Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2010 - 07:20

Lorenzetti patrocina a mostra Arquitetura Brasileira – Viver na Floresta

Realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição apresenta o desenvolvimento histórico da arquitetura nacional ao longo de 50 anos.

A Lorenzetti, empresa líder no segmento de duchas e chuveiros elétricos e de destaque nos segmentos de metais sanitários, aquecedores de água a gás, filtros e purificadores, é patrocinadora da Mostra Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta. A exposição, de curadoria do arquiteto Abílio Braga, é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake, visando apresentar de forma didática as transformações pelas quais a arquitetura nacional passou entre as décadas de 1930 e 1980, período de expansão criativa no setor. A mostra possui entrada gratuita e ocorrerá até o dia 01 de agosto.

Iniciada em 14 de junho, a Mostra Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta, que se encontra na primeira edição de uma série que acontecerá anualmente, conta com vídeos-documentários com imagens da construção de projetos, cortes e plantas de projetos significativos, animações gráficas, maquetes e desenhos originais, destacando 24 projetos e registrando outros 60, todos criados entre os anos de 1930 e 1980. A iniciativa visa, sobretudo, traçar um panorama sobre o histórico da arquitetura dos estabelecimentos no Brasil.

Diferenciada por ser curatorial e coletiva, a mostra revela, em sintonia com a proposta e ética modernista, o entorno natural das obras, a criação de espaços internos e as aparentes sombras que as construções elevadas desenham no solo. “Hoje, olhando retroativamente, é possível colecionar bairros, parques, praças, escolas, equipamentos culturais e de infraestrutura, residências unifamiliares, fábricas, templos religiosos e diversos outros programas que estão contaminados do mesmo propósito de relacionar harmoniosamente artefato arquitetônico e paisagem natural”, explica o curador Abílio Braga.

A mostra destaca alguns projetos, considerados grandes exemplos da invenção brasileira, como a Vila Serra do Navio, de Oswaldo Bratke, o conjunto residencial de Pedregulho, de Affonso Eduardo Reidy, o conjunto residencial para operários da CBMM em Araxá, do escritório Rino Levi, o Parque Guinle e a Superquadra de Brasília, ambos de Lúcio Costa.

“Para a Lorenzetti, o investimento em cultura é de extrema importância, ainda mais sobre a história da arquitetura, um assunto peculiar que envolve transformações políticas, conscientizações ambientais e reflete traços sociais”, afirma Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

Mostra Arquitetura Brasileira - Viver na Floresta, de 14 de junho a 01 de agosto de 2010, terça a domingo, das 11h às 20h. Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés).Entrada gratuita.

Lorenzetti - Há mais de 85 anos no mercado, a Lorenzetti, além de pioneira e líder na fabricação de duchas e chuveiros elétricos, tem se destacado por colocar à disposição dos clientes o que há de melhor em metais sanitários, aquecedores a gás, filtros e purificadores de água e capacitores. Com três fábricas em São Paulo e distribuição nacional, o objetivo da empresa é oferecer para todas as classes sociais produtos modernos e de qualidade, desenvolvidos com a mais alta tecnologia. Para atender às classes mais populares, a Lorenzetti lança a “Fortti”, marca de plásticos sanitários, composta por diversas linhas de produtos que garantem preço acessível e durabilidade. Mais informações sobre as linhas de produtos da Lorenzetti e da Fortti nos sites www.lorenzetti.com.br e www.fortti.ind.br

Perfil- O Instituto Tomie Ohtake é uma entidade sem fins lucrativos, inaugurado em novembro de 2001, que se dedica às artes, design e arquitetura, preferencialmente a partir dos anos 50, coincidindo com o período de maior criação da artista que lhe dá o nome. | www.institutotomieohtake.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira