entre muitas outras atrações. (Ao final do texto é possível conferir os horários e descritivos de cada atividade).

Todos os participantes das oficinas preenchem formulários, depositam nas urnas e concorrem a sorteios de bicicletas, MP3 Players e Kits da SOS Mata Atlântica.

Além das oficinas e atividades serão apresentadas peças de teatro infantil como o espetáculo “Menina Carolina, em defesa do planeta”, da Cia Teatral Matéria Prima que fará exibições em dois períodos, um pela manhã e outro à tarde. A peça conta a aventura de uma garota em busca de quem destruiu o seu jardim. Nesta aventura, o Senhor Poluição é o causador do problema, e Carolina tenta impedi-lo de causar mais destruição. O espetáculo tem direção de Gerê Canova e ensina as crianças a cuidar e proteger o planeta.

Os participantes também poderão acompanhar o teatro de fantoches “Amigos da Mata”, que de forma lúdica aborda temas como a preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica. Os personagens centrais da apresentação são oriundos da Mata Atlântica e representados pelo Pau Brasil, Mico Leão dourado, papagaio e outras espécies do bioma.

Pela manhã, próximo da hora do almoço, a Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion apresentará um repertório com forte influência do jazz. No set list estão Moonlight Serenade, de Glenn Miller, Frevo do Orfeu, de Tom Jobim, Don´t Be That Way, de Benny Goodman, Amor até o Fim, de Gilberto Gil, entre outros. Roberto Sion é um dos nomes mais importantes da música instrumental brasileira, além de saxofonista, flautista e clarinetista, ele também é reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor.

No período da tarde a animação começa com a Banda PB. O Grupo formado por cinco músicos que reuniram e reinventaram vários arranjos de grupos que influenciaram de alguma maneira o rock atual, como por exemplo, Legião Urbana, Titãs, Ira, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Lobão, Lulu Santos, e outros ícones dos anos 80, com reefs de A-ha, Cindy Lauper, Michael Jackson, U2, Dire Straits e demais sucessos da época. A banda é formada por Roberto Tempesta (Guitarra e Vocal), Marcio Mossa (Baixo e Vocais), Fabrício Brandini (Sax, Flauta e Vocais), Rafael Brandini (Trompete e Violino) e Marcelo Lambert (Bateria e Percussão).

A Banda República du Som segue o roteiro musical do evento. Suas influências são diversificadas e viajam do Rock ao MPB, dos clássicos ao Pop e mais uma infinidade de composições de estilos diferentes. Atualmente o grupo de Campinas tem realizado shows nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná em casas noturnas, bares, festas universitárias, feiras e festivais. A banda é formada por Juliano Malatesta (Bateria), Ale Cavena (Guitarra/Backing Vocal), Thiago Patrucci (Baixo), Ricardo Dias (Guitarra/Backing Vocal) e Beto Sanches (Voz).

A outra atração musical é a Banda Clã. Com Tati Wan, nos vocais, Mau Borelli, no piano e Briel Trevisan, na bateria, o trio paulista realiza uma interpretação bem humorada e com um repertório que varia de Los Hermanos, Maria Rita, a miscelânea groove-soul-funk de Jamiroquai passando pelo soul de Amy Winehouse.

Como destaque principal e para fechar o evento, Os Paralamas do Sucesso traz em seu repertório os principais sucessos da carreira e músicas do seu mais recente álbum Brasil Afora lançado em 2009. Mantendo a mesma formação desde 1982 com Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (baixo) o trio é um dos maiores expoentes do rock nacional tanto pela popularidade quanto pelo prestígio e promete levantar o público com as canções “Lanterna dos Afogados” e “Meu Erro”.

As atividades socioambientais.: Oficina de Plantio - As oficinas ensinam sobre o plantio de mudas de pequeno e médio porte, adequadas para o espaço urbano. Fortalecendo o tema do Ano da Biodiversidade, o público terá acesso a técnicas de plantio de diversas espécies arbóreas nativas (frutíferas e ornamentais) e semeadura de hortaliças. Também terão acesso a demonstrações de transformação dos materiais que fazem parte do dia a dia (folhas, restos de corte de grama, cinzas, casca de ovo, borra de café, etc.) em componentes da terra orgânica e de como fazer o transplante da muda de tubete para um recipiente maior. Haverá orientação quanto à rega, plantio definitivo, estaqueamento e adubações futuras.

