Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2007 - 09:02

BCB E FIESP firmam parceria e assinam termo de cooperação para fomentar a participação das indústrias brasileiras no mercado de créditos de carbono

São Paulo – BCB - Brazilian Carbon Bureau e a – FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, assinaram no dia 04 de junho o termo de cooperação que visa orientar e coordenar, de forma técnica, as pequenas e médias indústrias associadas à Fiesp, que desejam desenvolver projetos de MDLs.

O Brasil tem um papel fundamental no âmbito do Protocolo de Kyoto que permite o estabelecimento do novo conceito de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, através do qual países com índices de poluição ambiental acima das permitidas pelo Protocolo, podem utilizar de Reduções Certificadas de Emissões, oriundas de países em desenvolvimento para atingirem as metas de redução definidas no Protocolo.

Dentro desse cenário, o MDL passa a ser uma ótima ferramenta para países em desenvolvimento na atuação de investimentos externos que viabilizem os projetos dentro dos padrões determinados pelo Protocolo. A forma definida para esta captação de recursos é a negociação de créditos de carbono.

Segundo Dr. Nelson Pereira do Reis, diretor titular do DMA – Dep. de Meio Ambiente da Fiesp, “no caso do Brasil, o potencial de projetos de MDL tem sido pouco aproveitado, há inúmeras empresas que estão interessadas em participar desse mercado com projetos, além de quererem contabilizar suas emissões e criar ações de neutralização de suas atividades e de mitigação, mas não dispõe das informações necessárias para isso, esse tipo de demanda é muito grande na Fiesp. Foi por essa razão que surgiu a idéia de uma parceria com o BCB, o qual irá esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao assunto”.

O BCB atua no mercado nacional de créditos de carbono como agente fomentador de oportunidades para novos negócios nesse setor. O papel principal do BCB nessa parceria é orientar as empresas filiadas a Fiesp em:

Identificar potenciais projetos de MDLs e propostas de parcerias com diversas entidades públicas e privadas para o seu desenvolvimento; Incentivar às ações para a neutralização de carbono; Orientar, coordenar a elaboração e o desenvolvimento desses projetos com a indicação de técnicos altamente capacitados e com empresas reconhecidas que atuam no setor através de prestação de serviços nas áreas de consultoria, engenharia, projetos, departamento jurídico e instituições financeiras para captação de recursos na implementação do projeto; Orientar às indústrias diante das perspectivas que podem obter no mercado de carbono global, indicando financiamentos para a compra dos créditos e a custódia de inventariado de emissões de GEE das indústrias.

Para o diretor executivo do BCB, Julio Tocalino Neto, “é uma parceria muito importante por fomentar os projetos de MDLs na indústria paulista, os quais, certamente, mostrarão reflexos na indústria nacional. O parque industrial paulista é muito forte e a partir da identificação desses projetos iremos inserir as pequenas e médias indústrias no contexto global do mercado de créditos de carbono. Entre as vantagens que este convênio apresenta é o da expansão da visibilidade das empresas, agregando novos projetos e fazendo com que o Brasil se destaque nesse mercado em nível internacional, e a sua contribuição em prol do meio ambiente”.

A principal missão do BCB é fazer da sustentabilidade um grande diferencial competitivo e gerar lucros com o mercado de créditos de carbono.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira