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06/07/2010 - 07:57

Sustentabilidade e consumo consciente a favor do meio ambiente

Especialistas reunidos na Vila do Aço, promovida pela Abeaço na Fispal Tecnologia, garantem que ações ligadas ao Meio Ambiente e educação podem fazer a diferença na hora da escolha de um produto.

“Uma empresa que não desenvolve ações sustentáveis começará, muito breve, a perder mercado”. Com essa frase, o diretor geral da GFK CR Brasil e professor do Núcleo de Pós-Graduação em Estudos da Embalagem da ESPM, Paulo Carramenha, resume como será o perfil do novo consumidor brasileiro, que, cada dia mais, começa a se inteirar do assunto e procurar, via mídia social online, informações e detalhes sobre ações responsáveis desenvolvidas pelas companhias das quais é cliente.

Conforme o professor, que ministrou palestra na Vila do Aço, promovida pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), na Fispal Tecnologia, em São Paulo, o assunto ganhou tanto destaque nos últimos tempos que determinados produtos começam a ganhar – ou perder – market share de acordo com as práticas educacionais e ambientais realizadas por seu fabricante. “As pessoas estão dispostas a até pagar mais caro por produtos que se preocupam com o Meio Ambiente”, afirma.

O economista e diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Paulo Pianez – também presente na Vila do Aço – acrescenta que, para muitas companhias, o respeito ao ambiente já demanda grande esforço e está intrinsecamente ligado ao seu business, desde o início do processo de produção até o pós-consumo, quando o cliente descarta a embalagem. “Em parceria com a Abeaço, o Carrefour disponibiliza estações de reciclagem justamente para destinar corretamente o produto pós-consumo. O hábito estimula a sustentabilidade”, garante.

Mas, de acordo com a diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Luciana Pellegrino, outra palestrante da Vila do Aço, a gama de embalagens disponíveis no mercado é enorme e, como o consumo está aquecido, é preciso entender o jeito correto de pensar em sustentabilidade. “Quando apontamos esse tema, falamos em eficiência. O ciclo de vida de uma embalagem envolve todos os players do negócio, da indústria e comércio até a sociedade e governo. Hoje, de uma forma generalizada, a população ainda conhece pouco sobre o assunto, mas o conhecimento aumentará com o esforço de todos”, completa Luciana.

Paulo Carramenha, da GFK CR Brasil, acrescenta que, diferentemente do que as pessoas pensam, a embalagem não é a vilã do Meio Ambiente. “O que vemos em lixões, nas ruas e espalhadas por aí são as embalagens descartadas incorretamente. Mas o que contamina não é a embalagem. É o lixo orgânico”, alerta o executivo.

Só que, antes de mais nada, conforme explica a especialista em Gestão de Qualidade e Segurança dos Alimentos, Juliane Dias, diretora da Flavor Food, é importante pensar na regulamentação das empresas desde a produção e envase até o consumo do alimento. “Temos normas que balizam a conduta das empresas no quesito segurança alimentar. São exatamente essas normas que garantem um consumo saudável em tempos de produção globalizada. O que diferencia uma empresa que segue as normas técnicas de uma que não segue é a credibilidade. As pessoas e a própria indústria de alimentos preferem produtos com boa reputação. Além disso, é preciso ser transparente na comunicação. Quanto mais informações forem dadas, melhor será o resultado final”, finaliza Juliane.

Vila do Aço - Esta é a primeira vez que as indústrias fabricantes de embalagens de aço se unem para demonstrar a força desse segmento, que movimentou R$ 4 bi em 2009, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa foi da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) em parceria com as empresas Aro, Brasilata, Cerviflan, CSN, Prada, Rimet, Metalgráfica Rojek e Silgan White Cap.

ABEAÇO - A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico a seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e com o governo.| www.abeaco.org.br | http://twitter.com/latadeaco

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