Túnel dos sentidos - O túnel proporciona o resgate do ambiente da floresta, neste caso a mata atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, relevos, texturas, odores e sons reproduzirão o ambiente. Serão usadas exemplares de árvores, sementes, folhas secas, pedras, grama sintética, essências, pedras e folhas secas para dar autenticidade ao túnel.

Jogos - Conhecimento e curiosidades sobre espécies nativas e exóticas da Mata Atlântica e jogos interativos com diferentes temáticas sobre o meio ambiente. São eles: Jogo da Cidadania, Jogo da Água, Jogo da Memória, Jogo da Coleta Seletiva, Roda das sensações e Roda da Biodiversidade.

A Mata Atlântica é aqui - Painéis cenográficos e dinâmicos com abordagens sobre a Mata Atlântica com relação ao equilíbrio existente entre as espécies, o processo de desequilíbrio promovido a partir da intervenção da cadeia produtiva e sobre o uso responsável da água.

Os painéis utilizados serão: Painel do Clima, Painel da Mata Atlântica, Painel Quantidade de água no planeta, Painel Ciclo das Águas, Boas Práticas Começam em Casa – Uso Racional da Energia Elétrica, Monitoramento da água, Maquete socioambiental, entre outros.

Nesse tenda também haverá uma outra atividade realizada pelo projeto Mucky, uma ONG de Itu que atua na proteção dos sagüis endêmicos. As pessoas serão convidadas a entrarem dentro de uma gaiola por dois minutos para escutarem uma história. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a extinção dos sagüis.

Espaço Amigos da Mata- Atividades interativas sobre uso racional da água dentro de casa, consumo responsável – utilizando a técnica dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) e temas ligados a biodiversidade da Mata Atlântica.

A instalação Amigos da Mata representa alguns espaços do cotidiano – casa, escola, loja e rio – e foi pensada como atividade de educação ambiental que estimula a reflexão sobre hábitos sustentáveis e conhecimentos sobre a responsabilidade do cidadão e consumidor com o meio ambiente, em especial, com a biodiversidade da Mata Atlântica.

Trilha interpretativa- Percorrendo o Parque Ecológico de Indaiatuba o visitante presencia diversas espécies nativas da Mata Atlântica como Jequitibá rosa, Jequitibá branco, Ipê amarelo, Ipê Roxo, Aroeira Pimenteira, Jerivá, Jacarandá, Oiti e o Ingá. O Parque também contribui para a conservação do Córrego do Barnabé e seus bosques servem de abrigo e fonte de alimento para a fauna da região.

Projeto toyota “Trilhas da Natureza” - Principais atrações: Os Paralamas do Sucesso, Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion, Banda PB, Banda República du Som, Banda Clã, Teatro “Menina Carolina, em defesa do planeta”, Teatro “Amigos da Mata” e Oficinas Socioambientais

.[ No 26 de junho de 2010 (Sábado), das 9h às 22h30, no Parque Ecológico de Indaiatuba, Av. Fábio Roberto Barnabé, 709, Cidade: Indaiatuba (SP). Entrada Franca. *O local possui acesso para deficientes, banheiro químico, bombeiros, posto médico de apoio, ambulância e UTI Móvel. Criação e Realização: ML Marketing Social e Eventos].

Como chegar: De carro- Rodovia Castello Branco (SP 280) - Chegando à região de Sorocaba (Km 78) entre na Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75), mais conhecida como "Castelinho", no sentido de Campinas.

Rodovia Anhanguera (SP 330)- Ao chegar no Km 92, pegar o acesso a Rodovia Santos Dumont para Campinas/ Indaiatuba. Rodovia Marechal Rondon (SP 300) -Ao chegar à região de Itu, pegue a Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75), mais conhecida como "Castelinho", no sentido Indaiatuba/Campinas.

De ônibus: São Paulo - Terminal Rodoviário do Tietê - Durante o dia existem linhas de para Indaiatuba. Campinas- Ônibus metropolitano (circular) para Indaiatuba com linha a cada 40 minutos.

Perfil- A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. Sites: [www.toyota.co.jp | www.toyota.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira